Enterprise Resource Planning Blogs by SAP
Get insights and updates about cloud ERP and RISE with SAP, SAP S/4HANA and SAP S/4HANA Cloud, and more enterprise management capabilities with SAP blog posts.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
leandrodavila
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert


Olá pessoal,

Bem vindos ao nosso blog post mensal com as atualizações e novidades do mês de maio de 2023. O novo cálculo de IRRF, e seu desconto simplificado, trouxe inúmeros desafios, uma vez que a medida provisória foi liberada com validade imediata, não permitindo que a SAP e seus clientes amadurecessem a solução antes de executar, efetivamente, em produção. Além desse novo método de cálculo, também ocorreu o início do recolhimento do IRRF via DCTFWeb. Dessa forma, é muito importante que seus sistemas estejam atualizados com todas a funcionalidades e melhorias que a SAP liberou nesse período, conforme destacado a seguir.

Entregas relacionadas ao novo cálculo de IRRF:

Abaixo estão listadas todas as SAP Notes liberadas para acomodar na solução a nova sistemática do cálculo de IRRF e os impactos em pensão, férias, 13º salário, rescisão entre outros.

Entregas de eSocial:

Além do cálculo de folha de pagamento, a solução do eSocial também foi impactada pela medida provisória do novo cálculo do IRRF e, para tal, realizamos a entrega da SAP Note 3328881 - eSocial - S-1200/S-2299/S-2399 - Adjustments to support the Provisional Measure Nº 1.171/2.... Ao instalar essa SAP Note, você terá a geração das rubricas relacionadas ao desconto simplificado, conforme segue:

  • /SI1 - Dif. IRRF Simp (Regular)

  • /SI2 - Dif. IRRF Simp (Férias)

  • /SI3 - Dif. IRRF Simp (13º)


Liberamos também algumas melhorias na solução. Veja abaixo algumas SAP Notes liberadas esse mês em relação ao eSocial:

 

Para maiores detalhes de cada uma das funcionalidades e correções liberadas, verifique os detalhes na lista completa de entregas disponibilizada na SAP Note 3293959 - eSocial - Overview – 2023.

Demais entregas da localização:

Anúncios publicados no LCNaaS:

Blog posts publicados:

Principais Publicações do Governo:

Em 17 de maio de 2023, foi publicada a Nota Técnica v. S-1.1 nº 02/2023 que impacta o layout do eSocial. Após  análise do time de localização da SAP, foi verificado que essa nota técnica não impacta a solução standard, conforme publicado no LCNaaS.

No dia 30 de maio de 2023, o governo publicou Nota de Documentação Evolutiva – NDE nº 01/2023 que cria a versão S-1.2 do layout do eSocial. As alterações previstas na NDE possuem o objetivo de substituir a DIRF e têm as seguintes datas previstas para implantação:

  • Ambiente de produção restrita: 18 de Setembro de 2023

  • Ambiente de produção: 20 de Novembro de 2023


Em breve, o planejamento da SAP sobre essa NDE estará disponível no Announcement of Legal Change App, pois já estamos avaliando todos os impactos na solução.

Lembramos que as alterações legais que impactam a localização de folha de pagamento para  Brasil sempre são disponibilizadas no Announcement of Legal Change App. Você localiza facilmente esse planejamento filtrando pelos seguintes campos:

  • Component igual a “PY-BR”

  • Country/Region igual a “Brazil”


Gostou desse post? Dê um Like e compartilhe o conteúdo com seus colegas.

Fiquem à vontade para deixar um feedback, comentário ou pergunta sobre este Blog post no espaço abaixo. E não esqueçam de seguir a tag HCM Payroll Brazil na SAP Community para ficarem ligados nas últimas notícias.

Um abraço,

Leandro D’Avila