Financial Management Blogs by Members
Dive into a treasure trove of SAP financial management wisdom shared by a vibrant community of bloggers. Submit a blog post of your own to share knowledge.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Former Member

Cerca de um mês atrás fiz uma pesquisa entre os alunos da turma de NF-e 10. Uma das questões era sobre: qual versão ou nível do SP estavam utilizando. Para minha supresa 55% das empresas estavam ainda com o SAP NF-e 1.0!!!

Isso significa que essas empresas NÃO estavam conseguindo cancelar NF-e! E, recentemente, aqui mesmo no fórum alguém comentou que ficou surpreso com a necessidade de fazer uma atualização do SAP NF-e para atender o requisito de cancelamento por evento (estava ainda na versão 1.0)!

Tentando entender os motivos que levaram as empresas a deixar isso acontecer... a percepção foi de que algumas empresas não conseguem definir um responsável por acompanhar as atualizações sejam elas fiscais e/ou de sistema! A área de TI entende que é responsabilidade da área de negócio/fiscal acompanhar as mudanças na legislação e então solicitar as alterações/atualizações de sistema. Já a área fiscal entende que a iniciativa de atualização deve partir da área de TI já que inevitavelmente demanda uma atualização das soluções da SAP.

Sem querer puxar a sardinha pro lado de alguém... o importante é que as empresas implementem uma política de atualização tanto do SAP NF-e, do PI bem como do SAP ECC.

Cabe lembrar que novas funcionalidades, melhorias e alterações no schema XML no SAP NF-e, somente são entregues através de support package (em média liberado um a cada quatro meses). Quanto ao ECC... saiba que são liberadas em média 1 oss note por dia referente a localização Brasil!

Exemplo recente? Lei da transparência! Houve mudança no schema XML. Quem precisa gerar XML com as novas tags ou mesmo quem recebe um XML de seu fornecedor somente irá conseguir processar/armazenar o XML com a implementação do SP14 no SAP NF-e!

Ou seja, se a sua empresa ainda não possui uma política de atualização das soluções SAP para atender a legislação.. acho importante correr para implementar uma ou você corre o risco da sua empresa ficar sem faturar em algum momento!

Abraço e boa sorte! 🙂

Eduardo Chagas

13 Comments
Top kudoed authors