Skip to Content
Product Information
Author's profile photo Rodolfo Felipe Celante

TDF: EFD-Reinf 2.1.1 – Novidades no Pré-processamento

Do you want to read this in English? Click here.

Olá.

Neste blog post iremos mostrar todas as novidades na transação EFD-Reinf Pré-processamento (/TMF/REINF_PRE_PROC). Antes de continuar essa leitura, caso não conheça ou não se recorde das funcionalidades existentes no pré-processamento, convido para a leitura do blog TDF-EFD-Reinf: pré-processamento dos eventos R2010 e R2020 para relembrar os detalhes da transação até agora.

 

Pré-requisitos

Você deve ter o Support Package 17 do TDF instalado e atualizado conforme lista de notas de pré-requisitos para a instalação da SAP note:

 

Parâmetros de tela

Para suportar os eventos da série R-4000, a transação teve alguns campos e funcionalidades adicionadas. Veja na figura abaixo:

Figura 1
Tela de seleção atualizada para a transação EFD-Reinf Pré-processamento.

 

  • Parâmetro Ledger: Anteriormente mencionado no blog TDF EFD-Reinf 2.1.1 – Conhecendo a tabela Lançamentos de Rendimento/Pagamentos com Retenção, foi incluído aqui com o mesmo propósito de permitir a seleção do livro fiscal ativo. O parâmetro se torna obrigatório quando é selecionado o valor R-4000 no parâmetro Tipos de Evento para o Pré-processamento.
  • Parâmetro Tipos de Evento para o Pré-processamento: Para facilitar a usabilidade de quem utiliza, a transação EFD-Reinf Pré-processamento pode ser utilizada tanto para os eventos da série R-2000 e R4000, mais especificamente falando de R-2010, R-2020 e R-4000.
Figura 2
Valores possível para o campo Tipos de Eventos para o Pré-procesamento.

 

  • Parâmetro Detalhes do Log: Toda a interface de log do pré-processamento foi melhorada para trazer as informações necessárias de acordo com o tipo de evento gerado. Selecionando “Todas as mensagens”, o pré-processamento irá exibir todas as mensagens retornadas da execução do processo. Será possível ver as seções, Itens Processados – Detalhes e Itens não Processados – Detalhes.
Figura 3
Exemplo de resultado da seção Itens Processados – Detalhes.

 

Se a opção “Somente mensagens de erro” for selecionada, como o nome diz, serão exibidas somente as mensagens de erro retornadas no processo.

Figura 4
Exemplo de resultado da seção Itens não Processados – Detalhes.

 

Para finalizar essa primeira parte do blog, segue a combinação dos parâmetros para geração de cada evento.

Parâmetros para os eventos da série R-2000

  • Empresa
  • Filial
  • CNPJ
  • Período
  • Tipos de Eventos para Pré-processamento (R-2010 ou R-2020)

Parâmetros para os eventos da série R-4000

  • Empresa
  • Filial
  • Período
  • Ledger
  • Tipos de Eventos para Pré-processamento (R-4000)

 

Processamento

O processamento para os eventos R-2010 e R-2020 não sofreu nenhuma alteração do que já havia sido entregue. Caso tenha dúvidas de como funciona, clique aqui.

Para os eventos da série R-4000, antes de processá-los, acesse os blogs TDF: EFD-Reinf 2.1.1 – Análise de Cenário e TDF: EFD-Reinf 2.1.1 – Como Determinar a Natureza de Rendimento para entender todos os detalhes que serão levado em conta neste processamento.

Como explicado no primeiro blog do pré-processamento, o processamento permitido continua sendo somente por execução em background devido ao volume de dados manipulado aqui.

Você deve executar o pré-processamento uma vez para cada um dos tipos de eventos suportados pela transação, caso tenha esses cenários na sua empresa.

Pegando como exemplo a primeira figura (que exibe possíveis parâmetros para geração de eventos da série R-4000), como resultado de processo, os dados processados serão colocados na tabela /TMF/D_LCTORENRT caso o parâmetro Modo Teste esteja desmarcado.

Todas informações de itens processados e não processados serão exibidas na tela, de acordo com o parâmetro Detalhes de Log escolhido.

Após os dados serem salvos na tabela /TMF/D_LCTORENRT, você pode gerar o evento direto no EFD-Reinf Report (/TMF/REINF). Caso não conheça esse processo, acesse TDF-EFD-Reinf: solução para geração e envio dos eventos.

 

BAdI Reinf Pré-processamento

Como mencionado antes, a transação do pré-processamento foi estendida para geração dos eventos da séria R-2000 e R-4000. Para a série R-4000, é possível implementar uma lógica de negócio através do método MODIFY_LANC_REND_PAG_RETENCOES na BAdI /TMF/BADI_REINF_PRE_PROC.

Esse é último ponto do pré-processamento antes que os dados sejam gravados em tabela. É possível alterar os dados no parâmetro CT_LCTORENRT para determinar o que será gravado. Todos os campos da tabela /TMF/D_LCTORENRT podem ser modificados aqui.

 

Dúvidas

Nesta seção colocamos algumas respostas para alguns questionamentos comuns que podem ocorrer:

  • Por que os eventos da série R-2000 (R-2010 e R-2020) estão definidos e os da série R-4000 não?

Devido à complexidade dos cenários para esta série de eventos, não é possível determinar a nível de parâmetro de tela. Porém, conforme a leitura dos dados que será feito, o pré-processamento irá determinar eventos R-4010 ou R-4020.

  • Não posso gerar R-4040 ou R-4080 através do pré-processamento?

De forma standard no pré-processamento, não. Em outras palavras, não sem implementar a BAdI mencionada acima. No entanto, se você identificou cenários no seu ambiente que precisam criar eventos R-4040 e R-4080, você pode implementar a BAdI e incluir sua regra de negócio para isso.

Lembrando que os eventos da série R-4000 são definidos através do campo CAT_LCTO na tabela /TMF/D_LCTORENRT. Clique aqui para saber mais.

No próximo blog, irei entrar em detalhes dos cenários suportados pelo pré-processamento para a série R-4000.

Gostaríamos muito de saber o seu feedback. Deixe seu comentário abaixo caso tenha alguma dúvida ou sugestão para um próximo post. E não esqueça de seguir a tag SAP Tax Declaration Framework for Brazil aqui na SAP Community para ficar ligado nas últimas notícias sobre o Tax Declaration Framework (TDF).

Além dos comentários, você pode entrar em contato conosco através da plataforma Customer Influence. Lá você pode propor ideias para melhorar o nosso produto, votar em outras ideias já lançadas e acompanhar ideias em implementação.

 

Até a próxima!

Rodolfo Felipe Celante

Time de desenvolvimento do TDF

#SAPGoGlobal #SAPLocalization

Assigned Tags

      1 Comment
      You must be Logged on to comment or reply to a post.
      Author's profile photo Lindolfo Martins dos Santos
      Lindolfo Martins dos Santos

      Olá Rodolfo,

       

      Vamos utilizar a BADI do pré-processamento para determinar o conteúdo do campo Natureza do Rendimento.

      Entretanto os parâmetros desta BADI são poucos, na verdade só a tabela /TMF/D_LCTORENRT. 

      A lógica que vamos implementar é baseada na categoria e código de imposto retido e campo NBM da Nota Fiscal.

      Nossa dúvida é se a BADI ainda vai ser alterada para receber como parâmetros os dados da NF e do lançamento contábil ou não.

      Se não tivermos esses dados sendo passados diretamente para a BADI teremos que implementar uma lógica mais complexa na qual vamos ter que acessar esses dados de outra forma, deteriorando a performance.

       

      Att.

      Lindolfo