Skip to Content
Product Information

TDF: Determinação automática dos campos NAT_BC_CRED e PCO_CATEGORY

Olá pessoal,

Como alguns de vocês já sabem, , para definir a relevância de uma nota fiscal para o relatório EFD Contribuições era preciso utilizar o relatório Automatic Determination for SPED EFD-Contribuições (ITMF_CONTRIB_AUT_DET) através de Jobs de execução no lado do ECC, conforme a imagem abaixo:

Com o objetivo de facilitar esta operação e automatizar esta definição, disponibilizamos para implementação a SAP Note 2776106. A partir dessa solução, eliminamos a necessidade de utilizar o relatório pois, ao criar uma nota fiscal, já será determinada a sua relevância para o relatório EFD Contribuições através da BADI Modifications on Nota Fiscal Data (IF_BADI_J_1BSET_NF_DATA), o que refletirá no preenchimento dos seguintes campos:

  • Campo Credit Basis (ITMF_NAT_BC_CRED) da tabela Nota Fiscal Line Items (J_1BNFLIN)
  • Campo Tax Category (ITMF_PCO_CATEGORY) da tabela Nota Fiscal Header (J_1BNFDOC)

Para notas antigas já criadas no sistema, o relatório Automatic Determination for SPED EFD-Contribuições (ITMF_CONTRIB_AUT_DET) continuará disponível por tempo indeterminado para preencher os campos acima.

Esta melhoria surgiu a partir de uma  ideia lançada na nossa plataforma de ideias Customer Influence. Lá você pode lançar ideias para melhorar nossos produtos, votar em outras ideias já lançadas e acompanhar ideias em implementação.

Gostaríamos muito de saber o seu feedback. Deixe seu comentário abaixo caso tenha alguma dúvida ou sugestão para um próximo post. E não esqueça de seguir a tag SAP Tax Declaration Framework for Brazil aqui na SAP Community para ficar ligado nas últimas notícias sobre o Tax Declaration Framework (TDF).

 

Até a próxima!

Time de desenvolvimento do TDF

 

/
4 Comments
You must be Logged on to comment or reply to a post.
  • Olá Ricardo!

    Para reclassificar uma informação no campo PCO_CATEGORY, temos que fazer da forma antiga? Ou seja, editar a tabela J_1BPIS_V_CFOP e reprocessar o programa ITMF_CONTRIB_AUT_DET? Obrigado.

    • Olá,

      A BadI também será executada quando a Nota Fiscal for modificada. Então não há a necessidade de realizar a reclassificação da forma antiga.

      Espero ter ajudado.

      Atenciosamente,

      Ricardo

  • Olá Ricardo!

     

    Em versão anterior, tinhamos que preencher as tabelas: J_1BPIS_V_CFOP, ITMF_PIS_RELEV_V, ITMF_COF_RELEV_V.

    Era decidido o que era relevante ou não. Agora com preenchimento automático, a emissão de uma nota, preenche as tabelas, assim, todas as operações, que possuem destaque de impostos para PIS e COFINS são consideradas relevantes. Todavia, nem todas as operações são relevantes, exemplo, compra para imobilizado.

    Para que não classificado como relevante, agora temos que entrar na tabela J_1BPIS_V_CFOP e remover o CFOP?

    Obrigado.

    • Olá,

      O preenchimento das tabelas ainda é necessário. Tanto para o CST quanto para os CFOP relevantes para o EFD PIS CONFINS.

      O processo para determinação continua o mesmo. Então para que um CFOP seja considerado não relevante ele não deve existir na tabela J_1BPIS_C_CFOP ou J_1BPIS_C_CFOP2 de acordo com a qual é utilizada por vocês.

      Espero ter ajudado.

      Atenciosamente,
      Ricardo