Financial Management Blogs by SAP
Get financial management insights from blog posts by SAP experts. Find and share tips on how to increase efficiency, reduce risk, and optimize working capital.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Romenique
Employee
Employee


Olá pessoal,

Neste post vamos compartilhar com vocês as melhorias que foram feitas no programa de pré-processamento do REINF.

BAdI /TMF/BADI_REINF_PRE_PROC com novos parâmetros de importação.


Devido à complexidade dos cenários do EFD-Reinf da série R-4000, estendemos os parâmetros do método MODIFY_LANC_REND_PAG_RETENCOES na BAdI /TMF/BADI_REINF_PRE_PROC para os clientes. A ideia é fornecer informações adicionais que possam auxiliar os clientes em suas implementações no preenchimento da tabela shadow.

Os novos parâmetros disponibilizados são:

  • IT_R_NATREND onde são encontrados os dados da natureza do rendimento que constam na /TMF/D_LCTORENRT.

  • IT_LANCAMENTO_CONTABIL onde serão encontrados os dados dos lançamentos contábeis como o código do item, data de compensação entre outros.

  • IT_PURCHASE_DOCUMENT onde serão encontrados os dados dos documentos de compra como número do pedido, número do item e conta contábil.

  • IT_PARTICIPANTE onde serão encontrados os dados dos participantes como o CNPJ, CPF, entre outros.

  • IT_NF_ITEM onde serão encontrados os dados dos itens da nota fiscal como o NBS, NCM da nota fiscal entre outros.

  • IT_REND_PAG_RETENCOES onde serão encontrados os dados dos pagamentos de renda com retenções como os valores dos impostos, base dos impostos entre outros.


Desconsiderar documentos estornados no pré-processamento.


Para melhoria no processo de pré-processamento, não serão selecionados os documentos que foram estornados. Para verificar se o documento foi estornado ativamos a chave de referência no programa de pré-processamento, separamos essa informações em duas: documento e ano. Com o documento e o ano, acessamos a tabela de cabeçalho do documento de fatura recebida onde selecionamos o campo número do documento de estorno. Caso o campo esteja preenchido, o documento foi estornado e o documento contábil deve ser desconsiderado no programa de pré-processamento.

Nota: Observar que caso o documento seja de período distinto (entrada pela MIRO em um mês e estorno do documento em período posterior) será procedimento do usuário retificar os dados do período anterior caso já tenha reportado a EFD-REINF para aquele período.

 

Desconsiderar documentos SEM valor base no Pré-processamento.


Para melhoria no processo de pré-processamento serão retirados também os documentos sem valor base. Na configuração da determinação da natureza do rendimento, além dos dados de material/serviço, incluímos a opção de código de fornecedor e, durante a execução do pré-processamento, consideraremos somente os documentos onde os Materiais/Serviços e Fornecedores estiverem preenchidos.

Exemplo do cenário:






































Documento Data de contabilização da fatura Tem base de IR em momento de fatura? Tem base de PP/PASEP e/ou COFINS e/ou CSLL em momento de fatura? Data de compensação do documento
5100000849 17/10/2023 SIM NÃO 08/11/2023
5100000878 17/10/2023 NÃO NÃO 07/11/2023
5100000889 18/10/2023 NÃO SIM 09/11/2023
5100000902 20/10/2023 SIM SIM 10/11/2023

Com a nova lógica teremos as seguintes situações para os documentos acima:

































Documento Data do fato gerador Observação
5100000849 17/10/2023 Para esse documento, como não existe qualquer imposto retido em momento de fatura, no dia 08/11/2023 não teremos dado para ser gerado.
5100000878 Não aplicável Uma vez que o documento não tem nenhuma base de imposto preenchida não será gerado dado no pré-processamento.
5100000889 09/11/2023 Como para esse documento o IR não tem base e somente temos base para os impostos retidos configurados em momento de pagamento, somente no período de novembro será gerado dado da EFD-REINF.
5100000902 18/10/2023 Para esse documento como temos imposto retido em momento de fatura então será reportado dados na EFD-REINF para o documento no período de outubro.
5100000902 20/10/2023 Para esse documento como temos imposto retido em momento de pagamento, então será reportado dados na EFD-REINF para o documento no período de novembro.

Nota: Observar que caso seja necessário reportar um documento com apenas o <vlrBruto> deverá usar de algum artefato para criar a entrada na /TMF/D_LCTORENRT, uma vez que o documento não será mais considerado no pré-processamento.

Determinar Natureza do Rendimento por Mestre de Serviço e Código de Material


Para determinar a natureza do rendimento dos documentos que são processados no programa de pré-processamento, passamos a obter o código do item destes documentos, que pode originar tanto da nota fiscal quanto do lançamento contábil. Priorizamos obter o código do item através da nota fiscal utilizando chave de referência. Caso não seja possível obter o código do item pela nota fiscal, realizamos então a busca no lançamento contábil que já contém o código do item disponível. Tendo o código do item, em tempo de processamento, passamos a utilizá-lo nas regras e combinações para o preenchimento da natureza do rendimento e também da observação da natureza do rendimento. A regra é feita a partir do cruzamento dos dados da tabela de customização /TMF/D_R_NATREND (Natureza do Rendimento) e os dados do lançamento contábil utilizando os campos EMPRESA (Código da Empresa), COD_PART (Código do Fornecedor/Cliente), TIPO_DOC (Tipo do Documento), COD_ITEM (Código do Item) e COD_CTA_DESP (Contas de Despesa) incluindo as contas encontradas no Pedido de Compra. São tratadas as seguintes prioridades na busca para determinação dos campos Natureza do Rendimento e Observação da Natureza de Rendimento, sendo elas:

 

  • Regra de Prioridade 1: Selecionamos os campos NAT_REND e NAT_REND_OBS da tabela /TMF/D_R_NATREND comparando os campos EMPRESA, COD_PART e COD_ITEM (com TIPO_DOC e COD_CTA_DESP em branco).

  • Regra de Prioridade 2: Caso não seja possível identificar a natureza do rendimento e a observação da natureza do rendimento pela regra de prioridade 1. Selecionamos então os campos NAT_REND e NAT_REND_OBS da tabela /TMF/D_R_NATREND comparando os campos EMPRESA, TIPO_DOC e COD_ITEM, com TIPO_DOC, COD_PART e COD_CTA_DESP em branco.

  • Regra de Prioridade 3: Caso não seja possível identificar a natureza do rendimento e a observação da natureza do rendimento pelas regras de prioridade 1 e 2. Selecionamos então os campos NAT_REND e NAT_REND_OBS da tabela /TMF/D_R_NATREND comparando os campos EMPRESA, TIPO_DOC, COD_PART e COD_PART_DESP, com COD_ITEM em branco.

  • Regra de Prioridade 4: Caso não seja possível identificar a natureza do rendimento e a observação da natureza do rendimento pelas regras de prioridade 1, 2 e 3. Selecionamos então os campos NAT_REND e NAT_REND_OBS da tabela /TMF/D_R_NATREND comparando os campos EMPRESA, TIPO_DOC e COD_PART_DESP, com COD_PART e COD_ITEM em branco.


Nota: Observar que no documento até seria possível ter mais de uma linha com o mesmo COD_ITEM ou, poderia ter dois COD_ITEM distintos desde que os mesmos tenham a mesma natureza do rendimento e o mesmo texto de observação. Maiores detalhes dos cenários atendidos por essa melhoria podem ser encontrados nos comentários do customer influence https://influence.sap.com/sap/ino/#/idea/305466

As melhorias citadas foram disponibilizadas através da nota 3382684 - [TDF SP18] Note 006: EFD-Reinf - Preprocessing - Adjustments to Accounting Document, Incom...

Gostaríamos muito de saber o seu feedback. Deixe seu comentário abaixo caso tenha alguma dúvida ou sugestão para um próximo post. E não esqueça de seguir a tag SAP Tax Declaration Framework for Brazil aqui na SAP Community para ficar ligado nas últimas notícias sobre o Tax Declaration Framework (TDF).

Além dos comentários, você pode entrar em contato conosco através da plataforma Customer Influence. Lá você pode propor ideias para melhorar o nosso produto, votar em outras ideias já lançadas e acompanhar ideias em implementação.

Até a próxima!

Time de desenvolvimento do TDF

#SAPGoGlobal #SAPLocalization

If you’d prefer to read this blog in English, go here (REINF Preprocessing Program Adjustments | SAP Blogs).

Se você gostaria de ler esse blog em inglês, clique aqui (REINF Preprocessing Program Adjustments | SAP Blogs).