Entre os dias 27 e 31 de janeiro 9 clientes da SAP tiveram a oportunidade de realizar os testes do novo layout da NF-e (v3.10) no SAP Labs em São Leopoldo. O evento foi organizado pelo Globalization Services e a iniciativa tem como objetivo não somente aproximar os clientes da SAP mas garantir uma entrega com mais qualidade.

O evento teve inicio com o anuncio de uma mudança feita recentemente quanto ao desenvolvimento da localização Brasil para o ECC, que passou a ser feito pelo time do SAP Labs em São Leopoldo; em seguida foi apresentado as mudanças em relação ao novo layout e os impactos nas soluções SAP. E, por fim, foi apresentado como seriam realizados os testes. Em seguida foi dada a largada! rsrsrsrs

O time de desenvolvimento preparou diversos cenarios e scripts de teste detalhando passo a passo como executar os mesmos. Todos tiveram a oportunidade de testar os seus cenarios bem como implementar suas badi bem como fazer o uso da BAdI NOVA (que vou falar sobre o assunto em outra oportunidade… rsrsrs).

O grupo ainda pode conversar com o Product Owner do SAP NF-e, bem como assistir uma apresentação do time de suporte e do time de usabilidade.

Com certeza foi uma experiência muito rica pra todos que estiveram presentes e uma oportunidade ímpar de conhecer e conversar com o time de desenvolvimento e suporte para localização!

Parabéns a SAP pela iniciativa e a todos que organizaram o evento!

* para saber mais sobre as alterações…Liberação do SP16 – Layout NF-e 3.10 e SVC

2014-01-28 09.33.49.jpg

2014-01-31 14.06.35.jpg

To report this post you need to login first.

14 Comments

You must be Logged on to comment or reply to a post.

    1. Eduardo Chagas Post author

      Oi Eduardo

      O legal dessa atualização é que ela permite as empresas manter o processo atual e migrarem para no novo layout quando for conveniente/seguro. O impacto maior mesmo será para quem neste momento tem automação e não migrar. Caso receba nf-es da versão 3.10 não será possível carregar no sap nf-e.

      Outra alteração que achei legal foi o formato do monitor de saída que agora é bem parecido com o monitor de entrada.

      As impressões foram muito boas pois foi possível esclarecer dúvidas e eliminar preocupações sobre o que mudava e os impactos.

      O que gerou discussão foi somente uma nova badi que já foi entregue (se não me engano no EHP7 do ECC 6.0) para passar os dados do ECC para o SAP NFe. Mas vou discutir em outro momento.

      Abraço

      Eduardo Chagas

      (0) 
      1. Eduardo Hartmann

        Realmente me parece que ficou bom… estou num projeto de migração para o SAP NF-e 10.0 (saindo de um “não-GRC”), estamos para começar os testes integrados…

        Vou levar essa questão do SP16 para conversarmos, vai que já entramos com ele? 🙂

        Obrigado pelas informações, muito úteis.

        Abraço,

        Eduardo Hartmann

        (0) 
    2. Bernardo Tavares Braga

      Bom dia.

      Achei uma excelente iniciativa. Espero que possamos repetir no futuro.

      Em relação ao PI/GRC NF-e, para quem já configurou a entrada não tem mistério.

      Serão novas interfaces em novo namespace (semelhante a como foi a migração de 1.10 para 2.00).

      Os monitores de saída estão entrando no “padrão” dos monitores de entrada e teremos novos monitores para todas as funcionalidades.

      Acredito que o maior impacto da versão 3.10 será na utilização dos monitores, pois muda os ícones e seus significados (será como são os monitores de entrada) e também a forma de analisar os problemas (via histórico).

      A criação de novos JOBs, programas e funções irá facilitar muito a implantação, além de eliminar/reduzir o risco de impacto na versão 2.00.

      Só senti falta de um programa semelhante ao /XNFE/UPDATE_ERP_STATUS_DIAL para versão 3.10. Encaminhei esta observação ao owner do GRC. Vamos ver.

      At.,

      Bernardo Braga

      (0) 
        1. Bernardo Tavares Braga

          Sim.

          Pode ocorrer do GRC/PI enviar a atualização para o ECC e o mesmo receber com sucesso porém dar algum erro durante o processamento e não finalizar corretamente. O GRC não irá receber nenhum erro.

          Deste modo, no GRC não é possível reenviar a nota ao ECC via “Erro atualização status ERP”.

          O programa /XNFE/UPDATE_ERP_STATUS_DIAL resolve perfeitamente este problema.

          At.,

          Bernardo Braga

          (0) 
            1. Bernardo Tavares Braga

              Rodar via monitor novo sem ter erro de entrega no lado do GRC?

              A funcionalidade que estou falando é principalmente aquela do /XNFE/UPDATE_ERP_STATUS_DIAL com flag “Não verificar erro atualiz.ERP” que permite o reenvio sem erro no lado do GRC.

              At.,

              Bernardo Braga

              (0) 
              1. Eduardo Chagas Post author

                O Frank te respondeu? Pergunto porque do que eu entendi neste caso.. foram criadas novas funções pra comunicação com o ERP e o status de erro deve retornar para o SAP NF-e (por exemplo no caso do registro estar bloqueado),  logo você pode atualizar/reenviar o status manualmente pelo monitor no SAP NF-e ou via /XNFE/NFE_CONTINUE_PROCESS

                (0) 
                1. Bernardo Tavares Braga

                  Respondeu ainda não.


                  Sim. O status de erro “deveria” retornar para o SAP NF-e (GRC).

                  Se retornar, ótimo. Será possível reenviar, como é hoje.


                  O problema é quando não retorna (ex: tratamento Z durante o retorno no SAP ECC) e que hoje só é possível reenviar via /XNFE/UPDATE_ERP_STATUS_DIAL.

                  At..,

                  Bernardo Braga

                  (0) 
  1. Karen Rodrigues

    Muito bacana Eduardo, ótima iniciativa da SAP convidar os clientes para participarem dos testes da NF-e no layout 3.10…. eu realmente lamentei muito não poder participar.

    Parabéns a todos envolvidos!!!

    Karen Rodrigues

    (0) 

Leave a Reply