Financial Management Blogs by SAP
Get financial management insights from blog posts by SAP experts. Find and share tips on how to increase efficiency, reduce risk, and optimize working capital.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 


Olá pessoal,

Neste post, falaremos sobre a transação Trace Log (/TMF/TRACE_LOG) que foi disponibilizada pelo TDF a partir do Support Package 06 e que serve para armazenar dados de execuções de relatórios do SPED.


Essa ferramenta pode ser utilizada para analisar a fundo informações como: nome das views consumidas durante a execução, quantas linhas uma determinada view gerou e quanto tempo cada view levou durante a execução.


 


O que a ferramenta fornece:

Após a execução da transação, a ferramenta retorna alguns dados úteis para analisarmos, que são:




  • Nome das views de registros que foram consumidas na execução do SPED;

  • Número de linhas que uma view de registro gerou;

  • O tempo que cada view de registro levou durante a execução;

  • Parâmetros de tela e seus preenchimentos;

  • Usuário e data da execução;

  • Tempo total de execução do SPED;

  • O tempo gasto para ordenar os registros no arquivo

  • Local em que esse arquivo foi armazenado, o seu tamanho e o número de linhas gerado;

  • As seleções que foram geradas e utilizadas durante a execução;

  • As classes que foram utilizadas para consumir as views externas;

  • Destaca se os desenvolvimentos consumidos são standard ou de clientes/parceiros;


Para utilizar o Trace Log:

Para utilizar essa ferramenta, edite os dados da tabela e altere o campo Log Level para os relatórios do SPED conforme a sua necessidade. Você encontrará:




  • Detailed Information: Armazena todas as informações da execução do SPED, citadas na sessão anterior.

  • Parameter and Registers Information: Armazena apenas os parâmetros utilizados na execução do SPED e o tempo de execução de cada registro.


Para fazer as modificações acima, acesse a transação SPRO -> SAP Customizing Implementation Guide -> Accounting -> Tax Declaration Framework for Brazil -> Reporting  -> Maintain Master Data of Legal Reports.


 

Utilizando o Trace Log:

Após a configuração e execução de uma transação de SPED, utilize a transação /TMF/TRACE_LOG e coloque os dados necessários na tela de seleção. É possível encontrar suas execuções tanto pelo RUN_ID* quanto por data e usuário.


 


Exemplo:
Imagine que você está executando um relatório do TDF para gerar um arquivo do SPED EFD ICMS/IPI. Para atender regras específicas, foram criadas algumas classes específicas para o registro 0200.

Mais informações sobre extensão do cliente em: http://help.sap.com/tdf_br_10 -> Configuration Guide -> English -> Customer Extension.


Antes de executar o relatório, deve-se verificar se a configuração para o relatório SPED EFD ICMS/IPI está correta.



Após a execução do relatório SPED EFD ICMS/IPI com a classe criada e ativa, o Trace Log pode ser usado para verificar impactos dessa alteração.


Acessando a transação /TMF/TRACE_LOG e utilizando o RUN_ID* gerado na execução do relatório SPED EFD ICMS/IPI, podemos ver os dados armazenados sobre a execução, como nas ilustrações abaixo:




 


Nota-se que, além dos dados de execução, no registro 0200 do SPED EFD ICMS/IPI existe um desenvolvimento Z sendo utilizado. Essa informação é útil quando há um problema em um registro e é preciso verificar se algum desenvolvimento seu está afetando o comportamento normal entregue pelo TDF.


Também podemos verificar que o registro 0210 é o que consome mais tempo na execução do relatório SPED EFD ICMS/IPI, assim como os registros 0300 e 0305 foram os registros que mais geraram linhas.


Com esse resultado, é possível saber onde o arquivo (FILE_PATH) foi guardado para utilizá-lo de acordo com as suas necessidades.


 

*RUN_ID é um identificador da execução de um arquivo SPED, que pode ser visto no monitor de obrigações fiscais do TOM (Tax Obligation Monitor).


 

Você encontra mais informações sobre a transação /TMF/TRACE_LOG em: http://help.sap.com/tdf_br_10 -> Application Help -> English -> Reporting -> Tools -> View Report Execution Log.


Em caso de dúvidas e/ou sugestões, entre em contato.


Abraço,


Time de desenvolvimento do TDF



6 Comments