Enterprise Resource Planning Blogs by Members
Gain new perspectives and knowledge about enterprise resource planning in blog posts from community members. Share your own comments and ERP insights today!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
ksilvia
Explorer

Olá, nesse post abordo de forma rápida e simples como utilizar a transação MASS para atualizar objetos em massa.


Essa transação é extremamente útil para suprir de forma eficiente a correção ou atualização de dados em um volume elevado.





OPÇÕES DE PREENCHIMENTO


Antes de iniciarmos, existem duas formas de realizar a atualização de dados por essa transação:
• Manual: Informando os dados que precisam ser atualizados e os valores no próprio sistema - essa opção funciona melhor quando a intenção é modificar uma flag ou um valor fixo. Por exemplo: possuo 100 códigos de material e meu objetivo é ativar a flag LOF obrigatória para todos eles.
• File: Utilizando um arquivo excel contendo a relação de dados a serem atualizados - essa situação é recomendada para casos em que você possui valores que variam. Por exemplo: possuo 100 códigos de material e meu objetivo é determinar o campo Status do Material de acordo com um relatório que possui 10 status diferentes.


Para utilizar a segunda opção, é necessário que primeiro você tenha um arquivo base e que os dados estejam organizados por coluna, por exemplo:
- Coluna A: código do material
- Coluna B: novo status a ser atribuído


Você pode optar por inserir ou não as linhas de título para cada coluna.


Excel contendo os dados organizados por colunas








MÃOS NA MASSA


Passo 1: acesse a transação MASS, a tela abaixo será exibida e você deve selecionar o objeto que será atualizado e a variante (quando houver):


Seleção de Tipo de Objeto na tela inicial da transação


 

Passo 2: a tela abaixo será exibida, na aba Tabelas você verá todas as tabelas disponíveis de acordo com o objeto selecionar, e na aba Campo todos os campos destas tabelas são exibidos:


Seleção de Tabelas para o objeto


 

Nesse caso eu vou atualizar um campo específico, que é o Status do Material para Todos os Centros, então abri a aba Campos e procurei pelo nome técnico.
Localizado o campo/tabela que você objetiva atualizar, basta selecioná-los no checkbox da coluna à esquerda:


Pesquisa por um campo específico na aba Campos


 

Passo 3: para utilizar um arquivo como base, selecione a opção Importar dados de file. Caso você queira preencher de forma manual, basta Executar (F8), selecionar os dados e ir para o Passo 4.


Opção Importar dados de file


 

A tela abaixo será exibida, por meio dela é possível especificar se o seu arquivo possui ou não linhas de cabeçalho. Após selecionar as opções desejadas, execute:


Parâmetros de upload


 

Na próxima tela as colunas do seu arquivo serão carregadas para dentro do sistema, nessa etapa é necessário mapear as colunas correspondentes aos campos. Selecionar o ícone Atribuição:


Mapeamento das Colunas


 

Selecionar o campo correspondente para a coluna que está sendo atribuída:


Seleção do campo correspondente a coluna


 

Execute esse procedimento para todas as colunas do seu arquivo. Após feito isso, o status das colunas e atualizado para 'Coluna editada para aplicação'. Execute (F8).


Colunas do arquivo e Campos mapeados


 

Passo 4:


Caso tenha preenchido manualmente: informar o novo valor a ser atualizado na parte Valores Novos e selecionar o botão Efetuar modificação em massa. Os dados serão transferidos para a parte de baixo da tela com os novos valores. Para seguir basta Gravar (Ctrl+S).


Procedimento necessário apenas para preenchimento manual


 

Caso esteja utilizando arquivo como base: confira se os dados que serão atualizados estão de acordo. Para seguir basta Gravar (Ctrl+S).


Novos valores prontos para atualização


 

Aguarde o sistema carregar as alterações:


Aguardar o processamento


 

Passo 5: será exibido o log de execução das alterações realizadas. Nessa etapa é possível confirmar quantos registros foram processados, erros e confirmações. Lembre-se de sempre de conferir a atualização de dados também pela tabela (SE16N).


Log de atualização







 

Este é um post de uma série sobre Migração/Dados no S/4HANA, salve essa postagem e me siga para acompanhar as próximas postagens.


Caso tenha alguma dúvida, não hesite em comentar ou entrar em contato


Késsia Salazar


1 Comment
Labels in this area