Technology Blogs by SAP
Learn how to extend and personalize SAP applications. Follow the SAP technology blog for insights into SAP BTP, ABAP, SAP Analytics Cloud, SAP HANA, and more.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
ronildo
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert
(english version)

Voltada exclusivamente para parceiros SME brasileiros, esta edição do Hack2Build foi realizada em português de 19 a 23 de junho, em uma experiência híbrida para as apresentações presenciais e online. Os participantes puderam alavancar sua experiência prévia com ferramentas de visualização de dados e explorar as capacidades do SAP Analytics Cloud (SAC). Em apenas uma semana, eles puderam desenvolver belos dashboards com KPIs perspicazes e intuitivos, e também explorar alguns dos recursos preditivos e analíticos com gráficos mais complexos.

A iniciativa Hack2Build da SAP é uma iniciativa de prototipagem rápida para impulsionar a inspiração em estágio inicial, exploração de casos de uso e adoção de tecnologia para parceiros da SAP. Nesta experiência, os parceiros validam suas ideias, recebem orientação e suporte durante a construção do protótipo e adquirem experiência prática com as tecnologias SAP. Após o hackathon, eles também exploram como empacotar a solução e se preparar para ida ao mercado e comercialização.

Jean Geus, Channel Sales Manager for SME Brazil, idealizou a promoção desta iniciativa global da SAP para o Ecossistema SME no Brasil, com o objetivo de fomentar a adoção de SAP Analytics Cloud entre os parceiros, o que se mostrou uma proposta bem aderente e de rápida adoção no ecossistema.

 

As Empresas Participantes



Hack2Build: Create Analytics Scenarios and Applications with SAP Analytics Cloud - Brazil – Junho/2023 - Participantes


Ficamos felizes em receber nove empresas parceiras SAP com mais de 60 pessoas nesta edição do Hack2Build. Os participantes foram: b2finance, Grupo Inovage, Invent Software, Lago Consultoria, Liberali, ManyMinds, Ramo, Seidor e Uppertools.

Descobrindo e identificando as possibilidades do SAP Analytics Cloud, os participantes criaram protótipos de casos de uso para uma variedade de indústrias, desde o varejo até a manufatura. Todos eles construíram Dashboards intuitivos para a gestão da empresa com base em necessidades reais de clientes. E eles foram além, conforme o tempo permitiu, para descobrir os recursos avançados, como Cenários Preditivos, Smart Insights, Previsão de Séries Cronológicas e mais. Mesmo os participantes que nunca tinham usado o SAC antes ficaram impressionados com o quão intuitivo é trabalhar neste sistema.

Tudo isso foi possível devido às apresentações inspiradoras nas sessões executivas e à rápida capacitação nas sessões de especialistas durante o Kick-off. De um lado, o amplo escopo foi apresentado de maneira geral, expandindo o horizonte de possibilidades, e por outro lado, os primeiros passos e funcionalidades básicas foram mostrados para tornar os participantes capazes de mergulhar diretamente no SAC e iniciar seus trabalhos.

Ao longo de alguns dias e com o apoio de especialistas da SAP, os parceiros estavam prontos para o Demo Jam, onde apresentam seus casos de uso e protótipos para o público e jurados.

O Demo Jam foi um evento híbrido, e parte do público assistiu ao evento online, enquanto outros participaram presencialmente, na recém-inaugurada Exed AppHaus São Paulo, membro da SAP AppHaus Network.

Demo Jam e o Painel de Jurados


Os participantes chegaram à final do Demo Jam e apresentaram suas soluções inovadoras e inspiradoras. Com apenas 10 minutos para apresentar o Caso de Negócios e o protótipo funcional, eles tiveram uma manhã intensa com o objetivo de impressionar o Júri e responder às suas perguntas.

O Painel de Jurados ofereceu aos parceiros uma perspectiva diversificada e foi composto por três Executivos Seniors da SAP:


Painel de Jurados


Os jurados ficaram impressionados com as apresentações, dadas as limitações de tão pouco tempo e a alta qualidade dos protótipos dos parceiros. Eles também tiveram a oportunidade de fornecer insights e feedback para cada parceiro.

Os Vencedores


Vendedor: Ramo


A Ramo desenvolveu um conjunto de funcionalidades como parte do Ramo Boss, uma solução voltada para executivos de alto nível que acelera e simula resultados para o planejamento de previsões. A solução exibe KPIs que são relevantes para o negócio e também é acessível em dispositivos móveis. Ela também tem diferentes relatórios para análise financeira: Vendas, a receber (clientes), a pagar (fornecedores), Orçamento e Despesas por Departamento, etc.




 

Segundo colocado: Invent Software


A Invent Software criou o Tax Analytics, um Painel de Gestão Fiscal. É um painel funcional e amplo, que exibe análises para todos os impostos brasileiros: ICMS, IPI, PIS e COFINS, IRPJ e CSLL, e Lucratividade. Foi baseado em uma necessidade real dos clientes.


 

Terceiro colocado: Uppertools


A Uppertools apresentou o BR One Analytics MES, para Manufatura Inteligente. É um relatório inteligente que monitora equipamentos produtivos, dados referentes ao consumo de quantidade de materiais e tempo produtivo usado em cada Ordem de Produção.



 

A Voz dos Vencedores (áudio em português - legendas disponíveis em inglês)






 

Além de um Hackathon


Como o objetivo do evento Hack2Build é ajudar nossos parceiros a construir suas soluções, a transição para a próxima fase de CONSTRUÇÃO é crucial para que os parceiros alcancem resultados bem-sucedidos com suas inovações. A maioria dos parceiros planeja continuar com seu desenvolvimento e trazer suas soluções para os clientes o mais rápido possível.

Reconhecimentos


Gostaríamos de agradecer a todas as equipes finalistas, sem ordem específica, e aos casos de uso que eles prototiparam durante este Hack2Build:

  • b2finance: b2analytics – análise de balanços contábeis e comparação de métricas-chave com benchmarks no mesmo segmento de mercado;

  • Inovage: ATOMO – gestão inteligente para atingir atendimento total de demandas comerciais, monitorando os níveis de estoque;

  • Lago Consultoria: B1Plus – indicadores de gestão de produção para eficiência operacional;

  • Liberali: B1ACM – análise cruzada de contratos com o valor atual do mercado de commodities, oferecendo análise de exposição e cobertura;

  • ManyMinds: Many Food – análise preditiva e planejamento para prever tendências de consumo em restaurantes; e

  • Seidor: Retail Analytics – análises gráficas dinâmicas e interativas para a indústria de varejo baseadas em dados históricos.


Para premiar os excelentes resultados de trabalho apresentados, todas as equipes parceiras participantes receberão distintivos digitais da Credly.com pela SAP.

 


Demo Jam presencial na Exed AppHaus Sao Paulo


 


Virtual selfie online


 


Virtual selfie presencial


 

Também gostaríamos de agradecer a todas as equipes e colegas da SAP pelo seu compromisso apaixonado e incansável e pelo tremendo apoio que ofereceram, o que tornou este evento possível! Parabéns e agradecimentos especiais para:

  • Carolina Bastos, Carolina Spinola, João Cavalcanti and Rudi Held pelo apoio executivo e patrocínio do evento;

  • Emanuela Lazo, Katia Marc and Vagner Betarelli pelas apresentações;

  • Jean Geus pelo entusiasmo e impulso de promover a iniciativa Hack2Build em benefício do Ecossistema SME;

  • Giovanna Saya e Andrea Castilho pelo engajamento dos parceiros;

  • Alessandro Biagi, Cesare Calabria e Amine Mabrouk pelo suporte técnico durante todo o evento; e

  • Todos os colegas do SAP Partner Ecosystem Success e SAP Co-Innovation Lab por ajudar e apoiar este evento.


Obrigado pelo seu excelente apoio durante todas as fases do Hack2Build. Não poderíamos ter feito isso sem sua liderança, especialização e dedicação ao sucesso da SAP e de nosso Ecossistema.

 

SAP Hack2Build LAC Team

Autores: Ronildo Santos e Lucas Rigo