Skip to Content
Product Information
Author's profile photo Carolina Hefler

TDF: Preenchendo o campo Indicador da Natureza do Frete na EFD Contribuições

Olá pessoal!

Neste blog post, vou comentar sobre o campo Indicador da Natureza do Frete Contratado (IND_NAT_FRT) do relatório EFD Contribuições, que já pode ser preenchido utilizando o processo standard, sem a necessidade de replicação das tabelas.

Para dar um contexto, o campo Indicador da Natureza do Frete Contratado não existia no processo standard de preenchimento de documentos fiscais e, como é um campo obrigatório para os registros D101 e D105, era necessário replicar as tabelas para que o arquivo fosse gerado com estas informações.

A partir da implementação do Support Package 15 do TDF e as notas de pré requisito, o campo Indicador da Natureza do Frete Contratado passará a estar disponível na tela da nota fiscal, e a integração com o TDF também já estará pronta.

SAP Note 2909827 – Enablement of IND_NAT_FRT for CT-e scenarios

 

Campo%20Indica%E7%E3o%20da%20Natureza%20do%20Frete%20est%E1%20dispon%EDvel%20na%20aba%20do%20item%20na%20nota%20fiscal

Campo Indicação da Natureza do Frete está disponível na aba do item na nota fiscal

Com isso, não será mais necessária a replicação das tabelas dos documentos de transporte para preencher este único campo.

Espero que isso seja útil e, se tiverem dúvidas, mandem aqui nos comentários ou entrem em contato com o nosso suporte!

Um abraço e até a próxima.

Carolina Hefler

Time de desenvolvimento TDF

________________________________________________________________________________

Hi everyone!

In this blog post, I will talk about the Freight Nature Indicator (IND_NAT_FRT) field of the EFD Contribuições report, which can be filled in using the standard process for some time already, without the need of the replication of the tables.

The Freight Nature Indicator field did not exist in SAP’s standard process of filling in fiscal documents. However, as it is a mandatory field for registers D101 and D105, it was necessary to replicate the tables so that the file was generated with this information.

From the implementation of the Support Package 15 of TDF and the prerequisite Notes, the Freight Nature Indicator field will be available in the fiscal document screen. Its mapping for TDF will be done as well.

The%20Freight%20Nature%20Indicator%20field%20is%20available%20on%20the%20Item%20tab%20of%20the%20fiscal%20document

The Freight Nature Indicator field is available on the Item tab of the fiscal document

 

Thus, the replication of the tables of the transport documents will no longer be necessary to fill in this single field.

I hope this will be useful for you. In case you have any doubts, send them here in the comments section or get in touch with our support!

Best wishes and till next time,

Carolina Hefler

TDF Development Team

Assigned tags

      5 Comments
      You must be Logged on to comment or reply to a post.
      Author's profile photo Renan Correa
      Renan Correa

      Oi Carolina,

      Já estamos utilizando essa funcionalidade em produção no SP14 do TDF (via nota 2945986) e gostamos da novidade. Porém, na parte do ERP, a solução ainda é limitada e tivemos que fazer um enhancement na criação dos CT-e's para preencher os dados de acordo com a necessidade do negócio ( manualmente ou BAdi ADD_DATA não atende a maioria dos requisitos dos clientes ).

      Abrimos uma idéia de melhoria no customer influence em relação a este tópico também ( apesar de saber que a limitação está no ERP agora ):  https://influence.sap.com/sap/ino/#/idea/258060

      att,

      Renan Correa

       

      Author's profile photo Eduardo Kyono
      Eduardo Kyono

      Renan

       

      Vamos fazer um exercicio para facilitar por que não determinamos automaticamente. Pode ser?

      No transporte voce está com os seguintes documentos:

      1. uma nota de devolução de compra
      2. uma nota de transferencia
      3. uma nota de venda para consumidor final
      4. uma nota de venda equiparada a exportação
      5. uma nota de venda normal

      Neste cenário hipotético o que tu esperaria que a SAP determinasse? Lembrando que um CT-e pode ter uma única linha e vários documentos de mercadoria associado.

      Eu recomendo que tu participe das reuniões do SIG de Localização para acompanhar esses tipos de discussão, pois esse tema foi amplamente discutido na reunião de SIG de Localização e não houve um denominador comum

      O fato de voce conseguir preencher já no momento transacional entendemos que evita a necessidade de uso de shadow no TDF e trata o dado na origem.

       

      Grato

       

      Kyono

      Author's profile photo Renan Correa
      Renan Correa

      Oi Kyono,

      Tudo bem. Se você ler minha sugestão eu não peço nenhuma determinação automática. Estou tentando facilitar, eu não quero que a SAP determine nada porque eu sei que a SAP não tem como cobrir todos os cenários possíveis, eu apenas sugeri que a SAP crie uma interface com as informações relevantes para que os clientes façam a determinação por conta de acordo com suas regras de negócio, essa é a função das BAdI’s.

      Entregar um campo na BAdI sem o contexto necessário para preenchê-lo causa aumento de esforço para os clientes.

      Eu já preencho no momento transacional, concordo plenamente com esse approach, porém a BAdI ADD_DATA atualmente não serve de maneira ampla para esse caso e eu expliquei o motivo.

      Quando o método atual é chamado eu não tenho os dados das NF’s referenciadas passados para BAdI, ou seja, eu não sei qual as NF’s foram transportadas naquele CTe, porém essa informação já está no próprio CT-e.

      Nesse caso eu já fiz um desenvolvimento e resolvi o caso, dei uma sugestão para SAP de melhoria. Se vocês não concordam, OK. Porém, eu acho justo compartilhar com a SAP essas informações para melhorar o produto para todos.

      Renan Correa

       

      Author's profile photo Eduardo Kyono
      Eduardo Kyono

      Nesse caso deveria ser direcionado para NFe, nós em TDF não podemos fazer muito mais.

       

      Você teve um chamado ou algo do gênero para o componente de NFe?

      Author's profile photo Renan Correa
      Renan Correa

      Oi Kyono,

      Sim, já abri chamado explicando o cenário e me disseram para abrir uma sugestão de melhoria.

      Classifiquei a minha sugestão no influence do TDF como ERP enhancements ( MM/NFe de entrada não tem programa de influence).

      O TDF já tem BADI's no ERP ( BADI_ITMF_NF_FIELDS_DET ) que alteram dados da NF, apenas sugeri outra.

      Se não é possível por vocês, OK, a sugestão foi dada. Obrigado pelo contato.

      att,

      Renan Correa