Financial Management Blogs by SAP
Get financial management insights from blog posts by SAP experts. Find and share tips on how to increase efficiency, reduce risk, and optimize working capital.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
julianobellini
Employee
Employee
Olá pessoal,

 

Hoje vamos falar sobre a mudança na determinação dos códigos de aglutinação no relatório ECD, visando atender diferentes cenários de nossos clientes.

 

Inicialmente, o código de aglutinação era determinado a partir do código da conta contábil, e, posteriormente, passou a considerar também o centro de custo. Para utilizar o centro de custo na determinação das contas aglutinadoras, era necessário preencher a tabela shadow Chart Of Accounts (/TMF/D_PLCTA_CPL), informando a relação entre conta e centro de custo, já que não era possível encontrar essa informação no plano de contas do ERP.

 

No entanto, algumas empresas utilizavam o centro de custo nos lançamentos/saldos contábeis, mas não desejavam determinar os códigos de aglutinação a partir dos centros de custos, já que todos os centros de custos de uma determinada conta aglutinavam na mesma conta.

 

A novidade é que, a partir da implementação das notas 2744199 e 2751131, a determinação das contas aglutinadoras será feita de forma automática, não sendo mais obrigatório o preenchimento da tabela shadow mencionada acima.  Com essa modificação, os seguintes registros do relatório ECD foram alterados: J100, J150 e J210.

 

Dessa forma, os seguintes cenários serão suportados:

  • A determinação do código de aglutinação por conta contábil e centro de custo.

  • A determinação do código de aglutinação apenas por conta contábil.

  • A determinação do código de aglutinação considerando centro de custo para algumas contas e não para outras contas.


Neste último caso, basta preencher a tabela shadow Chart Of Accounts (/TMF/D_PLCTA_CPL) corretamente para que o sistema identifique quais contas devem considerar o centro de custo, e quais não devem considerar.

 

 

 

Gostaríamos muito de saber o seu feedback. Deixe seu comentário abaixo caso tenha alguma dúvida ou sugestão para um próximo post. E não esqueça de seguir a tag SAP Tax Declaration Framework for Brazil aqui na SAP Community para ficar ligado nas últimas notícias sobre o ACR Brazil Option.

 

Até a próxima!

Juliano Bellini

Time de desenvolvimento do TDF
2 Comments