Financial Management Blogs by SAP
Get financial management insights from blog posts by SAP experts. Find and share tips on how to increase efficiency, reduce risk, and optimize working capital.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
AilaneKuhn
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert
Olá pessoal,

Em continuação ao blog post ACR Brazil Option (TDF): A evolução do produto com HANA Deployment Infrastructure (HDI), vamos explicar como o HDI é utilizado pelos produtos ACR Brazil Option (TDF) e SAP S/4HANA.

SAP S/4HANA


No S/4HANA, nos referimos a reporting para Brasil como S/4HANA ACR Brazil Option.

A funcionalidade está disponível nas edições On Premise e Cloud do S/4HANA. Para mais informações, consulte o blog post TDF irá morrer? O que é o ACR?.

Continue lendo para encontrar mais informações sobre as diferentes soluções.

SAP S/4HANA Cloud (S/4HANA CE)


Na versão Cloud do S/4HANA ACR Brazil Option, não se usa mais o HANA Repository. Todas as views do repositório foram migradas para o HDI, fazendo com que não haja mais o uso de views externas e que o consumo das informações ao gerar relatórios dentro do S/4HANA ACR Brazil Option seja diferente.

Devido a arquitetura da edição Cloud do S/4HANA ACR Brazil Option, a possibilidade de estender desenvolvimentos providos é limitada.

SAP S/4HANA On Premise (S/4HANA OP)


Na versão On Premise do S/4HANA ACR Brazil Option, o HANA Repository também está obsoleto, fazendo com que as views do repositório HANA e as views externas não sejam mais utilizadas. Porém, na nova release será habilitada a possibilidade de estender os desenvolvimentos do S/4HANA ACR Brazil Option e alterar o comportamento dos relatórios a partir do IMG.

Para tanto, veja as parametrizações disponíveis no IMG abaixo de Financial Accounting -> Periodic Processing -> Report -> Statutory Reporting: Brazil. Você encontrará as parametrizações conforme a imagem abaixo:



Fique ligado que mais informações sobre como estender e consumir views a partir do HDI serão divulgadas em um próximo blog post.

Add-On


Na versão Add-On, conhecida como SAP Tax Declaration Framework for Brazil (TDF) e renomeada para ACR Brazil Option, as views serão migradas para o HDI, fazendo com que você tenha que validar e preparar desenvolvimentos específicos para suportar tal migração.

Vale ressaltar que o consumo do repositório HANA ainda será possível durante as versões SP13 e SP14 do Add-On, mas este consumo está com os dias contados. Veja o roadmap das funcionalidades do Add-On abaixo para mais detalhes.

O que há de comum nas versões Add-On e S/4HANA OP


Para ambas as versões Add-On e S/4HANA OP, já é possível consumir views do HDI.

Para consumir essas informações no ABAP, você pode utilizar o ABAP Database Connectivity (ADBC) ou o ABAP Managed Database Procedures (AMDP), seguindo as recomendações do uso de cada um a partir da SAP Note 2493223 e do ABAP for SAP HANA Development User Guide.

Para mais informações sobre como integrar desenvolvimentos com ABAP via HTA for HDI, veja a seção Using HTA for HDI do guia citado acima no SAP Help Portal.

Roadmap das funcionalidades para a versão Add-On


A seguir, veja as datas para a migração completa do HANA Repository para o HDI na versão do Add-On:

  • SET/2018 (SP12😞 Suporte inicial ao HANA 2.0;

  • MAR/2019 (SP13😞 HANA 2.0 e NetWeaver 7.52 são fortemente recomendados;

  • SET/2019 (SP14😞 HANA 2.0 e NetWeaver 7.52 são fortemente recomendados para a instalação do SP14; TDF habilita o HDI para parceiros/clientes começarem a migração;

  • SET/2020: HANA 2.0 e NetWeaver 7.52 são pré-requisitos para a instalação do SP15; Fim da manutenção para HANA Repository;

  • SET/2021: Deleção das views do HANA Repository;


Importante: Se você tem a versão Add-On, até setembro de 2020 não haverá nenhuma mudança. No entanto, será preciso abandonar o uso do HANA repository a partir de setembro de 2021.

 

Gostaríamos muito de saber o seu feedback. Deixe seu comentário abaixo caso tenha alguma dúvida ou sugestão para um próximo post. E não esqueça de seguir a tag SAP Tax Declaration Framework for Brazil aqui na SAP Community para ficar ligado nas últimas notícias sobre o ACR Brazil Option / Tax Declaration Framework (TDF).

O TDF agora chama-se ACR Brazil Option, saiba mais.

 

Mais informações:




 

Até a próxima,

Ailane Kuhn

Time de desenvolvimento do TDF

8 Comments