Enterprise Resource Planning Blogs by SAP
Get insights and updates about cloud ERP and RISE with SAP, SAP S/4HANA and SAP S/4HANA Cloud, and more enterprise management capabilities with SAP blog posts.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
leandrodavila
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert


Bem-vindos ao nosso blog post mensal!

Outubro de 2023 foi um mês de muito trabalho aqui na SAP. Estamos felizes em compartilhar com você as últimas entregas e atualizações que reforçam o nosso compromisso contínuo em fornecer as melhores soluções para nossos clientes.

Durante o mês passado, nossa equipe trabalhou para aprimorar ainda mais nossa solução e oferecer recursos que atendam às necessidades das empresas. Dentre essas entregas, destacamos a primeira liberação em relação ao FGTS Digital. Veja na SAP Note 3384448 – FGTS Digital: New informative basis wage types as novas rubricas informativas criadas para acelerar o processo de conferência de valores na nova plataforma.

Outra entrega importante foi a possibilidade de customizar se a empresa é aplicável para o recolhimento do PIS sobre a folha de pagamentos. Conforme a Instrução Normativa RFB Nº 2162/2023, o recolhimento desse tributo será via eSocial/DCTFWeb a partir de Janeiro de 2024. Veja a SAP Note 3381095 - eSocial - S-1000 - pisCofins information os detalhes sobre essa nova opção.

Mas as novidades não param por aí! Novembro chegou e traz consigo uma mudança importante no cenário do eSocial. Este é o mês em que o novo layout do eSocial (S-1.2) entra em produção. Essa atualização irá requerer uma série de novas informações, necessárias para a substituição da DIRF, planejada para 2025.

Estamos comprometidos em garantir que nossos clientes tenham uma transição suave para o novo layout do eSocial. Nossa equipe de especialistas está trabalhando em colaboração com os nossos clientes e parceiros para fornecer o suporte técnico apropriado durante todo o processo.

Para maiores detalhes de cada uma das funcionalidades e correções liberadas, verifique os detalhes na lista completa de entregas disponibilizada na SAP Note 3293959 - eSocial - Overview – 2023.

A seguir você encontra os blog posts publicados pelo nosso time durante o mês de Outubro de 2023 e também as principais publicações do Governo dentro do nosso contexto de folha de pagamentos.

Blog posts publicados:

 

Principais Publicações do Governo:

Em Outubro 6, 2023 foi publicada a Instrução Normativa RFB Nº 2162/2023 que, entre outras alterações, definiu que o recolhimento PIS/Pasep sobre a folha de pagamentos será via eSocial/DCTFWeb a partir de Janeiro de 2024.

Em Outubro 18, 2023 foram publicadas duas notas orientativas do eSocial com os detalhes sobre a atualização do manual de orientação (MOS) para as versões S-1.1 e S-1.2.

Por fim, em Outubro 30, 2023, foi publicada notícia sobre como gerar as guias rápida e parametrizada na plataforma do FGTS Digital.

Lembramos que as alterações legais que impactam a localização de folha de pagamento para  Brasil sempre são disponibilizadas no Announcement of Legal Change App. Você localiza facilmente esse planejamento filtrando pelos seguintes campos:

  • Component igual a “PY-BR”

  • Country/Region igual a “Brazil”


Gostou desse post? Dê um Like e compartilhe o conteúdo com seus colegas.

Fiquem à vontade para deixar um feedback, comentário ou pergunta sobre este Blog post no espaço abaixo. E não esqueçam de seguir a tag HCM Payroll Brazil na SAP Community para ficarem ligados nas últimas notícias.

Um abraço,

Leandro D’Avila