Financial Management Blogs by SAP
Get financial management insights from blog posts by SAP experts. Find and share tips on how to increase efficiency, reduce risk, and optimize working capital.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
AilaneKuhn
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert
Olá pessoal,

Retornamos com a postagem de blog posts para falar sobre a mudança na maneira de reportar o código de conta analítica no CT-e, que foi escopo da mudança legal do relatório EFD Contribuições (versão 1.31).

Para começar, veja as seguintes SAP Notes que são pré-requisitos e devem ser implementadas para ter a mudança:

Para entender um pouco mais sobre a mudança, novos campos estarão disponíveis dentro do relatório EFD Contribuições para atender as particularidades dos registros D100, D101 e D105, ao informar o código de conta analítica (COD_CTA) em diferentes processos. A previsão é que, em um momento futuro, seja possível replicar essa nova determinação aos demais registros do relatório EFD Contribuições.

Registro D100

Na tabela Nota Fiscal Header (J_1BNFDOC), você poderá informar o código de conta analítica através do novo campo G/L Account Number for Revenue/Expenses Header (COD_CTA_HEADER), conforme as imagens abaixo:

  • Tabela Nota Fiscal Header (J_1BNFDOC😞





  • Guia prático do relatório EFD Contribuições:



 

Para isso, há a possibilidade de alterar o controle de tela para o cabeçalho ao marcar o campo Obligatory, conforme as imagens abaixo:

  • Flag do campo Obligatory:





  • Campo G/L Account Nr:



Registros D101 e D105

Na tabela Nota Fiscal Line Items (J_1BNFLIN), você poderá informar o código de conta analítica através dos novos campos COD_CTA_PIS e COD_CTA_COFINS, conforme as imagens abaixo:

 

  • Campos na tabela Nota Fiscal Line Items (J_1BNFLIN😞





  • Campos no CT-e:



 

Para atribuir esses valores, a tabela Additional Data for Nota Fiscal (J_1BNF_ADD_DATA) e os controles de tela foram ajustados, conforme as imagens abaixo:

  • Tabela Additional Header Fields (J_1BNF_BADI_HEADER😞





  • Tabela Additional Item Fields (J_1BNF_BADI_ITEM😞



 

Com esses ajustes, você poderá implementar a sua própria regra de determinação dos valores do código de conta analítica (COD_CTA) a serem usados no CT-e.

Importante ressaltar que não há determinação padrão para essa mudança. Caso esses novos campos não sejam preenchidos, o campo COD_CTA da tabela Nota Fiscal Line Items (J_1BNFLIN) será utilizado.

Gostaríamos muito de saber o seu feedback. Deixe seu comentário abaixo caso tenha alguma dúvida ou sugestão para um próximo post. E não esqueça de seguir a tag SAP Tax Declaration Framework for Brazil aqui na SAP Community para ficar ligado nas últimas notícias sobre o ACR Brazil Option (TDF).

O TDF agora chama-se ACR Brazil Option, saiba mais.

 

Até a próxima,

Ailane Kuhn

Time de desenvolvimento do ACR Brazil Option

2 Comments