Technology Blogs by Members
Explore a vibrant mix of technical expertise, industry insights, and tech buzz in member blogs covering SAP products, technology, and events. Get in the mix!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Objetivo deste post

O Objetivo deste post é apresentar como é possível adicionar campos em Apps standard Fiori utilizando a função “Ampliações da Fonte de Dados” através do app “Campos e Lógicas definidos pelo usuário” presentes das funções de extensibilidade do usuário. Mostra também como isso é realizado no back-end no momento em que a alteração é publicada

 

Resumo

Apps analíticos Standard são desenvolvidos através de CDS Views onde muitas vezes existe a necessidade de realizar customizações de acordo com solicitações dos usuários. Estender Views standard pode reduzir esforços de desenvolvimento, uma vez que o mesmo app Standard poderá ser utilizado, sem necessidade de criar um novo.

Pode se criar uma Extend View através de ferramentas de desenvolvimento, porém o intuito desse caso é mostrar como é possível realizar diretamente no Fiori.

Cenário de Aplicação

Vamos utilizar como exemplo o app “Ordens do Cliente – Dados Reais” cuja  CDS View de consulta C_SALESORDERQ2301 (2CCFISALESORDQ2301) ainda não possui o campo Centro de Custo (existente na modelagem das views inferiores). Utilizaremos as funções do fiori para acrescentar este campo na view



De forma standard, não temos o campo na consulta conforme busca a seguir :


Pré Requisitos

Realizar a configuração do app “Campos e Lógicas definidos pelo usuário” , mais informações no Link a seguir:

https://fioriappslibrary.hana.ondemand.com/sap/fix/externalViewer/#/detail/Apps('F1481')/S18OP

Ter as atribuições para acessar o app “Ordens do Cliente – Dados Reais”, mais informações no Link a Seguir :

https://fioriappslibrary.hana.ondemand.com/sap/fix/externalViewer/#/detail/Apps('F1582B')/S18OP

Realização

Para crir a extensão acessaremos o seguinte app “Campos e Lógicas definidos pelo usuário” na aba extensibilidade


Ao selecionar a aba “Ampliações de Fontes de Dados” clicar em “+”


Selecionar a fonte de dados do app, criar uma descrição e nome


Selecionar campo "Centro de Custo" + Gravar + Publicar


Aguardar Publicação


Pelo dicionário ABAP é possível verificar que a SQL View desta CDS está com um Append com o campo que estendemos pelo Fiori.


Utilizando o app analítico novamente


Conclusão

Através das opções de extensibilidade do S/4 HANA, podemos realizar customizações para atender diversos tipos de solicitação, podendo continuar aproveitando apps standard, que muitas vezes possuem recursos que são trabalhosos e custosos para se desenvolver do zero.


 
Labels in this area