Enterprise Resource Planning Blogs by Members
Gain new perspectives and knowledge about enterprise resource planning in blog posts from community members. Share your own comments and ERP insights today!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
SAP ACM Agricultural Contract Management - DPQS

SAP ACM Gerenciamento de Contratos Agrícolas - PQPD



Neste blog vou fazer uma abordagem de uma das principais funcionalidades e benefícios do módulo ACM.

 

DPQS - Discount Premium Quality Schedule

PQPD - Programação de Qualidade de Premio ou Desconto


Calador retirando amostras da carga


Como acontece na prática:



Existem alguns aspectos e características de qualidade que são avaliadas quando se tratamos de uma commodity, dentro de uma negociação de commodity alguns pontos de qualidades são definidos, afim de atestar a padronização no que se refere a qualidade.

Quando há um recebimento de uma carga de commodity é realizado uma análise das características do produto, a partir desta análise são apuradas valores destas características analisadas que definem se a qualidade do produto está de acordo com a padronização definida pela empresa em contrato entre as duas partes.

 

Vou citar um exemplo da SOJA:



Quando há um recebimento de SOJA, essa carga é classificada, ou seja, é retirado uma amostra do produto que está no caminhão geralmente por um equipamento chamado calador, para que se possa analisar características específicas do produto. As principais características analisadas são: UMIDADE, AVARIADOS, IMPUREZA, ESVERDEADOS. Após realizado esta análise é aplicado um prêmio ou um desconto de acordo com os valores medidos.

 

Desconto ou Prêmio:

De acordo com parâmetros pré-definidos em tabela, após executado análise é possível aplicar um desconto ou prêmio em peso ou valor.

 

Agora vamos trazer isso pra dentro do sistema SAP!!!

 

Mas o que é DPQS/PQPD?



DPQS - Discount Premium Quality Schedule

PQPD - Programação de Qualidade de Premio ou Desconto

 

Nada mais é que uma programação (tabela) de qualidade de prêmio ou desconto que nela são definidas características que irão ser analisadas para uma mercadoria, determinando valores aceitáveis e ranges de valores que irão definir se haverá um prêmio ou um desconto. Em outras palavras o sistema utiliza uma tabela PQPD para analisar a qualidade de uma carga, definir e determinar se um carregamento tem uma qualidade aceitável (dentro do padrão) ou se deve calcular os descontos ou prêmios relevantes para a operação.

Após o registro da análise dos resultados das características os descontos ou prêmios são aplicados após o processo de liquidação.

 

Para realizar o cadastro de uma programação é necessário seguir a seguinte estrutura:

 

Programação de Volume:



Na programação de volume iremos definir quais são as características aplicáveis em relação à volume, ou seja, é utilizado para determinar se uma quantidade de uma carregamento deve ser ajustado como base no valor de uma característica.

Nessa programação de volume você pode determinar o range de desconto que deseja aplicar:


Programação de Volume


Pegando o exemplo acima, selecionamos a característica UMIDADE e nela determinamos que valores analisados de 0,00 à 14,09 não haverá desconto, já no range de valores de 14,10 até 14,59 haverá uma redução (desconto peso) de 0,75 % e por aí vai para os outros valores.

 

Programação de Valor:



Na programação de valor iremos definir quais são as características aplicáveis em relação à valor, ou seja, é utilizado para determinar se o valor de um carregamento deve ser ajustado como base no valor de uma característica.

Nessa programação de valor você pode determinar o range de desconto que deseja aplicar:


Programação de Valor


Pegando o exemplo acima, selecionamos a característica SAFRA e nela determinamos que valores analisados dependentes de Safra terão um prêmio de acordo com o ano safra. Veja que no exemplo acima se eu tiver uma carga com a safra 19/20 o sistema irá aceitar essa carga e ainda irá aplicar um prêmio no valor de 0,04 BRL por KG. Isso pode ser definido também para haver um desconto de valor dependendo da característica à ser analisada.

A tabela de programação PQPD é um dado mestre dentro do sistema, e antes de fazer a liberação do uso da tabela ou até após é possível fazer simulações para atestar que a tabela está se comportando de maneira adequada, para isso basta selecionar a opção de Simular PQPD e verificar se o resultado dos ajustes estão de acordo:


Simulação da programação


Esta opção de simulação está disponível tanto para uma programação de volume quanto na de valor.

A funcionalidade da tabela PQPD é essencial e de grande valor para operação, pois ela além de realizar todos os cálculos de ajustes de quantidade e valor ela permite uma operação com maior confiabilidade e segurança para o negócio, podendo já serem pré-definidas e associadas aos contratos de ACM.
Labels in this area