Skip to Content
Product Information

Vai implementar a ECD no TDF com S/4HANA? Então recomendo ler este post!

Ola pessoal!

Depois de muito tempo ausente da SAP Community, resolvi voltar compartilhando aqueles macetes e descobertas com a solução SAP TDF que aprendemos com a prática, ou seja, ao implementar a solução.

Como dizem: jogo é jogo, treino é treino…

Então vamos ao jogo, aquilo que não te falam e você precisa saber para não ter aquela surpresa no projeto e ainda, não ter a quem recorrer.

Hoje vamos falar de um problema que pode ter passado despercebido por alguns, mas que requer atenção e ajuste para que a ECD do seu cliente saia corretamente: a falta de lançamentos na obrigação…. quer saber mais… continue a leitura!

Uma das grandes mudanças no S/4HANA é a tabela ACDOCA, que incorpora em uma única tabela de itens de linha com estruturas de dados para vários componentes, como FI, AA, CO, CO-PA e ML.

Uma coisa que precisamos também saber, é que no S/4HANA, a tabela BSEG não contém mais todos os lançamentos contábeis, por exemplo:

– Transação de CO dentro da empresa, por exemplo. Alocações KB11, KB21, CO.

– Movimentos de material que contêm apenas itens estatísticos com valor zero (KSTAT = ‘U’)

– Avaliações em moeda estrangeira lançadas com FAGL_FCV ou usando os ajustes de moeda após o aplicativo FIORI (S4H 1610 ou posterior e sFIN 3.0 / sFIN oP 1605)

– Alocações contábeis (S4H 1610 ou posterior e sFIN 3.0 / sFIN oP 1605)

– Execução de lançamento de depreciação de ativos (AFAB, AFABN) com S4H 1809 e posterior.

– Avaliação em moeda estrangeira (transação FAGL_FCV) e conversão em moeda estrangeira (transação FAGL_FC_TRANS a partir do S4CORE 103).

– Avaliações e distribuições do Razão (transações FAGLGA15, FAGLGA35).

A lista completa dos processos de lançamento que não criam mais entradas BSEG estão listadas na nota 2383115.

E onde ficam estes lançamentos então? Na tabela ACDOCA.

 

Bom até aqui tudo bem, mas vamos agora entender como o TDF lê os dados no ambiente:

Alguns lançamentos, que  constam somente na POSTING_FAGFLEXA,   não constam na tabela BSEG. Então, mesmo que a informação esteja na  VIEW ECC_ACC_POSTINGFAGLFLEXA ela precisa montar o JOIN com a VIEW J_ACC_DOC, e como não tem informação na BSEG, quando tenta montar o JOIN com a BKPF ele não encontra e não passa de nível, desprezando uma informação que deveria ser reportada na obrigação da ECD.

Pode ser que você tenha implementado a ECD num cenário de TDF com S/4HANA e me dizer que não teve este problema, e isto ocorre porque são contas de compensação que no final resultam em saldo zero.

Mas se for feito uma verificação por lançamento comparando dados do S/4HANA vcs ECD verificará que contas estarão faltando no TDF em seu registro correspondente I250 – Partidas do lançamento.

Entendi, mas qual seria a solução?

Para tratar os lançamentos referente a avaliações em moeda estrangeira há dois caminhos:

Implementar a BadI BADI_FINS_FCV_BSTAT da nota SAP 2670040, tratar as empresas que são relevantes para o TDF, no caso de um template global.

Se não há necessidade de filtrar empresas que receberão o tratamento, pode ser implementadao a a BADI ITMF_FILL_LANC_CONTABIL  da nota SAP 2821530.

 

Mas e se eu precisar tratar outros lançamentos que não são gravados na tabela BSEG?

A nota SAP 2400235, tras a possibilidade de implementar a badi BADI_FINS_ACDOC_BSTAT para criar dados na BSEG. Ao implementar este BAdI, você pode especificar se as entradas BSEG devem ser criadas. A implementação precisa gerar a exceção EX_UNSET_BSTAT_TO_INITIAL no método IF_BADI_FINS_ACDOC_BSTAT ~ EXCEPT_BSTAT_FOR_GLALLOC, se você desejar que as entradas BSEG sejam criadas.

Mas, esta BadI só para GL allocation…. e aí fica de fora lançamentos de CO e depreciação, por exemplo, ao qual você precisará desenvolver nas famosas tabelas shadow do TDF.

Agradecer a contribuição do Renan Correa  e do Cleumar Sousa Gomes  pelas discussões e análise sobre o tema.

 

Fique atento a estas para que a geração da sua ECD saia completa e correta.

 

Espero que tenham gostado deste post e logo teremos outros na mesma linha!

Um abraço,

Karen Rodrigues

1 Comment
You must be Logged on to comment or reply to a post.
  • Em 5 anos do simple finance…. e não modificaram a aplicação para buscar dados da ACDOCA? Complicado é sempre ter que explicar coisas desse tipo para o cliente dizendo que trata-se de um Gap.