Enterprise Resource Planning Blogs by Members
Gain new perspectives and knowledge about enterprise resource planning in blog posts from community members. Share your own comments and ERP insights today!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
cleomachado
Discoverer
Em Landscapes SAP menos complexos, as empresas certamente optarão pela conversão técnica para o S/4HANA, semelhante a uma atualização entre as versões do SAP ERP. Essa abordagem é suportada pelo SAP Solution Manager. Como é a implementação de um projeto como esse?

SAP Solution Manager 7.2

O SolMan é uma ferramenta que suporta o gerenciamento de ciclos de vida da Aplicação de acordo com a metodologia ALM (Application Lifecycle Management), desde o planejamento da solução até a implementação e o monitoramento. O suporte completo do ALM é fornecido por ferramentas: Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de Processos, Gerenciamento de Testes, Gerenciamento de Controle de Mudanças, Gerenciamento de Serviços de TI, Gerenciamento de Código do Cliente.

A nova versão do SAP Solution Manager 7.2 passou por várias alterações para facilitar o trabalho relacionado ALM principalmente na visão do usuários. Ele inclui uma nova interface baseada no SAP UI5 (Fiori), bem como os novos dashboards de suporte a projetos, testes, monitoramento e muitas outras atividades onde as métricas são coletadas. Novas ferramentas para modelagem de processos de negócios também foram incluídas para permitir que a documentação e a configuração sejam preparadas para monitorar esses processos.

Cenário - Brownfield

Para dar suporte à implementação do S/4HANA no cenário Brownfield, a SAP preparou uma solução predefinida para o SAP Solution Manager, fornecendo orientações passo a passo no processo de conversão.

Para dar suporte à implementação do S/4HANA no cenário Brownfield, a SAP preparou uma solução predefinida para o SAP Solution Manager, fornecendo orientações passo a passo no processo de conversão.

A solução inclui:

  • Documentação completa das tarefas a serem executadas como parte do projeto,

  • Ferramentas que suportam conversões,

  • Documentação de teste.


A solução está disponível para todas as empresas que utilizam o SAP. Graças à metodologia de implementação bem preparada, obtemos um caminho de conversão comprovado e seguro para o S/4HANA no modelo Brownfield.

Passo a Passo

No S/ 4HANA Roadmap fornecido pela SAP, obtemos uma lista de fases e tarefas para cada fase. A estratégia divide a implementação em 6 etapas básicas:

• Discover - definindo prioridades, uma arquitetura de destino, realizando a verificação de prontidão

• Preparar - selecionando um cenário de implementação, iniciando o planejamento, criando um plano de implementação

• Explorar - configuração de sistemas, ativação de conteúdo do SAP Best Practice, confirmação de funcionalidade técnica

 Realize - configuração de sistemas, testes, treinamento de usuários

• Implementar - verificação antes do Go-Live, execução do Go-Live

• Executar - suporte após Go-Live, estabilização da solução

Cada fase está totalmente documentada. Como resultado, todas as tarefas podem ser realizadas de maneira simples e planejada.

Executar o Readiness Check 2.0 !!!!

O primeiro passo é realizar o Readiness Check ( Nova verão liberada em Maio 2019). Isso nos permitirá avaliar se nosso ambiente SAP está pronto para a conversão.

O relatório da Analise nos fornece uma serie de informações sobre a conversão planejada:

  • Consistência das funções de negócios usadas até o momento com o S/4HANA.

  • Coerência dos componentes existentes.

  • Análise de código personalizada com as informações nas quais o código precisa ser ajustado para funcionar corretamente no novo SAP S/4HANA.

  • Recomendações sobre aplicativos SAP Fiori. Indica quais aplicativos Fiori devemos executar para manter as funcionalidades usadas até o momento.

  • Informações sobre a plataforma de hardware necessária para o S/4, durante e após as fases de conversão individuais (RAM, Storage, desde a fase inicial, após a limpeza, ao criar a Instancia Shadow durante a conversão etc.). Além disso, descobriremos quanto espaço podemos recuperar se executarmos o arquivamento (saneamento de dados) anterior e quanto espaço as tabelas maiores ocuparão após a conversão.


Documentação de tarefas e processos

O Roadmap para conversão S/4HANA disponibilizado pelo SAP Solution Manager pode ser importado, por exemplo, para:

  • Gerenciamento de projetos no SolMan: Isso permite atribuir tarefas definidas a consultores selecionados. Além disso, permite o gerenciamento contínuo do projeto de conversão e o monitoramento de seu progresso.

  • Gerenciamento de processos no SolMan: Isso permite documentar processos de negócios, adicionar esquemas no BPMN e criar documentação, por exemplo em interfaces, documentos de teste.


Uma solução alternativa é baixar um projeto pronto para o MS Project ou gerar um plano de projeto na forma de um arquivo MS Excel.

Os modelos de processo gerados no padrão BPMN são usados primeiro na fase Design durante a conversão, depois nas fases BuildTest e, é claro, na fase Run. A modelagem de processos ajuda a documentar processos completos, o que nos permite facilitar a comunicação entre departamentos de TI e usuários finais, por exemplo. Além disso, essa solução é um ponto de partida ideal para a automação do monitoramento de processos.

Gestão de Mudanças

Ao executar cada etapa da lista no aplicativo Gerenciamento de projetos, podemos usar outra ferramenta do SAP Solution Manager - Change Request Management (ChaRM). Ao atribuir documentos de alteração a cada tarefa, podemos:

  • Fazer alterações após aprovação,

  • Documentar cada alteração,

  • Usar mecanismos que suportam a segurança no transporte: CSOL (objetos de bloqueio)DGP (salvando sequências de transporte), ToC (transferência de cópias de transportes),

  • Fazer upload de alterações usando os fluxos de trabalho definidos.


Gerenciamento de teste

A próxima etapa chave na conversão para S/4HANA durante o projeto é o teste. O SAP Solution Manager fornece a ferramenta Gerenciamento de Testes.

A ferramenta foi projetada para planejar testes em sistemas selecionados na ordem relevante. Ajuda a executar testes manuais, bem como scripts automáticos nos sistemas. Ao baixar o conteúdo do projeto de conversão para o S/4 HANA, também obtemos um pacote de teste completo para cada módulo.

Os documentos prontos para uso contêm as informações mais importantes que documentam os testes, juntamente com descrições detalhadas das etapas a serem seguidas pelo testador. Os Dashboards disponíveis tornam possível visualizar o status dos testes no projeto e atuar nos possíveis problemas.

Benefícios

Com solução fornecida pela SAP e ao uso do SAP Solution Manager, podemos realizar com segurança todo o projeto de conversão do sistema para S/4HANA no cenário Brownfield.

O SolMan cria um ambiente abrangente para gerenciamento de projetos de conversão, documentação, testes, análises, relatórios, gerenciamento de mudanças e muitas outras tarefas. Uma questão importante é o uso da documentação de conversão do sistema para trabalhos de manutenção subseqüentes. No futuro, ele permitirá que você responda rapidamente a possíveis problemas e fornecerá suporte durante a transferência de conhecimento ao treinar novos usuários. Além disso, ajudará a manter a documentação em um local centralizado.

Obrigado,

Cléo Machado

SAP Certified Associate - SAP Activate Project Manager -

C_ACTIVATE05https://www.youracclaim.com/badges/6ae2262c-5126-4067-b76a-6c2f0867c5db
1 Comment
Labels in this area