Enterprise Resource Planning Blogs by SAP
Get insights and updates about cloud ERP and RISE with SAP, SAP S/4HANA and SAP S/4HANA Cloud, and more enterprise management capabilities with SAP blog posts.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 


Olá pessoal,

Recentemente entregamos uma nova solução para automatizar a geração de eventos de deleção para eventos S-1210 em alguns cenários específicos. Portanto, nesse blog post você encontra informações sobre quando e como utilizar o novo programa eSocial - Geração de eventos de deleção para retificar pgtos da v2.5 (RPU_PAYBR_EFD_INC_PAY_DELETION).

 

Pré-requisitos técnicos:

Você tem seu sistema devidamente configurado para gerar eventos e submeter para aprovação do governo brasileiro.


 

Quando utilizar

A partir do momento em que a versão S-1.0 entra em produtivo, existe a possibilidade de ser necessário retificar eventos que contenham informações de pagamento (S-1200/S-2299/S-2399) na nova versão que e foram enviados previamente na versão 2.5.

Nesses casos, podem existir eventos S-1210 na versão 2.5 que já foram enviados para o governo e que estão vinculado aos eventos que necessitam retificação. Esses eventos S-1210 precisam ser deletados da base do governo para que a retificação do evento de pagamento (S-1200/S-2299/S-2399) seja aceita.

Para ilustrar melhor o cenário, veja as figuras abaixo:


S-1200 e S-1210 salvos no layout 2.5



S-1200 atualizado no layout S-1.0


 

Como utilizar

O programa RPU_PAYBR_EFD_INC_PAY_DELETION tem como funcionalidade, dada uma seleção, buscar eventos S-1210 que se encaixem no cenário explicado na sessão anterior, e que necessitam deleção no ambiente do governo. Ao serem encontrados, é feita a geração de eventos de deleção para os respectivos eventos.

Portanto, o programa possui uma tela principal, onde é possível aplicar filtros de data, empregado, etc:


Tela de Filtros


Além dos filtros de Recursos Humanos aplicáveis, o programa possui dois modos de execução: Modo teste e Modo produtivo.

Para executar em modo produtivo, é necessário uma ação extra marcando a caixa de seleção "Modo Produtivo". Os eventos somente são salvos no sistema quando essa opção é marcada.

Após gerar os eventos de deleção, os mesmos são exibidos em tela conforme a seguinte imagem:


Eventos de deleção gerados


Importante: o programa automatiza apenas a geração dos eventos. Uma vez que eles estejam gerados eles ainda precisam ser enviados da forma tradicional.

 

Gostou desse post? Dê um Like e compartilhe o conteúdo com seus colegas.

Fique à vontade para deixar um feedback, comentário ou pergunta no espaço abaixo. E não esqueçam de seguir a tag HCM Payroll Brazil na SAP Community para ficarem ligados nas últimas notícias.

 

Um abraço,

Eduardo Pedersetti José

Time de HCM Brasil e eSocial