Financial Management Blogs by SAP
Get financial management insights from blog posts by SAP experts. Find and share tips on how to increase efficiency, reduce risk, and optimize working capital.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
rodolfo_celante
Employee
Employee

Do you want to read this in English? Click here.



Olá.

Neste blog post iremos mostrar todas as novidades na transação EFD-Reinf Pré-processamento (/TMF/REINF_PRE_PROC). Antes de continuar essa leitura, caso não conheça ou não se recorde das funcionalidades existentes no pré-processamento, convido para a leitura do blog TDF-EFD-Reinf: pré-processamento dos eventos R2010 e R2020 para relembrar os detalhes da transação até agora.

 

Pré-requisitos


Você deve ter o Support Package 17 do TDF instalado e atualizado conforme lista de notas de pré-requisitos para a instalação da SAP note:


 

Parâmetros de tela


Para suportar os eventos da série R-4000, a transação teve alguns campos e funcionalidades adicionadas. Veja na figura abaixo:
Figura 1

Tela de seleção atualizada para a transação EFD-Reinf Pré-processamento.

 

  • Parâmetro Ledger: Anteriormente mencionado no blog TDF EFD-Reinf 2.1.1 – Conhecendo a tabela Lançamentos de Rendimento/Pagamentos com Retenção, foi incluído aqui com o mesmo propósito de permitir a seleção do livro fiscal ativo. O parâmetro se torna obrigatório quando é selecionado o valor R-4000 no parâmetro Tipos de Evento para o Pré-processamento.

  • Parâmetro Tipos de Evento para o Pré-processamento: Para facilitar a usabilidade de quem utiliza, a transação EFD-Reinf Pré-processamento pode ser utilizada tanto para os eventos da série R-2000 e R4000, mais especificamente falando de R-2010, R-2020 e R-4000.


Figura 2

Valores possível para o campo Tipos de Eventos para o Pré-procesamento.

 

  • Parâmetro Detalhes do Log: Toda a interface de log do pré-processamento foi melhorada para trazer as informações necessárias de acordo com o tipo de evento gerado. Selecionando “Todas as mensagens”, o pré-processamento irá exibir todas as mensagens retornadas da execução do processo. Será possível ver as seções, Itens Processados – Detalhes e Itens não Processados – Detalhes.


Figura 3

Exemplo de resultado da seção Itens Processados – Detalhes.

 

Se a opção “Somente mensagens de erro” for selecionada, como o nome diz, serão exibidas somente as mensagens de erro retornadas no processo.
Figura 4

Exemplo de resultado da seção Itens não Processados – Detalhes.

 

Para finalizar essa primeira parte do blog, segue a combinação dos parâmetros para geração de cada evento.

Parâmetros para os eventos da série R-2000



  • Empresa

  • Filial

  • CNPJ

  • Período

  • Tipos de Eventos para Pré-processamento (R-2010 ou R-2020)


Parâmetros para os eventos da série R-4000



  • Empresa

  • Filial

  • Período

  • Ledger

  • Tipos de Eventos para Pré-processamento (R-4000)


 

Processamento


O processamento para os eventos R-2010 e R-2020 não sofreu nenhuma alteração do que já havia sido entregue. Caso tenha dúvidas de como funciona, clique aqui.

Para os eventos da série R-4000, antes de processá-los, acesse os blogs TDF: EFD-Reinf 2.1.1 – Análise de Cenário e TDF: EFD-Reinf 2.1.1 – Como Determinar a Natureza de Rendimento para entender todos os detalhes que serão levado em conta neste processamento.

Como explicado no primeiro blog do pré-processamento, o processamento permitido continua sendo somente por execução em background devido ao volume de dados manipulado aqui.

Você deve executar o pré-processamento uma vez para cada um dos tipos de eventos suportados pela transação, caso tenha esses cenários na sua empresa.

Pegando como exemplo a primeira figura (que exibe possíveis parâmetros para geração de eventos da série R-4000), como resultado de processo, os dados processados serão colocados na tabela /TMF/D_LCTORENRT caso o parâmetro Modo Teste esteja desmarcado.

Todas informações de itens processados e não processados serão exibidas na tela, de acordo com o parâmetro Detalhes de Log escolhido.

Após os dados serem salvos na tabela /TMF/D_LCTORENRT, você pode gerar o evento direto no EFD-Reinf Report (/TMF/REINF). Caso não conheça esse processo, acesse TDF-EFD-Reinf: solução para geração e envio dos eventos.

 

BAdI Reinf Pré-processamento


Como mencionado antes, a transação do pré-processamento foi estendida para geração dos eventos da séria R-2000 e R-4000. Para a série R-4000, é possível implementar uma lógica de negócio através do método MODIFY_LANC_REND_PAG_RETENCOES na BAdI /TMF/BADI_REINF_PRE_PROC.

Esse é último ponto do pré-processamento antes que os dados sejam gravados em tabela. É possível alterar os dados no parâmetro CT_LCTORENRT para determinar o que será gravado. Todos os campos da tabela /TMF/D_LCTORENRT podem ser modificados aqui.

 

Dúvidas


Nesta seção colocamos algumas respostas para alguns questionamentos comuns que podem ocorrer:

  • Por que os eventos da série R-2000 (R-2010 e R-2020) estão definidos e os da série R-4000 não?


Devido à complexidade dos cenários para esta série de eventos, não é possível determinar a nível de parâmetro de tela. Porém, conforme a leitura dos dados que será feito, o pré-processamento irá determinar eventos R-4010 ou R-4020.

  • Não posso gerar R-4040 ou R-4080 através do pré-processamento?


De forma standard no pré-processamento, não. Em outras palavras, não sem implementar a BAdI mencionada acima. No entanto, se você identificou cenários no seu ambiente que precisam criar eventos R-4040 e R-4080, você pode implementar a BAdI e incluir sua regra de negócio para isso.

Lembrando que os eventos da série R-4000 são definidos através do campo CAT_LCTO na tabela /TMF/D_LCTORENRT. Clique aqui para saber mais.

No próximo blog, irei entrar em detalhes dos cenários suportados pelo pré-processamento para a série R-4000.

Gostaríamos muito de saber o seu feedback. Deixe seu comentário abaixo caso tenha alguma dúvida ou sugestão para um próximo post. E não esqueça de seguir a tag SAP Tax Declaration Framework for Brazil aqui na SAP Community para ficar ligado nas últimas notícias sobre o Tax Declaration Framework (TDF).

Além dos comentários, você pode entrar em contato conosco através da plataforma Customer Influence. Lá você pode propor ideias para melhorar o nosso produto, votar em outras ideias já lançadas e acompanhar ideias em implementação.

 

Até a próxima!

Rodolfo Felipe Celante

Time de desenvolvimento do TDF

#SAPGoGlobal #SAPLocalization
2 Comments