Product Information
SAP Document and Reporting Compliance: Atualizações recentes no Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)
Oi pessoal,
O time de SAP Document and Reporting Compliance, opção de emissão de fatura de entrada e de faturamento de saída para o Brasil entregou atualizações no documento Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e). A mudança atende ao Guia CT-e 4.00 e a Nota Técnica 2023.001 de CT-e da SEFAZ. A nova versão está prevista para entrar em vigor em 26 de junho de 2023, conforme a secretaria da fazenda.
A nova atualização do CT-e permite criar arquivos XML com a versão CT-e 4.00. A lista a seguir informa outras mudanças:
- Remoção da inutilização, pois a SEFAZ descontinuará o processo.
- Remoção dos campos relativos à anulação e substituição.
- Remoção da denegação interestadual.
- Remoção do SOAP Header.
- O processo de autorização usará apenas o método síncrono.
Você pode implementar as mudanças seguindo as instruções nas seguintes SAP Notes:
Para mais informações sobre SAP Document and Reporting Compliance, opção de emissão de fatura de entrada e de faturamento de saída para o Brasil, consulte as seguintes páginas do SAP Help Portal:
- SAP Document and Reporting Compliance, opção de emissão de fatura de entrada para o Brasil
- SAP Document and Reporting Compliance, opção de faturamento de saída para o Brasil
Gostou desse post? Dê um Like e compartilhe o conteúdo com seus colegas. Sinta-se à vontade para deixar suas perguntas no SAP Community e ler posts semelhantes no blogging space do SAP Document and Reporting Compliance.
Não se esqueça de seguir a tag SAP Electronic Invoicing for Brazil (SAP Nota Fiscal Eletronica) e a comunidade SAP Document and Reporting Compliance para ficar atento às últimas notícias da NF-e.
Obrigado e até a próxima,
Thiago
Muito Boa Thiago!
Oi Thiago, bom dia!
A alteração também vale o GRC-NFe Inbound?
Amigos,
Hoje um cliente me indagou sobre a obrigatoriedade da versão para emissão de CT-e 4.00 já que ele emite CTe por SD e a data do documento era 26.06 para obrigatoriedade, mas pelo que verifiquei No Ato Cotepe ICMS nº 123/2022, no art. 2 º, é mencionado que a utilização do MOC CT-e versão 3.00a será permitida até 31 de janeiro de 2024.
Isso quer dizer que teremos um período de convivência entre as versões 3.00 E 4.00! Compartilho essa informação já que pelo que entendi nem todo mundo tem essa clareza.
Eduardo

Oi Eduardo,
Obrigada por compartilhar!
Aqui na empresa estamos recebendo nas 2 versões. O nosso fornecedor maior desde dia 26/06 passou a enviar na versão 4.0
Rita
OI Rita, aqui estamos na mesma situação, vocês conseguiram subir o SP 35 e conseguiram recepcionar já na versão 4.00 ? Aqui estamos enfretando alguns erros no PI.
Oi Jonhy,
Ainda não subimos a nova versão porque está em análise com o nosso pessoal técnico (BASIS/PI).
Me preocupou o comentário de 11/07 na nota SAP 3334598 - CT-e Technical Note 2023.001 (CT-e version 4.00) Troubleshooting Guide sobre ser opcional a implementação da solução 4.0
Quem poderia nos responder se implementando o SP/PI não conseguiremos mais receber a versão 3.0?
Rita aqui aplicamos e as duas versões funcionam em paralelo, a versão 3.00 está funcionando normalmente, apenas a 4.00 que estamos enfrentando alguns problemas.
oi Jonhy,
Você sabe dizer quais os problemas vocês estão enfrentando no PI?
Obrigada,
Rita
Oi Thiago,
Você sabe dizer o que significa o comentário da nota 3334598 - CT-e Technical Note 2023.001 (CT-e version 4.00) Troubleshooting Guide de ser opcional usar a versão 4.0.
A implementação da 4.0 vai permitir também receber no GRC-NFe Inbound a versão 3.0?
Obrigada,
Rita
Olá Rita, espero que esteja bem.
Obrigado pelo contato.
Conforme mencionado pelo requerimento legal que está no KBA mencionado por você, a utilização do CT-e 3.00a pode ser utilizada até 31 de Janeiro de 2024. Em paralelo, já é possível usar o CT-e 4.00, já que ambos estão sendo utilizados pela SEFAZ até a término do uso do CT-e 3.00a.
Sobre a questão do uso do SAP GRC Nota Fiscal Eletrônica para o processo de Inbound Automation, está claramente descrito no tópico C1 do mesmo KBA, que a atualização serve tanto para processos inbound (entrada) quanto processos outbound (saída) e que, para implementar esta solução, somente atualizando o Support Package e aplicando a SAP Note que foi liberada exclusivamente para este Support Package novo.
Há alguma coisa que não ficou clara no KBA mencionado?
Atte.
Oi Felipe,
Está claro sim no item C1 que atualização serve para inbound e outbound além da implementação ser exclusiva por Support Package.
Foi apenas a interpretação do texto incluído ontem: "Therefore, the usage of the CT-e version 4.00 is optional according to each customer requirement, both in inbound and outbound scenarios"
No meu entendimento a menção "versão 4.0 opcional de acordo com nossa necessidade" me fez pensar que se eu implementasse a solução não teria mais disponível a versão 3.0
Me desculpe!
Obrigada,
Rita
Olá Rita.
Não precisa se desculpar, muito pelo contrário. No caso, foi questionado se alguma coisa que foi informada no KBA não ficou clara, pois foi feito uma tentativa de colocar de forma mais sucinta possível sobre esta mudança legal.
Sobre a questão do CT-e versão 3.00a e 4.00, existem casos que usuários que utilizam o SAP GRC Nota Fiscal Eletrônica para receber os XMLs de CT-e de seus fornecedores, tais fornecedores já estão utilizando a versão 4.00, portanto, neste caso, é necessário realizar a atualização do Support Package para que o SAP GRC Nota Fiscal Eletrônica consiga atender a necessidade. Por isso foi colocado que vai de acordo com a necessidade de cada usuário, pois alguns fornecedores ainda não utilizam a versão 4.00 na emissão de CT-es.
A SAP sempre recomenda para utilizar a última versão de seus sistemas. De qualquer forma, como foi mencionado acima, implementando o Support Package atual, não irá "perder" a funcionalidade de usar o CT-e 3.00a, pois foram criadas novas interfaces para o CT-e 4.00. Maiores informações você encontra no SAP Help Portal page What's New in NFE 10.0 SP35 (RTC May 30, 2023).
Atte.
Felipe, bom dia!
Tudo bem?
Ficou claro para mim a necessidade da atualização do SP do tópico C1, de acordo com o KBA, tanto para Inbound quanto para Outbound.
Porém, fico na dúvida em relação ao tópico C2, entendo que seja somente para Outbound, correto?
Isto é, se não aplicasse as notas do ERP e apenas seguir o tópico C1, consigo escriturar as Notas do CTe 4.0 no Inbound?
Ou a orientação é também aplicar as notas do tópico C2 para o ERP e os cenários Inbound?
Obrigado!
Bom dia Pessoal,
Estou com essa mesma dúvida, aplicamos a nota C1 e ocorre um erro de atualização do proxy,
Pele que entendo da nota teria que reimplementar o support package e desconsiderar o C2 para o nosso cenário que é só entrada de CT-e.
Alguém já implementou com esse cenário e deu certo?
Obrigado
Boa noite,
alguém já fez a configuração do canal de comunicação do PI para o CTE 4.0?
Aplicamos o SP 35 do GRC + as SAP Notes 3339242, 3324837, 3338410, 3360387
https://me.sap.com/notes/3334598/E
Mas estamos com dúvidas na configuração do canal de comunicação do PI, alguém já realizou essa configuração?
Cordialmente,
Ana Paula Matias
Olá,
Aqui estamos com problema no inbound na etapa de verificação da autorização do CT-e.
Mesmo após reimplementação do SP, conforme orientação da SAP. Estamos com erro no PI nessa parte.
Alguém já está com a solução em PRD?
Atenciosamente,
Olá, bom dia.
Aqui reaplicamos o SP35, das 4 notas, apenas 1 era válida para nosso ambiente e foi aplicada.
O namespace da 4.0 foi habilitado, porém, o arquivo segue sendo descartado na chegada, sendo depositado na pasta discard.
Alguma dica ou orientação a respeito?
Atenciosamente,
Cássio Melo
Oi Ana Paula Matias,
Você conseguiu fazer as configurações de PI?
Estamos na mesma situação que você: atualizamos o SP 35 e aplicamos a oss note 3338410 (porque só utilizamos CTE inbound).
A versão 3.00 continua funcionando, porém a 4.00 não, acredito que esteja faltando configuração do PI, porém nao encontrei nada relacionado no SP ou nas OSS notes.
Alguém conseguiu colocar em funcionamento a versão CTe 4.00?
Onde conseguiram a configuração do PI?
Obrigado.
Nélio Mori