Enterprise Resource Planning Blogs by Members
Gain new perspectives and knowledge about enterprise resource planning in blog posts from community members. Share your own comments and ERP insights today!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
former_member330246
Active Contributor
Ha muito tempo atras em uma galáxia muito muito distante... 

  • Fiori 1, foi liberado em 2013.

  • Fiori 2, foi liberado em 2016 (vamos acordar que ainda tem coisas que não agradam tanto...)

  • Fiori 3, foi anunciado em 2018, mas de fato liberado ha alguns poucos meses, e agora agrada muito mais que a versão antiga.


O Fiori 3 é muito bacana! A começar pelo novo tema, SAP Quartz Light que é bem diferente do Belize, e privilegia um layout muito mais simples e limpo, trazendo uma maior possibilidade de integração e customização do layout com as necessidades dos clientes.



Fonte da imagem: https://experience.sap.com/news/sap-fiori-3

Em paralelo, o novo layout valoriza muito a área de notificação e integração com o SAP CoPilot, que é o assistente digital da SAP e que terá um protagonismo muito maior a partir da versão 1909. Caso você não tenha visto nada sobre o SAP CoPilot, e acredita que conversar com o SAP é coisa de quem está em fim de projeto já sem dormir ha um tempo, leia o blog da july.rizzo sobre chatbot e CoPilot; garanto que terá uma boa surpresa do caminho que o "S/4HANA" está tomando e as possibilidades que estão se abrindo.

Link para o blog O que é CoPilot? Assista a uma demo aqui.

Além do Fiori 3 ser bem bonito, clean, fácil de se utilizar, ele está mais preparado no tocante a layout e planejamento visual para as integrações e interações necessárias para os conceitos de Intelligent Enterprise, que já são realidade e só vão crescer e tomar mais corpo como opção de utilização nas aplicações. E entenda com isso que cada vez mais o S/4HANA fará sugestões e resolverá problemas comuns do dia a dia por meio de aplicativos e processos avançados de machine learning e inteligencia artificial.

E falando sobre Intelligent Enterprise, foi publicado um curso no OpenSap sobre UX, Intelligent Enterprise e Fiori 3. Corre lá que ainda dá para fazer (clique aqui para ver o curso). Como sempre no OpenSap, cursos de qualidade, gratuitos e com certificado.

Só de curiosidade e para citar, já existem diversas funcionalidades "inteligentes" com Machine Learning e Inteligencia Artificial a partir da versão S/4HANA 1905 (versão cloud), tais como manutenção preditiva, identificação de defeitos na qualidade, Machine Learning Service for Accruals Recommendation,... enfim, são muitas novas funcionalidades que tendem a operações cada vez mais autônomas.

Abaixo um slide da apresentação do roadmap do Fiori 3.



Fonte da Imagem: blog SAP Fiori Roadmap

O Fiori 3 busca uma maior consistência para experiência dos usuários entre todos os produtos SAP, e fica claro em todas as comunicações e referências que existe um foco maior, e louvável, de se equalizar as interfaces dos produtos com o objetivo de facilitar a utilização e reduzir os esforços de treinamento nas pontas, para os usuários. É mais ou menos a mesma estratégia que as fabricantes de avião fazem, tentando deixar o cockpit o mais similar possível entre todos os modelos de aeronaves, para diminuir os custos de treinamentos de pilotos. Na nossa realidade, troque "pilotos" por "usuários".

Quanto aos objetos, já existem objetos SAPUI5 1.65 disponíveis na SAP Cloud Platform para os desenvolvedores.

Foi liberado um vídeo, do Teched de 2018, apresentando o racional do FIORI 3, justificativa e roadmap da solução. Sugiro assistir Fiori 3 in 20 minutes.

E se chegou até aqui, é porque está interessado, e sugiro consultar algumas outras referências na comunidade (em inglês):

Innovation for thought!
FM
3 Comments
Labels in this area