Skip to Content
Personal Insights

SAP ACM Agricultural Contract Management

SAP ACM Agricultural Contract Management 

SAP ACM Gerenciamento de Contratos Agrícolas

 

Neste blog vou fazer uma abordagem geral das principais funcionalidades e benefícios do módulo ACM e suas integrações.

 

Mercado:

O mercado de commodities agrícolas seguem em constante crescimento e exigem uma cadeia de abastecimento complexa em diversos fatores e tem uma grande influência puxado pela demanda global e pelas condições de estoque, o clima regional, as condições de colheita e a flexibilidade e disposição de frete. As commodities agrícolas são negociadas, protegidas, armazenadas e especuladas em grande parte do mundo. As mercadorias seguem por diversas entidades desde a porteira pra dentro até a industrialização e finalmente chegando até o consumidor final.

Pegando como exemplo a soja que é uma cultura de grande importância mundial no que diz respeito à fonte de óleos e proteínas. Tendo como seus principais, maiores produtores e exportadores dessa cultura países como Brasil, Estados Unidos da América e Argentina. Estes países são responsáveis pelo maior volume de exportação mundial da commodity, e tendo como maiores e principais importadores os países como China, países da União Europeia e Japão.

Entrando mais no detalhe do processo de originação de commodities agrícolas, o produtor tem diversas opções na hora de realizar uma negociação. Ele pode escolher em negociar sua colheita para vários tipos de mercados, seja ele interno ou externo. O agricultor tem a possibilidade e a flexibilidade de decidir como deseja negociar sua colheita, podendo ser com um fechamento de contrato de forma antecipada à sua colheita, ou ainda aguardar a colheita e decidir armazenar em um armazém seja ele próprio ou de um terceiro aguardando um melhor momento, visando um preço mais atrativo para realizar a fixação (venda) da mercadoria armazenada.

O armazenamento em silos/armazéns tem um papel fundamental e estratégico no comercio agrícola, pois fornece uma vantagem neste comercio. Hoje a capacidade de estocagem destes produtos permite uma condição favorável aos comercializadores para que possam tomar uma decisão de escolher o melhor momento da a venda, assim obtendo maiores perspectivas de rentabilidade de acordo com o mercado, em outras palavras aguardar o momento de alta para vender ou manter estocado no momento de baixa.

 

Cadeia%20de%20processos

Cadeia de processos

 

Agora trazendo toda essa dinâmica para o sistema, a solução SAP Agricultural Contract Management ACM permite que a companhia controle e gerencie toda essa complexidade dos contratos originados na operação. Trata-se de uma solução SAP completa que oferece suporte end to end da operação, desde gerenciamento do ciclo de vida do contrato comtemplando a determinação de condições firmadas em contrato.

 

Arquitetura:

 

Arquitetura%20de%20sistema

Arquitetura de sistema

 

O comércio de commodities agrícolas como soja, milho, trigo e café é um negócio de nicho que possui condições altamente específicas.

Ainda falando do mercado do agronegócio como soja, milho, trigo e café entre outros que é uma área de negócio que exige algumas condições de comercialização muito específicas. Entrando mais no detalhe, existem diversos pontos de complexidade neste nicho de negócio como por exemplo:

 

Negociação:

Os comercializadores de commodities podem ter relações com diversos parceiros de negócios (clientes/fornecedores), diferentes modalidades de negociação (compra/venda fixa, à fixar, futuro), vários contratos criados e também negociação com diversos tipos de cultura. Ainda é possível ter negociações planejadas e não planejadas que devem ser atribuídas à um contrato.

Negocia%E7%E3o

Negociação

 

Formação de Preço:

Alguns complexos fatores podem influenciar na precificação de uma commodity como, mercado futuro (bolsa), basis e qualidade. Estes fatores influenciam na precificação e no ajuste de acordo com a qualidade entre outros.

 

Carga e Aplicação:

A carga é a entrada dos dados de carregamento de uma pesagem seja ela um proveniente de um recebimento ou expedição, com o registro dos dados de informações da carga: peso, valores de características de aplicação de desconto, validação de dados da carga com o termos definidos em contrato entre outros. A aplicação de contrato é o processo de vincular um item do documento de aplicação a um contrato comercial de determinação de preços. Em outras palavras o processo de aplicação de contrato vincula o documento de aplicação ao fluxo do contrato, mantendo toda a rastreabilidade dos dados.

Forma%E7%E3o%20de%20Pre%E7o

Formação de Preço

 

 

Liquidação: 

No processo de liquidação do contrato (pagamento) existem algumas operações que são inerentes ao negócio como por exemplo: antecipação de pagamento, fixação de preço, ajuste de preço com base na qualidade entre outros.

Liquida%E7%E3o

Liquidação

 

O SAP Agricultural Contract Management oferece suporte aos seguintes cenários de contrato de mercadoria para o Brasil:

  • Compra e Venda de commodities
  • Compra balcão (Spot)
  • Transferência entre empresas
  • Transferência entre centros
  • Back-to-back compra e venda
  • Washouts
  • Retornos e cancelamentos
  • Gerenciamento de despesas
  • Processos de armazenagem
  • Gerenciamento de Risco

 

A localização Brasil ainda inclui alguns processos referentes aos lançamentos da Nota Fiscal e processos específicos do Brasil:

  • Recebimento pessoa física
  • Recebimento particionado (split)
  • Suporte ao processo de Controle de Royalties
  • Operação triangular
  • Entrega futura
  • Ajustes físicos e financeiros

 

Be the first to leave a comment
You must be Logged on to comment or reply to a post.