Skip to Content
Product Information
Author's profile photo Luize Boyen

Nota Técnica 2023.001: tributação monofásica sobre combustíveis

Olá, pessoal

O governo brasileiro publicou a nota técnica 2023.001 de NF-e, que disponibiliza novos campos, novos grupos de ICMS, novas regras de validação e modificações nas regras de validação existentes para suportar a Lei Complementar 192 e o Convênio 199 de 2022 que define a nova tributação monofásica sobre combustíveis.

Neste blog post abordaremos as atualizações relativas a essas alterações e SAP Notes relevantes para este requisito legal disponível para SAP S/4HANA e SAP ERP.  Confira a versão em inglês aqui.

Novo campo para o índice de mistura do biodiesel

O campo Biodiesel Mixing Index in Diesel B (P_BIO), disponível na tabela Nota Fiscal: Fuel Details (J_1BNFFUEL), indica o índice de mistura do biodiesel (B100) no Diesel B em um valor decimal. Os valores permitidos nesse campo são de 0,0000 a 100,0000.

Você encontra o campo nos seguintes objetos do seu sistema:

  • Transações da Nota Fiscal Writer (J1B*N), abaixo da aba Fuel do documento
  • Additional Data for Nota Fiscal (J_1BNF_ADD_DATA) BAdI
  • Nota Fiscal System – Create Object from data (BAPI_J_1B_NF_CREATEFROMDATA) BAPI
  • Nota Fiscal: List details of a Nota Fiscal (BAPI_J_1B_NF_READDATA) BAPI

Na BAdI, você encontra o campo nos métodos Fill additional fields in Nota Fiscal (ADD_DATA) e Fill additional fields after J1B1N (ADD_DATA_J1B1N), através do parâmetro Fuel Details (ET_FUEL). Já em ambas as BAPIs o parâmetro é Nota Fiscal: Fuel Details (OBJ_FUEL).

Novos campos para novos grupos de ICMS

ICMS 15

Há dois novos campos disponíveis para o grupo ICMS 15 que trata do regime de tributação monofásica própria e com responsabilidade pela retenção do ICMS nas operações com combustíveis. São eles os seguintes:

  • O campo ICMS ad rem percentage of reduction (PREDADREM) informa o percentual de redução do valor da alíquota ad rem do ICMS, os valores permitidos são de 0,00 a 100,00.
  • O campo Reason for ad rem reduction (MOTREDADREM) indica a razão para a redução do ICMS ad rem e permite os valores “1” para “transporte coletivo de passageiros” e “0” para “outros”. Esse campo só precisa ser preenchido quando o anterior também estiver preenchido.

ICMS 53

Três novos campos foram disponibilizados para o grupo ICMS 53 que trata do regime de tributação monofásica com recolhimento diferido do ICMS nas operações.  São eles os seguintes:

  • O campo ICMS deferred value (VICMSMONODIF) indica o valor do ICMS monofásico diferido. Esse valor é obtido pela multiplicação da alíquota ad rem pela quantidade do produto conforme unidade medida estabelecida.
  • O campo ICMS ad rem deferral percentage (J_1BNF_ADREMICMSPDIF) indica a porcentagem de diferimento do ICMS ad rem.
  • O campo ICMS operation amount (J_1BNF_VICMSMONOOP) indica o valor do ICMS obtido multiplicando a taxa de imposto ad rem pela quantidade do produto de acordo com a unidade de medida estabelecida pela legislação, como se não houvesse diferimento do imposto.

Nota: Os campos Deferred taxed quantity (QBCMONODIF) e Tax rate ad rem of ICMS deferred established for the product (JADREMICMSDIF) foram criados e se tornaram obsoletos devido a versão 1.2 da NT 2023.001.

ICMS 61

Para o grupo 61 que trata do regime de tributação monofásica sobre combustíveis com ICMS cobrado anteriormente também foram disponibilizados três novos campos. São eles os seguintes:

  • O campo Tax rate ad rem of ICMS retained established for the product (ADREMICMSRET) define a alíquota de imposto ad rem do ICMS retido anteriormente que está estabelecido para o produto em um valor decimal.
  • O campo ICMS retained value (VICMSMONORET) refere-se ao valor do ICMS monofásico retido anteriormente.
  • O campo Retained taxed quantity (QBCMONORET) define a quantidade tributada retida anteriormente em unidade de medida estabelecida pela legislação.

Todos os campos de ICMS mencionados estão disponíveis na tabela Nota Fiscal Item Fields (J_1BNFLIN).

Você pode encontrar os campos relacionados aos grupos de ICMS nos seguintes objetos do seu sistema:

  • Transações da Nota Fiscal Writer (J1B*N), abaixo da aba Taxes em suas respectivas seções (ICMS 15, ICMS 53 e ICMS 61)
  • Additional Data for Nota Fiscal (J_1BNF_ADD_DATA) BAdI
  • Nota Fiscal System – Create Object from data (BAPI_J_1B_NF_CREATEFROMDATA) BAPI
  • Nota Fiscal: List details of a Nota Fiscal (BAPI_J_1B_NF_READDATA) BAPI

Na BAdI, você encontra o campo nos métodos Fill additional fields in Nota Fiscal (ADD_DATA) e Fill additional fields after J1B1N (ADD_DATA_J1B1N) através do parâmetro Additional Item Fields (ET_ITEM). Naz BAPIs Nota Fiscal System – Create Object from data e Nota Fiscal: List details of a Nota Fiscal  os parâmetros são Transfer Structure: Nota Fiscal Line Items (OBJ_ITEM) e Transfer Structure: Nota Fiscal Line Items (OBJ_ITEM) respectivamente.

Nova tabela de origem de combustível

A tabela Fuel Origin Indicator (J_1BNFFUELORIGIN) com três novos campos está disponível no seu sistema, entregue de acordo com as especificações da nota técnica publicada pela Sefaz para o grupo indicador da origem do combustível. Veja os campos a seguir:

  • O campo Import indicator (IND_IMPORT) indica se o combustível foi  importado. Nesse campo, você pode escolher entre os valores “0 – National” ou “1 – Imported”.
  • O campo UF of origin of producer or importer (C_UF_ORIGIN) indica a UF de origem do produtor ou do importador. Você pode escolher entre os valores mantidos na view Regions (V_T005S) para country/region ‘BR’.
  • O campo Originating percentage for the UF (P_ORIG) informa em número decimal o percentual originário da UF. Os valores disponíveis para esse campo são maiores que zero e menores ou iguais a 100,0000.

A tabela está disponível nos seguintes objetos do sistema:

  • Transações da Nota Fiscal Writer (J1B*N), abaixo da aba Fuel do documento
  • Additional Data for Nota Fiscal (J_1BNF_ADD_DATA) BAdI
  • Nota Fiscal System – Create Object from data (BAPI_J_1B_NF_CREATEFROMDATA) BAPI
  • Nota Fiscal: List details of a Nota Fiscal (BAPI_J_1B_NF_READDATA) BAPI

Na BAdI, você econtra o campo nos métodos Fill additional fields in Nota Fiscal (ADD_DATA) e Fill additional fields after J1B1N (ADD_DATA_J1B1N) através do parâmetro Fuel Origin Indicator Table Type (ET_FUELORIGIN). Já em ambas as BAPIs, o parâmetro é Fuel Origin Indicator (OBJ_FUELORIGIN).

Validações do sistema

As validações do sistema podem ser verificadas na tela e na BAPI e algumas combinações são permitidas e disparam uma mensagem de erro.

Uma mesma combinação de Import Indicator e UF of origin of producer or importer pode ser usada apenas uma vez, caso contrário o sistema apontará que os valores indicados já estão em uso. Esses campos devem ser preenchidos e, caso estejam em branco, uma mensagem alertará sobre o preenchimento.

As possíveis mensagens são as seguintes:

  • “Combination of ‘Import indicator’ and ‘Origin UF’ already in use.” (J1B_NFE 659)
  • “You must inform the Import Indicator.” (J1B_NFE 657)
  • “You must inform the Origin UF” (J1B_NFE 658)

É importante mencionar que algumas validações feitas nas transações do Nota Fiscal Writer não são executadas quando você preenche dados via BAdI.

SAP Notes relevantes para esse requisito legal

  • SAP Note 3310181 – Prerequisite Objects for NT 2023.001: Monophasic ICMS Taxation
  • SAP Note 3310182 – NF-e NT 2023.001: Monophasic ICMS Taxation
  • SAP Note 3324754 – Prerequisite Objects for NT 2023.001: Monophasic ICMS Taxation – Version 1.2
  • SAP Note 3325286 – NF-e NT 2023.001: Monophasic ICMS Taxation – Version 1.2

Gostou desse post? Dê um Like e compartilhe o conteúdo com seus colegas. Fiquem à vontade para deixar um feedback, comentário ou pergunta no espaço abaixo.  E não esqueça de seguir a tag SAP S/4HANA Logistics for Brazil  na SAP Community para ficar ligado nas últimas notícias.

As informações referentes a esta nota técnica foram majoritariamente tiradas do site do governo.

Um abraço,

Luize Boyen

 

Assigned Tags

      6 Comments
      You must be Logged on to comment or reply to a post.
      Author's profile photo Eduardo Nicolau Bermudez Larrion
      Eduardo Nicolau Bermudez Larrion

      Oi Luize, tudo bem?

      Percebi que as notas do GRC (SLL-NFE) são grandes, com muito passo manual, ja tem um SP previsto para com as notas?

      Eduardo

      Author's profile photo Felipe Flores
      Felipe Flores

      Olá Eduardo.

      Obrigado pelo contato.

      A princípio, já está liberado os Support Packages abaixo para o SAP Electronic Invoicing for Brazil (SAP GRC Nota Fiscal Eletrônica). Maiores informações você consegue encontrar nas SAP Notes abaixo:

      • 3336721 - SAPK-90035INSLLNFE: Support Package 35 for SLL-NFE 10.0
      • 3338671 - SAPK-V8009INSLLNFE: Support Package 09 for SLL-NFE 10.0 for SAP S/4HANA

      Atte.

      Author's profile photo Eduardo Nicolau Bermudez Larrion
      Eduardo Nicolau Bermudez Larrion

      Luize,

       

      As SAPnotes da NT2023.001 me obrigaram pre-req a instalar a sapnote:

       

      3038528 - Enhancements to Manage Digital Certificates Transaction

       

      Contudo, essa nota me exige diversas notas do componente CA-GTF-CSC-EDO-BR,

      Por exemplo, gera erro de sintaxe por causa de outras classes faltantes:

      Se eu tento desaplicar ela desaplica as da NT, realmente vai ser necessário ter ela implementada? já que se isto for assim vamos ter um esforço gigante para aplicar um componente que nem usamos. No ambiente que estou trabalhando é muita nota que terei que aplicar se essa obrigatoriedade for mantida.

      Obrigado e agradeço se puder orientar.

      Edu

       

      Author's profile photo Samuel Armbrust
      Samuel Armbrust

      Olá Eduardo,

      Peço que remova essa referência manualmente. Temos uma Pilot SAP Note 3099051 que entrega essa correção. Por enquanto, te recomendo remover essa variável, uma vez que ela não é necessária para o processamento da funcionalidade de certificado. Logo que a SAP Note for liberada definitivamente, avisarei aqui.

      Att,

      Samuel Armbrust

      Author's profile photo Eduardo Nicolau Bermudez Larrion
      Eduardo Nicolau Bermudez Larrion

      Qdo a SPANOTE estiver liberada me avise, se quiser abro um ticket tambem!

      Quanto ao SP que perguntei não te preocupa, pois fiz a nota no GRC mesmo, é trabalhosa, mas é tranquila.

       

      Edu

      Author's profile photo Eduardo Nicolau Bermudez Larrion
      Eduardo Nicolau Bermudez Larrion

      Abri o ticket ID do caso: 440880 / 2023, para ver se é possível liberar a Pilot SAP Note 3099051 para mim também.

       

      Abs.

      Edu