Skip to Content
Business Trends

Grupo Responsável Técnico NT2018.005

Boa tarde,

Estou escrevendo sobre este assunto, pois muitos clientes já abriram incidentes sobre este assunto.

O que deve ser preenchido no grupo Responsável técnico no XML?

Nossos gerentes de produto juntamente com o setor jurídico da SAP estão analisando os aspectos legais do grupo Responsável Técnico.

Então, peço que aguardem um posicionamento oficial da SAP.

Obrigado

34 Comments
You must be Logged on to comment or reply to a post.
  • Bom dia,

    sobre a nota SAP: 2780735 – NF-e Technical Note 2018.005 – Technical Responsible, ela somente destaca o contato do “responsável técnico” para a UF do PR, para os demais UFs, orienta colocar o responsável técnico de cada empresa, o que não justifica.

    Alguém mais tem alguma novidade sobre o “responsável técnico” para as demais UFs?

  • Bom dia Pessoal!

    Sabe me dizer se por acaso não conseguirmos a tempo aplicar as alterações na NT2018.005 V1.20, as NF-es terão alguma rejeição ?

    Conseguiremos emitir NF-es normalmente após as 07/05 mesmo sem as adequações da NT2018.005?

     

  • O mais estranho é que estamos hoje emitindo notas fiscais de filiais de Santa Catarina em ambiente de homologação sem os ajustes do responsável técnico, e as notas não são rejeitadas. elas continuam sendo aprovadas, sendo que Santa Catarina é um estado que passa a validar em 07/05.

    Não deveria estar rejeitando se não enviamos esse grupo de responsável técnico ?

    • Bom dia Bruno,

      Emito notas para Amazonas que é um dos Estados que a partir de 07.05 estará validando e semana passada a Sefaz AM passou a rejeitar as notas, ou seja, tivemos que mandar esse grupo, o que quero dizer que, depende da Sefaz preparar o seu sistema e ativar essa regra de validação, caso contrário, as notas serão aprovadas mesmo.

       

      Abraços,

      Robson Toledo

        • Olá Wisney,

          Estou informando a principio o CNPJ de uma de nossas filiais, nome, email e telefone do Gerente TI, somente para aprovar as notas, por enquanto a Sefaz não está efetuando nenhum tipo de validação dessas informações, tipo que esteja cadastrado na Sefaz, estão obrigando apenas que tenha esse grupo preenchido.

          Abraços,

          Robson Toledo

          • Robson, Bom dia!

            Teste com os dados da SAP conforme a nota 2780735 e obtive rejeição 225, já com os dados conforme você disse a nota foi aprovada, sem as informações <idCSRT> e <hashCSRT>, mesmo porque não sabemos como preencher esses dois campos, rsrsr. Esse teste foi na Sefaz de AL onde ate então será obrigatório o preenchimento dos campos <infRespTec>.

            Também emiti uma NFe sem preencher nenhuma informação do Responsável Técnico e foi aprovada.

          • Wisney,

            boa tarde.

             

            Como você está criando essas notas? São writer? Você está preenchendo os campos na aba Technical Responsible? Fez alguma implementação nas BAdIs de criação das notas?

             

            Eu fiz a implementação no método FILL_HEADER da CL_NFE_PRINT, apliquei a SAP Note 2781770 que atualiza a função J_1BNFE_OUTNFE_CREATE_400, mas mesmo assim o XML não está indo com as TAGs do Responsável Técnico, o que eu percebi é que a função J_1B_NF_MAP_TO_XML não faz menção a esses campos, será que falta alguma SAP Note para aplicar? Procurei mas não encontrei nada.

             

            Se puder me dar uma luz, agradeço muito!

             

            Obrigado, Matheus

          • Matheus, bom dia!

            Ainda não apliquei a nota 2781770 , entretanto, já aplicamos várias notas divulgada em atendimento a NT, estou testando em DEV e via Debug na ZCL_NFE_PRINT~FILL_HEADER preenchi os componentes do parâmetro OUT_TECH_RESP com as informações da SAP, já estou pensando em deixar fixo no código essas informações.

            Quanto as notas posso te passar quais aplicamos, estamos na versão SAP_APPL 617 SP 05.

            E conforme orientação na nota 2770888 para aplicar a nota 2722239 é necessário SAP_BASIS 740 SP15 ou superior e estamos no SP 07 do SAP_BASIS e para atualizar é necessário atualizar vários outros componentes e estamos atualizando, o APPL irá para SP17 e BASIS SP20, utilizamos o GRC e também atualizamos para a ultima versão, Support Package do SLL NFE para a versão 32.

          • Wisney,

            bom dia.

             

            Cara, mil perdões pela demora em responder. Muito obrigado pela sua resposta. No final eu consegui fazer funcionar, eu uso mensageria externa (Mastersaf DF-e), mesmo a FM J_1BNFE_OUTNFE_CREATE_400 mandando as informações o DF-e é quem não estava colocando no XML, tem uma configuração nele que preenche as informações com os dados deles, então vou seguir assim.

             

            Meu problema agora é para o local de entrega no caso de exportação, mandei um questionamento em outro post aqui do fórum, vamos ver se algum amigo já passou por isso, mas acho que é algo que o SAP ainda não está pronto pra fazer.

             

            Obrigado,

            Matheus Caldeira

  • Bom dia

    Aqui na empresa criamos uma tabela Z para informar os dados do RESP_TEC, e a partir desta tabela Z estamos levando as informações para o XML via BADI_CL_NFE_PRINT.

    O problema que temos aqui e ainda não encontramos a solução é como atualizar a tabela standard J_1BNFE_TEC_RESP com os dados do responsável técnico que está indo para o XML para aparecer na aba da NFe.

    Alguém já encontrou a solução para este problema?

    Att..

    Nilton de Oliveira

    • Bom dia!

      A tabela J_1BNFE_TEC_RESP é preenchida quando é utilizada a BADI nova J_1BNF_ADD_DATA, que possui persistência dos dados. A Badi clássica CL_NFE_PRINT não grava na tabela J_1BNFE_TEC_RESP.

      • Boa tarde

        Tentamos utilizar a BADI nova J_1BNF_ADD_DATA, porem quando ela foi ativada, a BADI CL_NFE_PRINT parou de funcionar, então desativamos a ADD_DATA.

        Alguém teve este problema? como foi solucionado?

         

        Grato

         

        Nilton de Oliveira

        • Esse é o comportamento dessas duas BADIs mesmo. Ao utilizar a BADI nova a BADI clássica para de funcionar.

          2112507 – Additional Data x Mapping BAdI Enablement

           

  • Bom dia,

    Demos go-live mas não estamos preenchendo o grp do responsável técnico para nenhuma UF e as notas estão sendo aprovadas normalmente.

    Como está sendo a experiência de vocês?

    Abraço,

     

    • Bom dia

      Aqui estamos enviando os dados do Resp_Tec somente para as notas emitidas nos estados de SP, MS e PE, nos demais estados as nfs com esta informação estavam sendo rejeitadas.

      O problema que temos aqui e ainda não encontramos a solução é como atualizar a tabela standard J_1BNFE_TEC_RESP com os dados do responsável técnico que está indo para o XML para aparecer na aba da NFe. Não podemos utilizar a BAdi ADD_DATA, por que ela desativa a BAdi CL_NFE_PRINT.

       

      Grato

       

      Nilton de Oliveira

       

    • Fala Rodrigo! Bom dia.

       

      Aqui ainda não demos Go-live, mas o grupo de Responsável Técnico só vai ser exigido para algumas UF e somente a partir de 03/06, por isso suas notas estão sendo aprovadas normalmente sem essa informação. Dá uma olhada direitinho nos estados que vão exigir isso e vai trabalhando em homologação, para não ter nenhuma surpresa no futuro.

       

      Abraços.

  • Pessoal,

     

    Alguém está preenchendo os campos ID_CSRT ou CSRT da estrutura do tec_resp?

    Eu achei que o SAP iria preencher estes campos automaticamente quando o CNPJ, X_Contato, email e fone fossem preenchidos, mas não foi o que aconteceu aqui na minha empresa.

     

    Estou com duvida se devo ou não preencher ou se o SAP deveria ter preenchido!

    att.

    /
    • Bom dia

      Estas duas informações dependem da SEFAZ e nenhuma SEFAZ liberou o cadastro do RespTec ainda, portanto para o dia 03/06 devem ser informados somente os campos CNPJ, X_CONTATO, EMAIL e FONE.

      Aqui na empresa já estamos enviando estas informações para as notas emitidas nos estados de SP, MS e PE desde a implementação do dia 07/05.

      Att…

      Nilton de Oliveira

       

      • Boa tarde,

        Pelo que eu entendi,  nota 2780735 preenche os campos abaixo somente para SEFAZ do Paraná.

         

        como fica a situação para os outros estados?

         

        Obrigado

        Fabio Marques

        • Bom dia

          Não, a nota 2780735 fala que os dados da SAP poderão ser informados como Responsável Técnico para o estado do Paraná, porem este preenchimento não é automático.

          Aqui na empresa criamos uma tabela Z onde colocamos os dados do responsável técnico, a partir dai, estamos incluindo no XML via BADI CL_NFE_PRINT e posteriormente criamos um enhancement na função J_1B_NF_DOCUMENT_INSERT para ler os dados da tabela Z e atualizar a tabela standard J_1BNFE_TEC_RESP com o docnum e os dados do responsável tecnico.

           

          Att..

          Nilton de Oliveira

           

           

  • Boa tarde,

    Nós vamos cadastrar as informações do Resp.Tecnico por UF no primeiro minuto do dia 03/06.

    Como vocês farão?

    Obrigado,

    Rodrigo

     

    • Bom dia

      Aqui criamos a tabela “Z” abaixo para cadastrar os dados do responsável técnico:

      Os campos IDCSRT e CSRT estamos deixando em branco, por enquanto, porem já deixamos a tabela preparada para quando a SEFAZ passar a exigir esta informação.

      Att..

       

      Nilton de Oliveira

      /
  • Vamos criar uma Tabela Z para informar os dados do responsável.

    Eu estou emitindo NF-e em São Paulo, podemos usar os Dados da SAP abaixo? nosso GRC foi comprado fora do Brasil.

    Obrigado

    Fabio Marques