CRM and CX Blogs by SAP
Stay up-to-date on the latest developments and product news about intelligent customer experience and CRM technologies through blog posts from SAP experts.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
victorsilva
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert
Você utiliza tudo que o SAP Sales Cloud tem para oferecer? É possível que você esteja vendo somente a ponta do iceberg.

A adoção do CRM dificilmente será completa no primeiro go-live do projeto. Muitos projetos também iniciam com um escopo pequeno e algumas funcionalidades requerem um nível de maturidade avançado para sua adoção. Por esses e outros motivos é importante definir um Plano de Adoção.


Neste exemplo iniciamos a Digitalização de atividades de vendas, com foco em iniciar a gestão de clientes e vendas no CRM. Aqui iniciamos a estruturação dos ciclos e atividades de venda. Funcionalidades como a integração com Microsoft Teams e Microsoft Outlook podem ser ótimas maneiras de acelerar a adoção desta fase.

A Integração dos Processos de Venda faz com que usuários possam não somente registrar suas atividades diárias, como também finalizar suas vendas e visualizar seus indicadores de performance no CRM. Esta fase normalmente é esperada já no primeiro go-live do projeto, muitas vezes pedidos até podem ser recebidos desde o dia 1, mas a verdade é que a jornada de adoção está só iniciando.

Foque na Usabilidade para ter usuários engajados na aplicação. Veja nosso Usability Handbook onde detalhamos melhores práticas de usabilidade no SAP Sales Cloud (em breve apresentaremos este Laboratório de Adoção em português), para empoderar usuários a adaptarem seu CRM e utilizarem ferramentas as vezes escondidas.

A Gestão proativa de vendas requer o empoderamento das equipes de vendas para que possam, com o conhecimento da solução, planejar suas atividades e gerenciar um funil de vendas completo no CRM. Evoluções na Visão 360 de Clientes podem entregar melhores insights às equipes de vendas.

Equipes de vendas querem receber insights da aplicação. Para auxiliar no desenvolvimento destes insights, apresentamos um Laboratório de Adoção (em português) criando relatórios e dashboards no SAP Sales Cloud. Temos também este blog sobre Criação de KPIs. Usuários chaves podem ter acesso à estas ferramentas e maximizar a adoção em suas equipes.




 

Aqui temos a adoção inicial do SAP Sales Cloud, utilizando funcionalidades que facilitem o processo de vendas e a geração de insights à usuários e equipes. Porém ainda há muito a ser explorado. Cada negócio tem os seus objetivos e desafios, por isso cada equipe deve definir suas prioridades no Plano de Adoção da ferramenta.

Algumas das funcionalidades de próximo nível estão no Intelligent Sales Add-On:

  • Customer Insights (Insights de Clientes): Entenda seus clientes com uma visão 360 otimizada e receba recomendações para melhor Experiência do Cliente.

  • Relationship Intelligence (Inteligência de Relacionamento): Entenda o nível de relacionamento com seus clientes e contatos, veja suas atividades, identifique contatos chave e quem tem o melhor relacionamento com eles.

  • Guided Selling (Venda Guiada): Apoia equipes a identificarem as melhores oportunidades para engajar, com insights baseados em análise histórica e Machine Learning, e sugere ações que facilitem o relacionamento com os clientes.

  • Intelligent Forecast (Previsão de Vendas): Aumente a inteligência em vendas com a análise do funil de vendas e melhor previsão com análise histórica. A UX permite uma fácil alteração da previsão com análise “E se...”.



A introdução de inteligência artificial com Machine Learning pode maximizar a adoção em alguns cenários:

  • Deal Intelligence (Inteligência de Oportunidades): Utiliza a análise histórica de vendas para definir uma pontuação das oportunidades e prever quais tem maior chance de serem ganhas ou risco de serem perdidas.

  • Leads Intelligence (Inteligência de Leads): Utiliza o histórico de leads para definir um modelo preditivo para identificar as melhores leads para os vendedores e sugere ações para conversão.

  • Product Recommendation (Recomendação de Produtos): Utiliza o histórico de cotações e oportunidades para prever quais produtos o cliente pode estar interessado.



 

Para apoiar a adoção da ferramenta, buscamos criar conteúdos que possam ajudar na sua jornada com o SAP Sales Cloud, veja:

 

Agora me conte nos comentários, qual assunto você gostaria de ver nos próximos Laboratórios de Adoção?