Application Development Blog Posts
Learn and share on deeper, cross technology development topics such as integration and connectivity, automation, cloud extensibility, developing at scale, and security.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
raquel_pereiradacunha
Active Contributor


Este blog é a versão em Português do blog que publiquei no espaço de Design Thinking with SAP aqui no SCN. Achei que seria interessante compartilhar com a comunidade em Português, já que o projeto que descrevo aqui aconteceu no Brasil.

 

Apenas uma semana antes de ir para o SAP Teched 2013 Amsterdam, eu tive o prazer de ser uma júnior Design Thinking coach em um workshop com os alunos da Universidade de São Paulo, em São Carlos, Brasil. Em uma das minhas duas sessões do tipo Expert Networking Session em Amsterdam, eu tive a chance de falar sobre esta experiência. Tudo começou há alguns meses, quando a heike.vangeelcompartilhou comigo este link do SCN sobre um projeto sem fins lucrativos que deveria acontecer no Brasil e que estava em busca de parceiros. Quando eu vi a descrição do projeto, eu imediatamente entrei em contato com o grupo organizador para descobrir como eu poderia ajudar. E eu fiz isso por algumas razões: primeiro, porque veio da Heike e ela é a minha DT mentor. Tudo o que vem dela é muito interessante e muda minha vida. Em segundo lugar, o projeto aconteceria na cidade e na Universidade onde me formei, e de onde a maioria dos meus amigos atuais vêm (incluindo o meu marido). Muitos sentimentos e memórias voltaram à mente. Eu não vou lá muitas vezes como eu costumava fazer nos primeiros anos depois que me formei, e eu ainda tenho amigos que vivem lá, por isso seria uma grande oportunidade de revê-los. Como eu conheço a cidade, o Campus e algumas pessoas que vivem lá, pensei que eu poderia com certeza ajudá-los de alguma forma. Outra razão foi que eu estava indo para ajudar a explicar Design Thinking a estudantes altamente qualificados que podem usar isso mais tarde no seu dia-a-dia, mudar sua maneira de pensar antes de chegarem ao mercado de trabalho, e ajudá-los a começar a sua vida profissional mais bem preparados do que eu estava. Essa razão foi muito forte para mim. E por último, mas não menos importante, eu estava indo para aprender a ser uma coach de Design Thinking, depois de ter um workshop com a Heike no SAP Teched Madrid 2011 e de ter feito dois treinamentos. Uma preparação especial para poder estar entre os coaches de DT no SAP InnoJam exatamente na semana seguinte.





A primeira coisa que fiz foi abrir o site http://www.designthinkinginbrazil.com em busca de mais informações. Este link mostra agora informações sobre o workshop de um fim de semana em que eu participei e vou explicar neste e no próximo blog, mas naquele momento a informação do site era a mesma descrita no doc do SCN criado pela Heike: a ideia do projeto era de um programa de Design Thinking de 6 semanas para estudantes, de 18 de outubro até 30 de novembro. Eles precisavam de parceiros (patrocinadores) para dar aos alunos problemas reais ou desafios que eles desenvolveriam durante as 6 semanas. Os parceiros então receberiam ao final do programa pelo menos duas soluções inovadoras, criativas e detalhadamente desenvolvidas para o problema ou desafio, já que dois grupos trabalhariam em cada desafio. Mais detalhes podem ser encontrados no link do SCN que foi mencionado no início.

O patrocínio também seria importante para trazer coaches experientes da Alemanha para São Carlos. Eles precisavam de ajuda para as despesas, lugar para ficar, etc. Então, depois de verificar o site, eu mandei um e-mail para eles perguntando como eu poderia ajudar e explicando as minhas razões, e eu recebi uma mensagem muito gentil e positiva de volta. Eles estavam muito felizes por eu estar interessada em ajudá-los, e depois de me explicarem alguns detalhes eu comecei a fazer a minha parte. Enviei e-mails para os meus clientes e amigos com o folder do projeto e expliquei os benefícios de participar , e também pedi informações sobre hotéis baratos ou apartamentos onde os coaches poderiam permanecer por 6 semanas. Recebi feedbacks muito positivos de todas as empresas. Uma das empresas muito rapidamente quis saber como ajudar, quanto pagar etc, então eu dei o contato da equipe do projeto. O grande problema foi que tudo aconteceu em um prazo muito curto, e as coisas no Brasil são um pouco burocráticas( hehe...). Então, no final, tivemos empresas interessadas em participar, mas não tivemos o tempo necessário para fazer as coisas acontecerem antes da data em que o workshop deveria acontecer.

A equipe do projeto tomou a decisão de adiar o programa, mas um dos membros da equipe, Ljubow Chaikevitch, Design Thinker certificada pela Escola de Design Thinking do Hasso PIattner Institute (HPI School of Design Thinking), a menina super gentil e simpática que estava em contato comigo desde o início, me disse que ela estava vindo ao Brasil de qualquer maneira de férias, e para visitar seus amigos que vivem aqui, e que essa seria uma grande oportunidade para ela saber mais sobre o país, sobre a USP e para encontrar pessoalmente os possíveis parceiros. E para me conhecer :cool: . Ela realmente queria fazer algo acontecer este ano e estar mais preparada para fazer o grande programa no próximo ano.

E então ela veio para São Paulo. Eu gostei dela imediatamente. Saí para almoçar com ela e passamos quase a tarde inteira conversando e discutindo como fazer este projeto acontecer. Ela queria ter pelo menos um pequeno workshop, algo como 3 dias, mas ela precisava de voluntários para ajudá-la como coaches. No dia seguinte fomos juntas a uma escola de Design Thinking para visitá-la. Tivemos uma boa conversa com o proprietário, que também é um ex-aluno da HPI D-School. Ela também foi ao Campus da USP em São Paulo e descobriu que Design Thinking provavelmente vai fazer parte da grade de disciplinas lá muito em breve. Se não me engano, houve um workshop de DT lá alguns dias antes .

Após estes 2 dias juntas, ela finalmente foi para São Carlos. Ela passou duas semanas lá trabalhando no laboratório NUMA - Núcleo de Manufatura Avançada, uma organização virtual muito bem reconhecida que agrega atualmente alguns grupos de pesquisa do Departamento de Engenharia de Produção (SEP) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP). O NUMA é ainda a sede do Instituto Fábrica do Milênio (IFM), uma rede de institutos na área de manufatura no Brasil. O
NUMA foi premiado com o Prêmio de Parcerias Acadêmicas da SAP Américas com o projeto "Integrated Production and Supply Chain Management" - IPROS . 27/01/2000 .


Fonte sobre NUMA: http://www.numa.org.br/historico.htm

Ela trabalhou tanto e com tanta vontade, com a ajuda do Professor Henrique Rozenfeld e alguns alunos que também queriam fazer algo acontecer, especialmente o  estudante Victor Macul, que finalmente o workshop aconteceu. Durante estas duas semanas, eles encontraram dois coaches voluntários (eu era uma e o outro era um Design Thinker alemão também certificado pelo HPI que vive no Brasil), 2 patrocinadores para materiais (3M do Brasil deu todos os Post-its e Faber-Castell deu os materiais como canetinhas coloridas e lápis de cor, massa de modelar, fitas, tesouras, etc ) e mais de 40 alunos se inscreveram interessados em participar. Nota: o workshop ia acontecer em um fim de semana antes de um feriado, e a maioria dos alunos costuma viajar de volta para casa quando eles têm 3 dias de folga assim, então mais de 40 foi uma agradável surpresa. Depois de algumas entrevistas (os alunos tinham que ser fluentes em Inglês porque o workshop seria realizado em Inglês) eles selecionaram 15 alunos divididos em 3 grupos para os 3 coaches. Em cada grupo havia pelo menos uma pessoa de outro país (USP tem muitos estudantes estrangeiros ). A idéia era fazê-los experimentarem Design Thinking por 3 dias, uma noite de sexta-feira para apresentações e exercícios rápidos, e 2 dias para um workshop com um desafio.

Assim, com um grupo de estudantes interessados em participar, material, espaço, coaches e todo mundo muito animado e com muita vontade de aprender e se divertir, começamos o projeto Design Thinking in Brasil em São Carlos na sexta-feira 25 de outubro. Foi muito divertido!



Nos próximos blogs (Parte II e III) vou descrever as atividades de 3 dias .

O programa inicial de 6 semanas que não pôde acontecer este ano está sendo planejado agora para o próximo ano. No momento a equipe do projeto está procurando parceiros, não só no Brasil mas também em outros países, empresas que possam estar interessadas no desenvolvimento de novos produtos ou serviços para o mercado brasileiro com uma equipe multicultural e multidisciplinar de estudantes super motivados da Universidade #1 na América Latina.

Contato:

info@designthinkinginbrazil.com
 


9 Comments