Product Information
TDF: Determinação automática dos campos NAT_BC_CRED e PCO_CATEGORY
Olá pessoal,
Como alguns de vocês já sabem, , para definir a relevância de uma nota fiscal para o relatório EFD Contribuições era preciso utilizar o relatório Automatic Determination for SPED EFD-Contribuições (ITMF_CONTRIB_AUT_DET) através de Jobs de execução no lado do ECC, conforme a imagem abaixo:
Com o objetivo de facilitar esta operação e automatizar esta definição, disponibilizamos para implementação a SAP Note 2776106. A partir dessa solução, eliminamos a necessidade de utilizar o relatório pois, ao criar uma nota fiscal, já será determinada a sua relevância para o relatório EFD Contribuições através da BADI Modifications on Nota Fiscal Data (IF_BADI_J_1BSET_NF_DATA), o que refletirá no preenchimento dos seguintes campos:
- Campo Credit Basis (ITMF_NAT_BC_CRED) da tabela Nota Fiscal Line Items (J_1BNFLIN)
- Campo Tax Category (ITMF_PCO_CATEGORY) da tabela Nota Fiscal Header (J_1BNFDOC)
Para notas antigas já criadas no sistema, o relatório Automatic Determination for SPED EFD-Contribuições (ITMF_CONTRIB_AUT_DET) continuará disponível por tempo indeterminado para preencher os campos acima.
Esta melhoria surgiu a partir de uma ideia lançada na nossa plataforma de ideias Customer Influence. Lá você pode lançar ideias para melhorar nossos produtos, votar em outras ideias já lançadas e acompanhar ideias em implementação.
Gostaríamos muito de saber o seu feedback. Deixe seu comentário abaixo caso tenha alguma dúvida ou sugestão para um próximo post. E não esqueça de seguir a tag SAP Tax Declaration Framework for Brazil aqui na SAP Community para ficar ligado nas últimas notícias sobre o Tax Declaration Framework (TDF).
Até a próxima!
Time de desenvolvimento do TDF
Olá Ricardo!
Para reclassificar uma informação no campo PCO_CATEGORY, temos que fazer da forma antiga? Ou seja, editar a tabela J_1BPIS_V_CFOP e reprocessar o programa ITMF_CONTRIB_AUT_DET? Obrigado.
Olá,
A BadI também será executada quando a Nota Fiscal for modificada. Então não há a necessidade de realizar a reclassificação da forma antiga.
Espero ter ajudado.
Atenciosamente,
Ricardo
Olá Ricardo!
Em versão anterior, tinhamos que preencher as tabelas: J_1BPIS_V_CFOP, ITMF_PIS_RELEV_V, ITMF_COF_RELEV_V.
Era decidido o que era relevante ou não. Agora com preenchimento automático, a emissão de uma nota, preenche as tabelas, assim, todas as operações, que possuem destaque de impostos para PIS e COFINS são consideradas relevantes. Todavia, nem todas as operações são relevantes, exemplo, compra para imobilizado.
Para que não classificado como relevante, agora temos que entrar na tabela J_1BPIS_V_CFOP e remover o CFOP?
Obrigado.
Olá,
O preenchimento das tabelas ainda é necessário. Tanto para o CST quanto para os CFOP relevantes para o EFD PIS CONFINS.
O processo para determinação continua o mesmo. Então para que um CFOP seja considerado não relevante ele não deve existir na tabela J_1BPIS_C_CFOP ou J_1BPIS_C_CFOP2 de acordo com a qual é utilizada por vocês.
Espero ter ajudado.
Atenciosamente,
Ricardo