Financial Management Blogs by SAP
Get financial management insights from blog posts by SAP experts. Find and share tips on how to increase efficiency, reduce risk, and optimize working capital.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
julianobellini
Employee
Employee
Olá pessoal,

 

Como algumas empresas utilizam o período societário (conhecido também como período contábil) diferente do ano calendário, como é o caso de empresas focadas no setor rural que utilizam o ano safra, resolvemos criar este blog post para esclarecer este cenário.

Neste cenário, a movimentação nos períodos contábeis da empresa se dá em um período diferente do período fiscal: por exemplo, se o primeiro período do exercício se inicia em Abril, não em Janeiro, o seu exercício terminará em Março do ano seguinte. Este cenário reflete nos lançamentos e nos saldos contábeis, assim como no envio dos relatórios ECD e ECF.

O ACR Brazil Option passa a suportar este cenário a partir das seguintes SAP Notes:

  • 2732860 - [TDF SP12] Note 048: ECD - Shifted fiscal year - Enable ECD HANA views for fiscal year different from calendar year.

  • 2734998 - [TDF SP12] Note 049: ECD - Shifted fiscal year - report enablement.

  • 2739603 - [TDF SP12] Note 061: ECF - Shifted fiscal year – Enablement of ECF HANA views for fiscal year different from calendar year.

  • 2742176 - [TDF SP12] Note 063: ECD/ECF - Shifted posting period correction.


 

Este cenário passa a ser válido após as seguintes configurações:

  • Ao modificar o período de uma determinada empresa na transação OB29 do lado do ERP;

  • Ao preencher a tabela Shadow /TMF/D_VAR_EXERC com as informações necessárias.


 

Após a configuração, a execução dos relatórios SPED se ajustará automaticamente.

Vale lembrar que a execução correta do relatório ECD fica sob a responsabilidade do usuário, pois é necessário que diferentes arquivos sejam gerados quando há a troca de ano na referência para o período fiscal. Já para o relatório ECF, é possível executar tudo em um único arquivo.

A partir dessa mudança, você passa a precisar informar o exercício e o período contábil na tela do relatório ECD, ao invés de informar o ano e o mês. Caso este não seja o seu cenário, o preenchimento se mantém igual – não há nenhum impacto.



 

 

Gostaríamos muito de saber o seu feedback. Deixe seu comentário abaixo caso tenha alguma dúvida ou sugestão para um próximo post. E não esqueça de seguir a tag SAP Tax Declaration Framework for Brazil aqui na SAP Community para ficar ligado nas últimas notícias sobre o ACR Brazil Option.

 

Até a próxima!

 

Juliano Bellini

Time de desenvolvimento do TDF