Skip to Content
Product Information
Author's profile photo Romenique Bruneli

Ajustes no Programa de Pré-processamento do REINF

Olá pessoal,

Neste post vamos compartilhar com vocês as melhorias que foram feitas no programa de pré-processamento do REINF.

BAdI /TMF/BADI_REINF_PRE_PROC com novos parâmetros de importação.

Devido à complexidade dos cenários do EFD-Reinf da série R-4000, estendemos os parâmetros do método MODIFY_LANC_REND_PAG_RETENCOES na BAdI /TMF/BADI_REINF_PRE_PROC para os clientes. A ideia é fornecer informações adicionais que possam auxiliar os clientes em suas implementações no preenchimento da tabela shadow.

Os novos parâmetros disponibilizados são:

  • IT_R_NATREND onde são encontrados os dados da natureza do rendimento que constam na /TMF/D_LCTORENRT.
  • IT_LANCAMENTO_CONTABIL onde serão encontrados os dados dos lançamentos contábeis como o código do item, data de compensação entre outros.
  • IT_PURCHASE_DOCUMENT onde serão encontrados os dados dos documentos de compra como número do pedido, número do item e conta contábil.
  • IT_PARTICIPANTE onde serão encontrados os dados dos participantes como o CNPJ, CPF, entre outros.
  • IT_NF_ITEM onde serão encontrados os dados dos itens da nota fiscal como o NBS, NCM da nota fiscal entre outros.
  • IT_REND_PAG_RETENCOES onde serão encontrados os dados dos pagamentos de renda com retenções como os valores dos impostos, base dos impostos entre outros.

Desconsiderar documentos estornados no pré-processamento.

Para melhoria no processo de pré-processamento, não serão selecionados os documentos que foram estornados. Para verificar se o documento foi estornado ativamos a chave de referência no programa de pré-processamento, separamos essa informações em duas: documento e ano. Com o documento e o ano, acessamos a tabela de cabeçalho do documento de fatura recebida onde selecionamos o campo número do documento de estorno. Caso o campo esteja preenchido, o documento foi estornado e o documento contábil deve ser desconsiderado no programa de pré-processamento.

Nota: Observar que caso o documento seja de período distinto (entrada pela MIRO em um mês e estorno do documento em período posterior) será procedimento do usuário retificar os dados do período anterior caso já tenha reportado a EFD-REINF para aquele período.

 

Desconsiderar documentos SEM valor base no Pré-processamento.

Para melhoria no processo de pré-processamento serão retirados também os documentos sem valor base. Na configuração da determinação da natureza do rendimento, além dos dados de material/serviço, incluímos a opção de código de fornecedor e, durante a execução do pré-processamento, consideraremos somente os documentos onde os Materiais/Serviços e Fornecedores estiverem preenchidos.

Exemplo do cenário:

Documento Data de contabilização da fatura Tem base de IR em momento de fatura? Tem base de PP/PASEP e/ou COFINS e/ou CSLL em momento de fatura? Data de compensação do documento
5100000849 17/10/2023 SIM NÃO 08/11/2023
5100000878 17/10/2023 NÃO NÃO 07/11/2023
5100000889 18/10/2023 NÃO SIM 09/11/2023
5100000902 20/10/2023 SIM SIM 10/11/2023

Com a nova lógica teremos as seguintes situações para os documentos acima:

Documento Data do fato gerador Observação
5100000849 17/10/2023 Para esse documento, como não existe qualquer imposto retido em momento de fatura, no dia 08/11/2023 não teremos dado para ser gerado.
5100000878 Não aplicável Uma vez que o documento não tem nenhuma base de imposto preenchida não será gerado dado no pré-processamento.
5100000889 09/11/2023 Como para esse documento o IR não tem base e somente temos base para os impostos retidos configurados em momento de pagamento, somente no período de novembro será gerado dado da EFD-REINF.
5100000902 18/10/2023 Para esse documento como temos imposto retido em momento de fatura então será reportado dados na EFD-REINF para o documento no período de outubro.
5100000902 20/10/2023 Para esse documento como temos imposto retido em momento de pagamento, então será reportado dados na EFD-REINF para o documento no período de novembro.

Nota: Observar que caso seja necessário reportar um documento com apenas o <vlrBruto> deverá usar de algum artefato para criar a entrada na /TMF/D_LCTORENRT, uma vez que o documento não será mais considerado no pré-processamento.

Determinar Natureza do Rendimento por Mestre de Serviço e Código de Material

Para determinar a natureza do rendimento dos documentos que são processados no programa de pré-processamento, passamos a obter o código do item destes documentos, que pode originar tanto da nota fiscal quanto do lançamento contábil. Priorizamos obter o código do item através da nota fiscal utilizando chave de referência. Caso não seja possível obter o código do item pela nota fiscal, realizamos então a busca no lançamento contábil que já contém o código do item disponível. Tendo o código do item, em tempo de processamento, passamos a utilizá-lo nas regras e combinações para o preenchimento da natureza do rendimento e também da observação da natureza do rendimento. A regra é feita a partir do cruzamento dos dados da tabela de customização /TMF/D_R_NATREND (Natureza do Rendimento) e os dados do lançamento contábil utilizando os campos EMPRESA (Código da Empresa), COD_PART (Código do Fornecedor/Cliente), TIPO_DOC (Tipo do Documento), COD_ITEM (Código do Item) e COD_CTA_DESP (Contas de Despesa) incluindo as contas encontradas no Pedido de Compra. São tratadas as seguintes prioridades na busca para determinação dos campos Natureza do Rendimento e Observação da Natureza de Rendimento, sendo elas:

 

  • Regra de Prioridade 1: Selecionamos os campos NAT_REND e NAT_REND_OBS da tabela /TMF/D_R_NATREND comparando os campos EMPRESA, COD_PART e COD_ITEM (com TIPO_DOC e COD_CTA_DESP em branco).
  • Regra de Prioridade 2: Caso não seja possível identificar a natureza do rendimento e a observação da natureza do rendimento pela regra de prioridade 1. Selecionamos então os campos NAT_REND e NAT_REND_OBS da tabela /TMF/D_R_NATREND comparando os campos EMPRESA, TIPO_DOC e COD_ITEM, com TIPO_DOC, COD_PART e COD_CTA_DESP em branco.
  • Regra de Prioridade 3: Caso não seja possível identificar a natureza do rendimento e a observação da natureza do rendimento pelas regras de prioridade 1 e 2. Selecionamos então os campos NAT_REND e NAT_REND_OBS da tabela /TMF/D_R_NATREND comparando os campos EMPRESA, TIPO_DOC, COD_PART e COD_PART_DESP, com COD_ITEM em branco.
  • Regra de Prioridade 4: Caso não seja possível identificar a natureza do rendimento e a observação da natureza do rendimento pelas regras de prioridade 1, 2 e 3. Selecionamos então os campos NAT_REND e NAT_REND_OBS da tabela /TMF/D_R_NATREND comparando os campos EMPRESA, TIPO_DOC e COD_PART_DESP, com COD_PART e COD_ITEM em branco.

Nota: Observar que no documento até seria possível ter mais de uma linha com o mesmo COD_ITEM ou, poderia ter dois COD_ITEM distintos desde que os mesmos tenham a mesma natureza do rendimento e o mesmo texto de observação. Maiores detalhes dos cenários atendidos por essa melhoria podem ser encontrados nos comentários do customer influence https://influence.sap.com/sap/ino/#/idea/305466

As melhorias citadas foram disponibilizadas através da nota 3382684 – [TDF SP18] Note 006: EFD-Reinf – Preprocessing – Adjustments to Accounting Document, Income Payments with Withholdings and Income Nature mapping.

Gostaríamos muito de saber o seu feedback. Deixe seu comentário abaixo caso tenha alguma dúvida ou sugestão para um próximo post. E não esqueça de seguir a tag SAP Tax Declaration Framework for Brazil aqui na SAP Community para ficar ligado nas últimas notícias sobre o Tax Declaration Framework (TDF).

Além dos comentários, você pode entrar em contato conosco através da plataforma Customer Influence. Lá você pode propor ideias para melhorar o nosso produto, votar em outras ideias já lançadas e acompanhar ideias em implementação.

Até a próxima!

Time de desenvolvimento do TDF

#SAPGoGlobal #SAPLocalization

If you’d prefer to read this blog in English, go here (REINF Preprocessing Program Adjustments | SAP Blogs).

Se você gostaria de ler esse blog em inglês, clique aqui (REINF Preprocessing Program Adjustments | SAP Blogs).

Assigned Tags

      Be the first to leave a comment
      You must be Logged on to comment or reply to a post.