Skip to Content
Business Trends

Conversão S/4HANA com SolMan : “Uma receita” para o approach Brownfield

Em Landscapes SAP menos complexos, as empresas certamente optarão pela conversão técnica para o S/4HANA, semelhante a uma atualização entre as versões do SAP ERP. Essa abordagem é suportada pelo SAP Solution Manager. Como é a implementação de um projeto como esse?

SAP Solution Manager 7.2

O SolMan é uma ferramenta que suporta o gerenciamento de ciclos de vida da Aplicação de acordo com a metodologia ALM (Application Lifecycle Management), desde o planejamento da solução até a implementação e o monitoramento. O suporte completo do ALM é fornecido por ferramentas: Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de Processos, Gerenciamento de Testes, Gerenciamento de Controle de Mudanças, Gerenciamento de Serviços de TI, Gerenciamento de Código do Cliente.

A nova versão do SAP Solution Manager 7.2 passou por várias alterações para facilitar o trabalho relacionado ALM principalmente na visão do usuários. Ele inclui uma nova interface baseada no SAP UI5 (Fiori), bem como os novos dashboards de suporte a projetos, testes, monitoramento e muitas outras atividades onde as métricas são coletadas. Novas ferramentas para modelagem de processos de negócios também foram incluídas para permitir que a documentação e a configuração sejam preparadas para monitorar esses processos.

Cenário – Brownfield

Para dar suporte à implementação do S/4HANA no cenário Brownfield, a SAP preparou uma solução predefinida para o SAP Solution Manager, fornecendo orientações passo a passo no processo de conversão.

Para dar suporte à implementação do S/4HANA no cenário Brownfield, a SAP preparou uma solução predefinida para o SAP Solution Manager, fornecendo orientações passo a passo no processo de conversão.

A solução inclui:

  • Documentação completa das tarefas a serem executadas como parte do projeto,
  • Ferramentas que suportam conversões,
  • Documentação de teste.

A solução está disponível para todas as empresas que utilizam o SAP. Graças à metodologia de implementação bem preparada, obtemos um caminho de conversão comprovado e seguro para o S/4HANA no modelo Brownfield.

Passo a Passo

No S/ 4HANA Roadmap fornecido pela SAP, obtemos uma lista de fases e tarefas para cada fase. A estratégia divide a implementação em 6 etapas básicas:

• Discover – definindo prioridades, uma arquitetura de destino, realizando a verificação de prontidão

• Preparar – selecionando um cenário de implementação, iniciando o planejamento, criando um plano de implementação

• Explorar – configuração de sistemas, ativação de conteúdo do SAP Best Practice, confirmação de funcionalidade técnica

 Realize – configuração de sistemas, testes, treinamento de usuários

• Implementar – verificação antes do Go-Live, execução do Go-Live

• Executar – suporte após Go-Live, estabilização da solução

Cada fase está totalmente documentada. Como resultado, todas as tarefas podem ser realizadas de maneira simples e planejada.

Executar o Readiness Check 2.0 !!!!

O primeiro passo é realizar o Readiness Check ( Nova verão liberada em Maio 2019). Isso nos permitirá avaliar se nosso ambiente SAP está pronto para a conversão.

O relatório da Analise nos fornece uma serie de informações sobre a conversão planejada:

  • Consistência das funções de negócios usadas até o momento com o S/4HANA.
  • Coerência dos componentes existentes.
  • Análise de código personalizada com as informações nas quais o código precisa ser ajustado para funcionar corretamente no novo SAP S/4HANA.
  • Recomendações sobre aplicativos SAP Fiori. Indica quais aplicativos Fiori devemos executar para manter as funcionalidades usadas até o momento.
  • Informações sobre a plataforma de hardware necessária para o S/4, durante e após as fases de conversão individuais (RAM, Storage, desde a fase inicial, após a limpeza, ao criar a Instancia Shadow durante a conversão etc.). Além disso, descobriremos quanto espaço podemos recuperar se executarmos o arquivamento (saneamento de dados) anterior e quanto espaço as tabelas maiores ocuparão após a conversão.

Documentação de tarefas e processos

O Roadmap para conversão S/4HANA disponibilizado pelo SAP Solution Manager pode ser importado, por exemplo, para:

  • Gerenciamento de projetos no SolMan: Isso permite atribuir tarefas definidas a consultores selecionados. Além disso, permite o gerenciamento contínuo do projeto de conversão e o monitoramento de seu progresso.
  • Gerenciamento de processos no SolMan: Isso permite documentar processos de negócios, adicionar esquemas no BPMN e criar documentação, por exemplo em interfaces, documentos de teste.

Uma solução alternativa é baixar um projeto pronto para o MS Project ou gerar um plano de projeto na forma de um arquivo MS Excel.

Os modelos de processo gerados no padrão BPMN são usados primeiro na fase Design durante a conversão, depois nas fases BuildTest e, é claro, na fase Run. A modelagem de processos ajuda a documentar processos completos, o que nos permite facilitar a comunicação entre departamentos de TI e usuários finais, por exemplo. Além disso, essa solução é um ponto de partida ideal para a automação do monitoramento de processos.

Gestão de Mudanças

Ao executar cada etapa da lista no aplicativo Gerenciamento de projetos, podemos usar outra ferramenta do SAP Solution Manager – Change Request Management (ChaRM). Ao atribuir documentos de alteração a cada tarefa, podemos:

  • Fazer alterações após aprovação,
  • Documentar cada alteração,
  • Usar mecanismos que suportam a segurança no transporte: CSOL (objetos de bloqueio)DGP (salvando sequências de transporte), ToC (transferência de cópias de transportes),
  • Fazer upload de alterações usando os fluxos de trabalho definidos.

Gerenciamento de teste

A próxima etapa chave na conversão para S/4HANA durante o projeto é o teste. O SAP Solution Manager fornece a ferramenta Gerenciamento de Testes.

A ferramenta foi projetada para planejar testes em sistemas selecionados na ordem relevante. Ajuda a executar testes manuais, bem como scripts automáticos nos sistemas. Ao baixar o conteúdo do projeto de conversão para o S/4 HANA, também obtemos um pacote de teste completo para cada módulo.

Os documentos prontos para uso contêm as informações mais importantes que documentam os testes, juntamente com descrições detalhadas das etapas a serem seguidas pelo testador. Os Dashboards disponíveis tornam possível visualizar o status dos testes no projeto e atuar nos possíveis problemas.

Benefícios

Com solução fornecida pela SAP e ao uso do SAP Solution Manager, podemos realizar com segurança todo o projeto de conversão do sistema para S/4HANA no cenário Brownfield.

O SolMan cria um ambiente abrangente para gerenciamento de projetos de conversão, documentação, testes, análises, relatórios, gerenciamento de mudanças e muitas outras tarefas. Uma questão importante é o uso da documentação de conversão do sistema para trabalhos de manutenção subseqüentes. No futuro, ele permitirá que você responda rapidamente a possíveis problemas e fornecerá suporte durante a transferência de conhecimento ao treinar novos usuários. Além disso, ajudará a manter a documentação em um local centralizado.

Obrigado,

Cléo Machado

SAP Certified Associate – SAP Activate Project Manager –

C_ACTIVATE05https://www.youracclaim.com/badges/6ae2262c-5126-4067-b76a-6c2f0867c5db

1 Comment
You must be Logged on to comment or reply to a post.