Enterprise Resource Planning Blogs by Members
Gain new perspectives and knowledge about enterprise resource planning in blog posts from community members. Share your own comments and ERP insights today!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Marssel700
Active Contributor
Eu vou falar para vocês dos cinco maiores desafios que um profissional do SAP vai encontrar ao entrar na carreira S/4HANA. Sabemos das grandes vantagens que possuímos ao atuar na mais nova versáo do sistema, porém pouco se sabe qual é o preço que temos que pagar.



Novas Configurações

Você vai ter que aprender primeiramente novas configurações. Alguns módulos como o Finance tem mais novas configurações em relação a outros componente, mas independente da sua área de atuação sempre tem um ponto a mais para você conhecer adicionalmente. Sempre tem uma configuração melhorada ou característica.

Nova Experiência de usuário FIORI

Fiori é uma experiência de usuário novinha em folha. Temos dentro do Fiori dois tipos de aplicativos, aplicativos SAPGUI, que são identicos às transações anteriores, e os aplicativos SAP UI5 com uma característica toda redesenhada onde você vai ter que reaprender a mexer no aplicativo. A estrutura e o desenho da tela são outros e você tem que adquirir dinâmica e passar a mexer no Fiori daqui pra frente.

Melhorias nas transações SAPGUI

Existe um aperfeiçoamento de transações existentes no SAP S/4HANA on premise, onde o SAPGUI é acessado assim como o FIORI para rodar as soluções. Estas Transações também estão aperfeiçoadas com novas funcionalidades. Também existem novas transações como novas tarefas. Até mesmo transações que foram descontinuadas e encontra-se obsoletas. E esse esse é um trabalho que teremos dentro de uma realidade de projeto.

Nova Metodologia de Projeto

A nova metodologia de projetos, SAP Activate, você possui algumas etapas adicionais com o conhecimento Best Pratics, Scrum e Sprints. Você vai ter que ter um bom conhecimento para ter noção e cumprimento das suas entregas durante o projeto.

Melhoria nos perfís profissionais

A melhoria dos perfis profissionais terão que possuir algo que vai além da parte técnica do compoenente ou módulo que você conhece. Tudo tem a ver na capacidade de lidar com os desafios. Lidar com as pessoas da equipe de projetos, do cliente e da gestão. Os profissionais passarão a serem mais exigidos em montagem de treinamentos em workshops. Você vai ter que ter poder de convencimento e para isso precisará conhecer bem a solução SAP Standard definda no Best Practices. A capacidade de treinamento e passagem de conhecimento de uma maneira adequada é um conhecimento que você vai ter que possuir dentro da perspectiva de consultor. Na condição de usuário ou de gestor você também não vai fugir muito disso. Vai ter que ter a capacidade de entender seu processo de negócio dentro do sistema. Isso é um novo nível de exigência a gente tá tendo no mercado com vários impactos dentro dos grandes projetos.

 

Saiba mais sobre metodologias e soluções do S/4HANA nos links abaixo:

12 aulas com 15 horas de treinamento gratuito.

7 aulas com 10 horas de treinamento gratuito.

 

Não deixe de assistir o vídeo com os comentários completos deste assunto.

Até o próximo blog.
Labels in this area