Personal Insights
Troca de arquivos bancários através do Bank Communication Management (BCM)
No Brasil o programa de impressão clássico do tipo RFFOBR* é o mais conhecido para a geração de remessa bancária de pagamento e cobrança. Este arquivo de remessa é gerado pela transação F110 e configurado basicamente pela F110 juntamente com a OBBA, OBBB e OBBD.
Além do programa Clássico o SAP oferece outro meio de gerar os arquivos de remessa. Existe a configuração do Payment Method Workbench (PMW) que utiliza transações adicionais para construir a estrutura do arquivo e realizar as atribuições necessárias para seu funcionamento.
Devido a o programa RFFOBR* atender praticamente a todos os meios de pagamentos no Brasil, as transações para configurar o PMW são raramente utilizadas por aqui. Contudo para a utilização da automação das trocas de arquivos através do Bank Communication Managemtn (BCM), a configuração PMW se faz obrigatória. Com o S/4HANA se torna ainda mais relevante, uma vez que o aplicativo do FIORI, com funcionalidades melhoradas, para o programa de pagamento automático funcionar apenas com o BCM.
Confiram os 4 vídeos a seguir com os passos para configurar o BCM e o PMW para a troca de arquivos eletrônicos no SAP ERP e S/4HANA.
Vídeo #1 (3:40 min):
Bank Communication Management no Brasil Como criar remessa bancária na solução standard que é componente do FSCM para garantir a segurança dos dados bancários enviados.
Vídeo #2 (4:31 min):
Configurações da remessa bancária através dos meios de pagamentos PMW – Payment Method Workbench
Vídeo #3 (4:02 min):
Geração do arquivo eletrônico de remessa utilizando as estruturas do formato CNAB240 criadas pela transação DMEE para aprovação no Monitor de bancos e envio automático com segurança dos dados.
Vídeo #4 (3:39 min):
PORQUE DEVEMOS REAPRENDER A CONFIGURAR MEIOS DE PAGAMENTOS?
O S/4HANA oferece DMEEX em adição a clássica transação DMEE. O que permite a criação das estruturas para troca de arquivos eletrônicos bancários através do PMW, que é diferente do programa de impressão clássico RFFO*. Veja o vídeo e entendam as vantagens de utilizar essa funcionalidade.
Obrigado a todos que se interessaram neste conteúdo. Deixem seus comentários com dúvidas e perguntas. Terei o prazer em responder a todos.
Até o Próximo Blog!
Boa tarde,
Estou criando uma árvore DMEE para o banco Bradesco. Alguma recomendação para faciliar esse processo?
Obrigado!
Att,
Leonardo
Leonardo,
Você pode usar o formato FEBRABAN da DMEE como modelo para iniciar as suas definições.
Bom dia Marssel.
Formato DMEEX.
Gostaria de saber como fazer uma cópia do Segmento "O" (Concessionárias e Tributos) para dentro da versão 1809?
Existe alguma alguma nota de procedimentos de configurações?
Obrigado!
Não existe.
Na versão 2020 a estrutura está criada, porém necessita de ajustes. Você poderia baixá-la pela DMEEX e tentar carregar na 1809 para completar as configurações. Ou criar uma com cópia da BR_FEBRABAN para completar.
Ótimo blog. Muito obrigada por compartilhar o seu conhecimento.
Marssel, estou trabalhando em um cliente que optou por utilizar o BCM como Van e não utilizar Van externa. Nesse caso eu entendo que terei que fazer a conexão diretamente com os bancos. Você saberia me dizer se o BCM está preparado para integrar com os bancos brasileiros, e se os bancos brasileiros estão prontos para integrar com o BCM? Ou teremos que partir para uma solução que envolva a utilização de uma Van? Não achei nada sobre esse assunto em comunidades ou sites da SAP. O que você sugere?
Agradeço desde já.
Att,
Camila.
Olá Camila,
Vc conseguiu encontrar informações sobre este tema? Principalmente cases no Brasil?
Obrigada,
Muito obrigada Marssel! Conteúdo super relevante.
Abs,
Van