Financial Management Blogs by SAP
Get financial management insights from blog posts by SAP experts. Find and share tips on how to increase efficiency, reduce risk, and optimize working capital.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
former_member184992
Active Contributor
Este post foi criado para facilitar o entendimento das pessoas que falam a Língua Portuguesa.

This post was created to enable the understanding of the content for people that speaks Portuguese.

O mesmo conteúdo pode ser encontrado em Inglês neste link.

The same content can be found in English in this link.

Esta publicação é útil para instalações que usam a funcionalidade PSM-FM (Administração de Orçamento).

Esta funcionalidade está disponível na transação SFW5, onde o Enterprise Extension EA-PS é ativado.

Pergunta: Quando você faz uma atualização do SAP-APPL você precisa também fazer uma atualização do EA-PS para o mesmo nível?

Minha Resposta: Não há informação dizendo que SIM, que você precisa atualizar os dois juntos, mas eu acredito que tem benefícios em fazer isso.

Se você estiver no ECC 600 e você precisa ativar as business functions de PSM-FM na transação SFW5 (exemplo PSM_FM_CI_1) isto não é possível no ECC 600 e you você precisa estar em um Release mais alto ou em um Enhancement Package. Nestes casos você deve sempre alinhar PSM-FM (pacote EA-PS) com o Financeiro/Logística (pacote SAP-APPL).

Muitas vezes quando você atualiza o SAP-APPL, você decide manter o EA-PS alinhado (como descrito na Nota da SAP 1064635) mas não para o mesmo package ou release.

Você pode estar vivenciando alguns errors ou algum comportamento incorreto do sistema para dados de Administração de Orçamento relacionados a lançamentos integrados com MM (Administração de Materiais), CO (Controlling), FI (Contabilidade Financeira), SD (Vendas e Distribuição), PM (Manutenção)dentre outros. Algumas vezes, isto pode estar relacionado ao fato que o EA-PS não está sincronizado com o SAP-APPL.

Eu já vivenciei alguns erros cuja solução foi atualizar o EA-PS para o mesmo nível do SAP-APPL (mesmo release e package), tais como:

  • Erro FI057 - Erro de sistema: atualização administração de fundos (VOBELNR, FM_DOCUMENT_CLOSE);

  • Erro FI234 - Exercícios AdO divergentes; fatura &1 &2 &3 para pagamento &4

  • Erro RE164 - Montante em aberto de documento &1 &2 é excedido por &3 % no geral

  • Erro FMUP009 - Redução EM impossível. IF incorreto c/ÁAF 30 em vez de 40 em conta EM/EF;

  • Business Functions de PSM-FM não disponíveis na transação SFW5.


Para alinhar o assunto, eu estou comentando sobre os dois pacotes (packages) abaixo:

  • SAP-APPL que inclui FI, CO, MM, SD, PM, PP dentre outros. Formalmente é chamado de Logística e Contabilidade.

  • EA-PS      que inclui PSM-FM (Administração de Orçamento)


Como pré-requisito você pode considerar o seguinte:

  • Você ativou a funcionalidade de Administração de Orçamento (Enterprise Extension EA-PS é ativado na transação SFW5, e

  • Flags "Deriv CC - Ativar derivação da classif.contábil em AdO" e/ou "Atuali - Ativar atualização na administração do orçamento" são ativados no caminho de customização IMG (na transação SPRO) -> Administração do setor público -> Administração do orçamento administração pública -> Integração/atualização real e compromisso  -> Ativar/desativar administração de orçamento.


Você pode verificar na transação SPAM as informações do seu release/package atual para o sistema em questão. Por exemplo, caso você encontre o seguinte:













SAP-APPL Package EA-PS package
SAP-APPL EHP 4  package SAPKH60402    (Logística e Contabilidade) EA-PS  ECC 600 package SAPKGPPD12  (Administração de Orçamento)

Isto é uma quebra a regra de implementação de Enhancement Packages e não está alinhado com a Nota da SAP 1064635  que tem a seguinte informação:
EhP4 SPS02 -- EhP3 SPS04 -- EhP2 SPS05 -- SAP ERP 6.0 SPS15

Sendo assim, para estar alinhado, você precisa ter os packages da seguinte forma:













SAP-APPL Package EA-PS package
SAP-APPL EHP 4  package SAPKH60402    (Logística e Contabilidade) EA-PS    ECC 600 package SAPKGPPD15 (Administração de Orçamento)

Meu ponto é que, melhor do que estar alinhado, é atualizar os dois packages (SAP-APPL e EA-PS) de forma conjunta da seguinte forma:













SAP-APPL Package EA-PS package
SAP-APPL EHP 4  package SAPKH60402      (Logística e Contabilidade) EA-PS    EHP 4  package SAPK-60402INEAPS    (Administração de Orçamento)

Como existem novas funcionalidades e correções disponíveis em releases mais atuais, você poderá ter um sistema mais consistente se você atualizar a Administração de Orçamento (EA-PS package) em conjunto com Logística e Contabilidade (SAP-APPL). E também, depois de uma atualização (upgrade) todas as funcionalidades principais são normalmente testadas sendo assim os testes de atualização da Administração de Orçamento serão feitos de qualquer forma, já que a parte de Logística e Contabilidade são áreas integradas.

Outro exemplo que é incorreto e inconsistente é ter o seguinte (ambos no mesmo Release):

 

SAP-APPL SAPKGPPD21

EA-PS SAPKGPPD04

 

Como você pode ver, ambos estão no mesmo release ECC 600 mas não no mesmo pacote.

Neste caso, quando você tenta encontrar correções para PSM-FM (EA-PS) você pode encontrar muitas porque o pacote é muito baixo e não está alinhado com SAP-APPL. Neste caso, no mínimo, a empresa precisa avaliar trazer o pacote EA-PS 06 para o pacote 21 como no SAP-APPL.

Eu vejo esforço no lado de Basis em atualizar o EA-PS em conjunto com o SAP-APPL mas eu vejo muitos benefícios em fazer desta forma. De qualquer forma, SAP-APPL e EA-PS precisam pelo menos estar alinhados como descrito na Nota da SAP 1064635. No caso em que você precisa ativar alguma business function do PSM-FM, elas não estão disponíveis no ECC 600 mas nos EHP packages subsequentes. Neste caso, você precisa fazer upgrade do EA-PS junto com SAP-APPL para o mesmo nível, estar alinhados não é o suficiente. 

Espero que esta informação seja útil.

 

Atenciosamente,

Vanessa Barth
2 Comments