Financial Management Blogs by Members
Dive into a treasure trove of SAP financial management wisdom shared by a vibrant community of bloggers. Submit a blog post of your own to share knowledge.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Karen
Active Participant
Ola pessoal!

Depois de muito tempo ausente da SAP Community, resolvi voltar compartilhando aqueles macetes e descobertas com a solução SAP TDF que aprendemos com a prática, ou seja, ao implementar a solução.

Como dizem: jogo é jogo, treino é treino...

Então vamos ao jogo, aquilo que não te falam e você precisa saber para não ter aquela surpresa no projeto e ainda, não ter a quem recorrer.

Hoje vamos falar de um problema que pode ter passado despercebido por alguns, mas que requer atenção e ajuste para que a ECD do seu cliente saia corretamente: a falta de lançamentos na obrigação.... quer saber mais... continue a leitura!

Uma das grandes mudanças no S/4HANA é a tabela ACDOCA, que incorpora em uma única tabela de itens de linha com estruturas de dados para vários componentes, como FI, AA, CO, CO-PA e ML.

Uma coisa que precisamos também saber, é que no S/4HANA, a tabela BSEG não contém mais todos os lançamentos contábeis, por exemplo:

- Transação de CO dentro da empresa, por exemplo. Alocações KB11, KB21, CO.

- Movimentos de material que contêm apenas itens estatísticos com valor zero (KSTAT = 'U')

- Avaliações em moeda estrangeira lançadas com FAGL_FCV ou usando os ajustes de moeda após o aplicativo FIORI (S4H 1610 ou posterior e sFIN 3.0 / sFIN oP 1605)

- Alocações contábeis (S4H 1610 ou posterior e sFIN 3.0 / sFIN oP 1605)

- Execução de lançamento de depreciação de ativos (AFAB, AFABN) com S4H 1809 e posterior.

- Avaliação em moeda estrangeira (transação FAGL_FCV) e conversão em moeda estrangeira (transação FAGL_FC_TRANS a partir do S4CORE 103).

- Avaliações e distribuições do Razão (transações FAGLGA15, FAGLGA35).

A lista completa dos processos de lançamento que não criam mais entradas BSEG estão listadas na nota 2383115.

E onde ficam estes lançamentos então? Na tabela ACDOCA.

 

Bom até aqui tudo bem, mas vamos agora entender como o TDF lê os dados no ambiente:

Alguns lançamentos, que  constam somente na POSTING_FAGFLEXA,   não constam na tabela BSEG. Então, mesmo que a informação esteja na  VIEW ECC_ACC_POSTINGFAGLFLEXA ela precisa montar o JOIN com a VIEW J_ACC_DOC, e como não tem informação na BSEG, quando tenta montar o JOIN com a BKPF ele não encontra e não passa de nível, desprezando uma informação que deveria ser reportada na obrigação da ECD.

Pode ser que você tenha implementado a ECD num cenário de TDF com S/4HANA e me dizer que não teve este problema, e isto ocorre porque são contas de compensação que no final resultam em saldo zero.

Mas se for feito uma verificação por lançamento comparando dados do S/4HANA vcs ECD verificará que contas estarão faltando no TDF em seu registro correspondente I250 – Partidas do lançamento.

Entendi, mas qual seria a solução?

Para tratar os lançamentos referente a avaliações em moeda estrangeira há dois caminhos:

Implementar a BadI BADI_FINS_FCV_BSTAT da nota SAP 2670040, tratar as empresas que são relevantes para o TDF, no caso de um template global.

Se não há necessidade de filtrar empresas que receberão o tratamento, pode ser implementadao a a BADI ITMF_FILL_LANC_CONTABIL  da nota SAP 2821530.

 

Mas e se eu precisar tratar outros lançamentos que não são gravados na tabela BSEG?

A nota SAP 2400235, tras a possibilidade de implementar a badi BADI_FINS_ACDOC_BSTAT para criar dados na BSEG. Ao implementar este BAdI, você pode especificar se as entradas BSEG devem ser criadas. A implementação precisa gerar a exceção EX_UNSET_BSTAT_TO_INITIAL no método IF_BADI_FINS_ACDOC_BSTAT ~ EXCEPT_BSTAT_FOR_GLALLOC, se você desejar que as entradas BSEG sejam criadas.

Mas, esta BadI só para GL allocation.... e aí fica de fora lançamentos de CO e depreciação, por exemplo, ao qual você precisará desenvolver nas famosas tabelas shadow do TDF.

Agradecer a contribuição do renan.correa  e do arthur.nunes  pelas discussões e análise sobre o tema.

 

Fique atento a estas para que a geração da sua ECD saia completa e correta.

 

Espero que tenham gostado deste post e logo teremos outros na mesma linha!

Um abraço,

Karen Rodrigues
1 Comment