Skip to Content
Personal Insights

Troca de arquivos bancários através do Bank Communication Management (BCM)

No Brasil o programa de impressão clássico do tipo RFFOBR* é o mais conhecido para a geração de remessa bancária de pagamento e cobrança. Este arquivo de remessa é gerado pela transação F110 e configurado basicamente pela F110 juntamente com a OBBA, OBBB e OBBD.

Além do programa Clássico o SAP oferece outro meio de gerar os arquivos de remessa. Existe a configuração do Payment Method Workbench (PMW) que utiliza transações adicionais para construir a estrutura do arquivo e realizar as atribuições necessárias para seu funcionamento.

Devido a o programa RFFOBR* atender praticamente a todos os meios de pagamentos no Brasil, as transações para configurar o PMW são raramente utilizadas por aqui. Contudo para a utilização da automação das trocas de arquivos através do Bank Communication Managemtn (BCM), a configuração PMW se faz obrigatória. Com o S/4HANA se torna ainda mais relevante, uma vez que o aplicativo do FIORI, com funcionalidades melhoradas, para o programa de pagamento automático funcionar apenas com o BCM.

 

Confiram os 4 vídeos a seguir com os passos para configurar o BCM e o PMW para a troca de arquivos eletrônicos no SAP ERP e S/4HANA.

 

Vídeo #1 (3:40 min):

Bank Communication Management no Brasil Como criar remessa bancária na solução standard que é componente do FSCM para garantir a segurança dos dados bancários enviados.

 

Vídeo #2 (4:31 min):

Configurações da remessa bancária através dos meios de pagamentos PMW – Payment Method Workbench

 

Vídeo #3 (4:02 min):

Geração do arquivo eletrônico de remessa utilizando as estruturas do formato CNAB240 criadas pela transação DMEE para aprovação no Monitor de bancos e envio automático com segurança dos dados.

 

Vídeo #4 (3:39 min):

PORQUE DEVEMOS REAPRENDER A CONFIGURAR MEIOS DE PAGAMENTOS?

O S/4HANA oferece DMEEX em adição a clássica transação DMEE. O que permite a criação das estruturas para troca de arquivos eletrônicos bancários através do PMW, que é diferente do programa de impressão clássico RFFO*. Veja o vídeo e entendam as vantagens de utilizar essa funcionalidade.

 

Obrigado a todos que se interessaram neste conteúdo. Deixem seus comentários com dúvidas e perguntas. Terei o prazer em responder a todos.

 

Até o Próximo Blog!

Be the first to leave a comment
You must be Logged on to comment or reply to a post.