Skip to Content
Technical Articles
Author's profile photo Leonardo Assumpção

SAP Transportation Management (TM) – Lançamento do Faturamento de Frete

Neste Blog Post, você irá aprender a como realizar a configuração no SAP Transportation Management S/4HANA – mais conhecido como SAP TM – para que através do lançamento do faturamento de frete, a provisão do custo de frete seja lançada gerando consequentemente os documentos necessários para realização dos processos fiscais, contábeis e financeiros.

Trataremos neste blog post a visão do embarcador: a empresa que compra o serviço de frete, carrega o caminhão, e paga o fornecedor (transportador).

Cenário: Sua transportadora ou prestadora de serviços de logística fornece um serviço de transporte de carga, com isso é necessário que você siga o processo de faturamento de frete e seu respectivo lançamento, para liquidar os custos de frete com sua transportadora assim que o serviço de transportes for finalizado e/ou conforme acordo realizado.

Para realização deste processo no SAP, se faz necessário principalmente as configurações relacionadas aos módulos de TM, FICO e MM.

Entretanto neste blog o objetivo é trazermos as configurações que são necessárias no TM para realização da integração do faturamento de frete (liquidação de frete) e criação dos documentos envolvidos com os processos de compras do serviço de frete (Pedido de compras/MIGO, Folha de registro de serviços).

As premissas são que as configurações citadas abaixo já estejam realizadas:

Configurações TM:

– Definir tipo de ordem de frete

– Definir tipo de faturamento de frete

– Tipos de custo / categoria / subcategoria de frete

– Criar um registro mestre de serviços (TCODE: SC03)

– Definir perfil de cálculo / custos / faturamento (consultar ao final do artigo)*

– Definir estrutura organizacional TM (Replicar organização de compras S/4HANA – transação: PPOCE)

– Configuração Background RFc  (Note https://launchpad.support.sap.com/#/notes/2641251)

 

Configurações MM:

– Estrutura Organizacional: Organização de Compras, Centros

– Documentos: Tipo doc. Compras, Grupo de mercadorias, Grupo de Compradores

– Impostos/Tax Determination: Tabela de Condições, Sequência de Acesso, Tipos de Condições

 

Configurações FICO:

– Estrutura Organizacional: Empresa e demais configurações de FICO

 

Configurações Necessárias (TM):

No menu ‘Integração para lançamento de liquidação’, temos a primeira configuração essencial para o lançamento do faturamento (liquidação) do frete:

Nesta configuração você pode atribuir informações do documento de faturamento de frete do SAP Transportation Management (SAP TM), a informações de compras na administração de materiais (MM) para a criação dos pedidos de compras de serviço de frete:

Cada campo da configuração tem seu objetivo específico, conforme detalhado abaixo:

  1. Tipo documento: tipo de pedido de compras que será criado a partir da realização do lançamento (uma boa prática é direcionar para a equipe MM a criação de um ou mais pedido(s) de compras exclusivo(s) para o(s) serviço de frete).
  2. Grupo de mercadorias: esta configuração é a chave com a qual as prestações de serviços são agrupadas com os mesmos atributos e atribuídos a um determinado grupo de mercadorias, geralmente tem como objetivo a restrição do escopo de análise.
  3. Centro: indica para qual centro dentro de uma empresa à qual o pedido de compras de serviço de frete será lançado. (Uma boa prática em cenários de negócio com diversos centros, é realizar a determinação do centro via BADI conforme SAP Note https://launchpad.support.sap.com/#/notes/2583557)
  4. Grupo Compradores: Encarregado de compras ou grupo de compradores que é responsável pelas atividades de compras relacionadas ao serviço de frete.

No menu ‘Atribuir registro mestre de serviços e categoria de classificação contábil’, você pode atribuir informações sobre tipos de custos da gestão de transportes (TM) a um registro mestre de serviços (MM) e a uma categoria da classificação contábil utilizados para o lançamento na contabilidade financeira (FI).

Para cada linha de custo calculado na ordem de frete é possível atribuir um mestre de serviços distinto além de uma categoria de classificação contábil distinta, conforme abaixo:

  1. Tipos de custo / categoria / subcategoria de frete: para este conjunto de custos será atribuído o nº de serviço e classificação contábil distinta.
  2. Nº de serviço: Indica o número do registro mestre de serviço cujo o lançamento do faturamento de frete será lançado.
  3. A categoria de classificação contábil determina os dados de classificação (p.ex. centro de custo, número de conta etc.) necessários para o item de serviço de frete.

A SAP direciona na configuração best practices a categoria de classificação contábil ‘K’ – Centro de Custo, porém esta é uma decisão que cabe a definição do projeto.

Como vocês puderam observar, o lançamento do faturamento do frete é uma etapa crucial no processo que tange o pagamento do serviço realizado pelo seu transportador/fornecedor, e realizá-lo de forma efetiva é essencial para que a solução de gestão de transportes obtenha sucesso em sua utilização.

Quer saber como configurar o perfil de cálculo, perfil de custos e perfil de faturamento?

*Consulte JÁ: https://blogs.sap.com/2019/07/15/sap-transportation-management-tm-calculo-de-custo-e-split-de-faturamento-por-etapas-embarcador/

Quer saber mais sobre o processo de faturamento de frete? COMENTE aqui o tema que deseja entender mais a fundo 🙂

 

Agradeço pela atenção,

Leonardo Assumpção

Consultor SAP S/4HANA

Assigned tags

      5 Comments
      You must be Logged on to comment or reply to a post.
      Author's profile photo Fausto Motter
      Fausto Motter

      Parabéns, grande conteúdo!!

      Author's profile photo João Vasconcellos
      João Vasconcellos

      Obrigado Leo,  por compartilhar mais um excelente conteúdo. Parabéns pela publicação.

      Author's profile photo Fabio Roos
      Fabio Roos

      Valeu Leo !!!

      Excelente conteúdo, e com certeza irá agregar muito a comunidade SAP TM.

      Author's profile photo Allan Pizaia
      Allan Pizaia

      Muito bom Leonardo, parabéns pelo conteudo  e em portugues! Conhecimento se multiplica, bela iniciativa!

      Author's profile photo Marcelo Luiz Coitinho de Gois
      Marcelo Luiz Coitinho de Gois

      Como sempre Fantástico Leonardo!!  Quando tiver uma oportunidade, peço para falar da vl31n e vt01n, para facilitar a localização do tipo de transporte e vincular facilmente o aviso…