Skip to Content
Product Information

ACR Brazil Option (TDF): Nova maneira de reportar o campo COD_CTA para CT-e

Olá pessoal,

Retornamos com a postagem de blog posts para falar sobre a mudança na maneira de reportar o código de conta analítica no CT-e, que foi escopo da mudança legal do relatório EFD Contribuições (versão 1.31).

Para começar, veja as seguintes SAP Notes que são pré-requisitos e devem ser implementadas para ter a mudança:

Para entender um pouco mais sobre a mudança, novos campos estarão disponíveis dentro do relatório EFD Contribuições para atender as particularidades dos registros D100, D101 e D105, ao informar o código de conta analítica (COD_CTA) em diferentes processos. A previsão é que, em um momento futuro, seja possível replicar essa nova determinação aos demais registros do relatório EFD Contribuições.

Registro D100

Na tabela Nota Fiscal Header (J_1BNFDOC), você poderá informar o código de conta analítica através do novo campo G/L Account Number for Revenue/Expenses Header (COD_CTA_HEADER), conforme as imagens abaixo:

  • Tabela Nota Fiscal Header (J_1BNFDOC):

  • Guia prático do relatório EFD Contribuições:

 

Para isso, há a possibilidade de alterar o controle de tela para o cabeçalho ao marcar o campo Obligatory, conforme as imagens abaixo:

  • Flag do campo Obligatory:

  • Campo G/L Account Nr:

Registros D101 e D105

Na tabela Nota Fiscal Line Items (J_1BNFLIN), você poderá informar o código de conta analítica através dos novos campos COD_CTA_PIS e COD_CTA_COFINS, conforme as imagens abaixo:

 

  • Campos na tabela Nota Fiscal Line Items (J_1BNFLIN):

  • Campos no CT-e:

 

Para atribuir esses valores, a tabela Additional Data for Nota Fiscal (J_1BNF_ADD_DATA) e os controles de tela foram ajustados, conforme as imagens abaixo:

  • Tabela Additional Header Fields (J_1BNF_BADI_HEADER):

  • Tabela Additional Item Fields (J_1BNF_BADI_ITEM):

 

Com esses ajustes, você poderá implementar a sua própria regra de determinação dos valores do código de conta analítica (COD_CTA) a serem usados no CT-e.

Importante ressaltar que não há determinação padrão para essa mudança. Caso esses novos campos não sejam preenchidos, o campo COD_CTA da tabela Nota Fiscal Line Items (J_1BNFLIN) será utilizado.

Gostaríamos muito de saber o seu feedback. Deixe seu comentário abaixo caso tenha alguma dúvida ou sugestão para um próximo post. E não esqueça de seguir a tag SAP Tax Declaration Framework for Brazil aqui na SAP Community para ficar ligado nas últimas notícias sobre o ACR Brazil Option (TDF).

O TDF agora chama-se ACR Brazil Option, saiba mais.

 

Até a próxima,

Ailane Kuhn

Time de desenvolvimento do ACR Brazil Option

2 Comments
You must be Logged on to comment or reply to a post.
  • Aos clientes: como está escrito no blog, caso o cliente para os CT-e já use o próprio campo J_1BNFLIN-COD_CTA para o D100, D101 e D105 do SPED Contribuições e não deseja usar outro dado, basta não preencher os novos campos na nota fiscal que continuará com a lógica atual.

     

    Abraços

     

    kyono