Financial Management Blogs by Members
Dive into a treasure trove of SAP financial management wisdom shared by a vibrant community of bloggers. Submit a blog post of your own to share knowledge.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Karen
Active Participant
Assim como nas obrigações do Sped como a ECD e a ECF, as obrigações do eSocial, Sped-REINF e eFinanceira podem ser gerados de forma manual através dos templates de excel fornecidos pela solução SAP TDF. Para saber mais  acesse este blog: https://blogs.sap.com/2017/04/17/tdf-esocial-como-criar-eventos-usando-planilhas-de-excel/

O que na prática tenho visto é que alguns consultores estão utilizando este recurso para criar alguns registros pontuais, quando por algum motivo o evento não foi criado de forma standard ou até mesmo como uma opção para “facilitador do processo”, se bem, que o template de excel não é tão simples assim para ser preenchido...

Bom, daí quero te alertar para o seguinte: quando um evento nasce de forma manual utilizando o recurso do template do excel, por exemplo, toda sua interação com a solução será de forma manual também.

O que quero dizer com isto? Bom, para isto ficar claro, vamos a alguns casos fictícios para ilustrar a situação aqui descrita, utilizando o Sped REINF.

 
1- Gerei todos R-2010 e R-2020 de forma automática, e agora vou gerar o R-2099.

Neste cenário se executar o R-2099 pela /TMF/REINF o mesmo será gerado corretamente, respondendo o questionário de maneira certa, com ‘S’ para os dois eventos. Situação normal, todos recursos standard que você pode acompanhar estes blog: https://blogs.sap.com/2017/12/14/tdf-efd-reinf-por-onde-comecar/

 

2 - Gerei todos R-2010 de forma automática e os R-2020 por planilha excel.

No final do mês, vou gerar o R-2099: neste cenário se executar o R-2099 pela /TMF/REINF, o questionário será respondido com “S” apenas para o R-2010 e não para o R-2020. Isso porque no momento de gerar o R-2099 é considerado os eventos que foram gerados pela /TMF/REINF, e que estão gravados na tabela /TMF/D_R_EVENT, e no caso de um evento criado por planilha, o mesmo não passa por essa tabela (/TMF/D_R_EVENT). Portanto neste cenário, eu precisaria criar o R-2099 também por planilha excel.

 
3 - Gerei todos R-2010 e para do R-2020 de forma automática, e uma parte por planilha. No final do mês, vou gerar o R-2099.

Neste cenário se executar o R-2099 pela /TMF/REINF o mesmo será gerado corretamente, respondendo o questionário de maneira certa, com ‘S’ para os dois eventos, pois, parte do R-2020 passou pela tabela /TMF/D_R_EVENT.

 

Espero que esta dica que ajude, até a próxima,

Karen Rodrigues
1 Comment