Enterprise Resource Planning Blogs by SAP
Get insights and updates about cloud ERP and RISE with SAP, SAP S/4HANA and SAP S/4HANA Cloud, and more enterprise management capabilities with SAP blog posts.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
guilherme_rech
Explorer


Olá pessoal,

Com a criação da nova versão S-1.1 BETA rev. do eSocial, publicada em 28/07/2022, e cuja implementação no ambiente produção ocorre em 16/01/2023, se faz necessária a configuração do novo layout para a correta geração dos eventos.

Neste blog post vamos reforçar a importância da configuração correta e consistente das diferentes versões do layout do eSocial. Falaremos também sobre o momento correto da troca versão, para que a transição ocorra de forma harmoniosa e sem efeitos colaterais indesejados.

 

Configuração da versão do layout

Para configurar a versão do layout do eSocial você deve acessar a transação SM30 e editar a view Valores de cliente para opções de configuração (V_T5F99K2). Há duas opções para a configuração do layout:

  • ESOCIAL: VERSÃO DE LAYOUT DOS EVENTOS (EFDLV ).

  • ESOCIAL: VERSÃO DE LAYOUT DE EVENTOS SST (SSTLV). Esta opção é exclusiva para eventos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST).


Cada entrada na view V_T5F99K2 define que uma determinada versão do layout é válida para um determinado período de tempo e para uma das duas opções acima.

Exemplo:


Configuração da V_T5F99K2 não delimitada e com apenas uma versão


 

Troca da versão do layout

Para configurar uma nova versão do layout, você deve delimitar a entrada já configurada indicando a data a partir da qual a nova versão do layout será válida.

Exemplo:


Configuração da V_T5F99K2 delimitada e com mais de uma versão


IMPORTANTE:

É de extrema importância que, ao configurar uma nova versão, a configuração das versões prévias sejam mantidas inalteradas. Caso uma versão anterior seja excluída, o sistema irá gerar, dentre outros efeitos colaterais, eventos de exclusão e retificações indevidas, a depender do evento que você estiver gerando.

Por fim, recomendamos que a troca de versão seja realizada sempre ao final de uma competência, a fim de evitar que sejam gerados e enviados, dentro de um mesma competência, eventos com versões de layout diferentes.

 

 

Gostou desse post? Dê um Like e compartilhe o conteúdo com seus colegas.

Fiquem à vontade para deixar um feedback, comentário ou pergunta sobre este Blog post no espaço abaixo. E não esqueçam de seguir a tag HCM Payroll Brazil na SAP Community para ficarem ligados nas últimas notícias.

Um abraço,

Guilherme Rech