Skip to Content
Product Information

TDF: Período Societário diferente do Período Fiscal

Olá pessoal,

 

Como algumas empresas utilizam o período societário (conhecido também como período contábil) diferente do ano calendário, como é o caso de empresas focadas no setor rural que utilizam o ano safra, resolvemos criar este blog post para esclarecer este cenário.

Neste cenário, a movimentação nos períodos contábeis da empresa se dá em um período diferente do período fiscal: por exemplo, se o primeiro período do exercício se inicia em Abril, não em Janeiro, o seu exercício terminará em Março do ano seguinte. Este cenário reflete nos lançamentos e nos saldos contábeis, assim como no envio dos relatórios ECD e ECF.

O ACR Brazil Option passa a suportar este cenário a partir das seguintes SAP Notes:

  • 2732860 – [TDF SP12] Note 048: ECD – Shifted fiscal year – Enable ECD HANA views for fiscal year different from calendar year.
  • 2734998 – [TDF SP12] Note 049: ECD – Shifted fiscal year – report enablement.
  • 2739603 – [TDF SP12] Note 061: ECF – Shifted fiscal year – Enablement of ECF HANA views for fiscal year different from calendar year.
  • 2742176 – [TDF SP12] Note 063: ECD/ECF – Shifted posting period correction.

 

Este cenário passa a ser válido após as seguintes configurações:

  • Ao modificar o período de uma determinada empresa na transação OB29 do lado do ERP;
  • Ao preencher a tabela Shadow /TMF/D_VAR_EXERC com as informações necessárias.

 

Após a configuração, a execução dos relatórios SPED se ajustará automaticamente.

Vale lembrar que a execução correta do relatório ECD fica sob a responsabilidade do usuário, pois é necessário que diferentes arquivos sejam gerados quando há a troca de ano na referência para o período fiscal. Já para o relatório ECF, é possível executar tudo em um único arquivo.

A partir dessa mudança, você passa a precisar informar o exercício e o período contábil na tela do relatório ECD, ao invés de informar o ano e o mês. Caso este não seja o seu cenário, o preenchimento se mantém igual – não há nenhum impacto.

 

 

Gostaríamos muito de saber o seu feedback. Deixe seu comentário abaixo caso tenha alguma dúvida ou sugestão para um próximo post. E não esqueça de seguir a tag SAP Tax Declaration Framework for Brazil aqui na SAP Community para ficar ligado nas últimas notícias sobre o ACR Brazil Option.

 

Até a próxima!

 

Juliano Bellini

Time de desenvolvimento do TDF

Be the first to leave a comment
You must be Logged on to comment or reply to a post.