Skip to Content
Product Information

TDF “irá morrer”? O que é o ACR?

Olá pessoal,

 

O blog post de hoje trará informações para desmistificar algumas indagações que vocês podem ter ouvido por aí sobre o TDF, tais como: “O TDF irá morrer e agora, como vou gerar as obrigações fiscais com uma solução SAP?”; “O TDF será descontinuado e substituído pelo ACR?”; “Todo os investimentos que fiz no TDF em minha empresa, vou ter que jogar fora e adquirir uma solução nova?”; “Nem vale a pena comprar TDF, a SAP não dará mais manutenção!”.

 

A verdade por trás dos boatos

A verdade é que você pode se tranquilizar, pois o TDF não morreu e nem temos intenções de descontinuar. A SAP continuará investindo e dando suporte ao TDF, lançando novas funcionalidades e todas as mudanças legais relacionadas aos relatórios já suportados. Inclusive, já estamos em uma nova versão para o produto.

Para continuar aperfeiçoando o nosso produto, gostaríamos de divulgar a plataforma Customer Influence, na qual você pode sugerir novas funcionalidades e melhorias para o produto TDF.

 

O que originou esses boatos?

O fato do TDF receber novos investimentos para ter uma escala global foi o que originou esses boatos. A SAP está investindo fortemente numa solução fiscal com escala mundial objetivando atender a todos os países com country version. Vários países já estão disponíveis.

O nome desta solução é Advanced Compliance Reporting (ACR), que é a solução oficial da SAP dentro do S/4 HANA. Assim, haverá uma convergência natural do TDF para o ACR.

Para as empresas que decidam manter a arquitetura como “Side Car” (versão do TDF que roda em um banco de dados separado do ERP), poderá manter a mesma instância existente sem problema algum.

Junto às soluções complementares de parceiros fiscais certificados que complementam a plataforma digital fiscal TDF, que são basicamente as obrigações fiscais fora SPED e apurações de impostos diretos e indiretos, nos últimos meses, lançamos diversas melhorias, como o validador de Notas Fiscais (utilizando Inteligência Artificial), o Tax Compliance para ajudar nas validações dos documentos fiscais e outros em tempos real, com workflow e instruções de correções na origem.

Seguindo este caminho de evolução constante, nosso próximo passo foi lançar uma nova opção de TDF integrando-se com o ACR. Com essa integração, surgiu o S/4HANA ACR Brazil Option, que é uma nova versão onde o TDF roda junto ao S/4HANA, utilizando a interface do ACR. Portanto, todo o controle que anteriormente era feito pelo Tax Obligation Monitor (também conhecido por TOM), passa a ficar no controle do ACR, uma ferramenta específica para o controle de todos os relatórios de sua empresa.

É importante mencionar que as soluções parceiras continuam funcionando com esta opção, totalmente integradas ao S/4HANA. Nada muda!

 

Quais são as vantagens da integração do TDF ao ACR?

A vantagem é ter um controle ainda maior em sua governança de dados e ter uma opção totalmente integrada ao S/4HANA. O S/4HANA ACR Brazil Option está disponível a partir da versão 1809 FPS2 do S/4HANA On-Premise e 1902 do S/4HANA Cloud Edition.

Para mais detalhes do ACR, você pode consultar a documentação da solução.

 

O que acontece com a solução clássica do TDF?

A clássica solução do TDF que já conhecemos como “Side Car” continua firme e forte. No entanto, há uma mudança de nomenclatura, no qual o produto Tax Declaration Framework passa a se chamar ACR Brazil Option.

Um ponto que é importante reforçar é quanto aos novos nomes das soluções:

Nome Descrição
ACR Brazil Option Versão que já conhecemos como TDF, rodando como um “side car” ao ERP.
S/4HANA ACR Brazil Option Versão onde o TDF roda dentro do ERP S/4HANA

 

Assim, podemos concluir que o TDF não morreu, não vai morrer e está em evolução! Algumas mudanças ao longo do tempo são necessárias para manter o produto “vivo” – essa é a base para a evolução da vida – e não seria diferente com o produto TDF. O TDF tem evoluido ao longo do tempo, e nós do time de desenvolvimento sempre focamos em aperfeiçoá-lo ainda mais!

Vale lembrar que nenhuma solução fiscal hoje no S/4HANA terá certificação SAP sem que seja complementar ao SAP TDF. 

 

 

Gostaríamos muito de saber o seu feedback. Deixe seu comentário abaixo caso tenha alguma dúvida ou sugestão para um próximo post. E não esqueça de seguir a tag SAP Tax Declaration Framework for Brazil aqui na SAP Community para ficar ligado nas últimas notícias sobre o Tax Declaration Framework (TDF).

 

Até a próxima!

Juliano Bellini

Time de desenvolvimento do TDF

28 Comments
You must be Logged on to comment or reply to a post.
    • Olá Lindolfo,

       

      Obrigado pelo comentário.

      Sim é muito bom que isso se torne uma solução global, peço que dê uma olhada mais detalhada sobre o que é o ACR. Pois será uma ferramenta muito utilizada no futuro do SAP para reports.

       

      Att,

      Juliano Bellini

  • Bom dia Juliano,

    Algumas soluções de parceiros baseadas no TDF levam em conta o consumo de views do CTR, estas views ainda serão acessíveis  ou serão totalmente migradas para CDS’s?

    • Oi Wagner,

       

      As soluções baseadas em TDF continuam compatíveis. O CTR não foi alterado. Como o Juliano falou, a maior mudança é de nomenclatura. O TDF como conhecemos continua firme e forte.

       

      Att.,

      Tiago Camargo

  • Pessoal,

    Segue apenas para conhecimento os links da plataforma ACR – Advanced Compliance Reporting:

    SAP S/4HANA for Advanced Compliance Reporting – Quick Facts
    https://www.sap.com/documents/2017/06/26e86344-c27c-0010-82c7-eda71af511fa.html

    SAP S/4HANA for Advanced Compliance Reporting (ACR)
    https://www.sap.com/products/advanced-compliance-reporting.html

    SAP S/4HANA for Advanced Compliance Reporting: Execute and analyze regulatory obligations Worldwide
    https://www.youtube.com/watch?v=0I0TGs7470o

    Grato,

    Rodrigo Alves

    • Oi Rodrigo,

      obrigado por compartilhar. Essa documentação ainda não menciona o TDF. Em breve, teremos um material específico para Brasil sendo compartilhado.

      Um abraço,

      Fabio.

    • Olá Claudio,

       

      O E-social só está disponível no ACR Brazil Option.

      Para o S/4HANA ACR Brazil Option não temos nenhuma solução para o e-Social.

      Em breve divulgaremos um material especifico com mais detalhes do que está contemplado e o que não está.

       

      Att,

      Juliano Bellini

  • Juliano, quando comentas sobre a convergencia, fica a impressao de que o TDF ira realmente morrer sendo assumido pelo ACR. Talvez uma correcao nesta linha: “Assim, haverá uma convergência natural do TDF para o ACR.” 

  • Juliano foi de grande valia seu post.

    Há uma grande possibilidade de usarmos nas outras unidades da empresa, aproveito e lhe pergunto se há possibilidades de conhecer melhor a ferramenta ?

    Me disponibilizo para tal informação.

     

    Leonardo Santos

    ArcelorMittal

    • Olá Leonardo,

       

      Gostaria de saber o que a Arcelor gostaria de testar exatamente.

      O ACR em si e suas funcionalidades ou o resultado dos SPEDs.

       

      Att,

      Juliano Bellini

      • Juliano boa tarde !

         

        Seria o ACR em si e suas funcionalidades, pois o objetivo é usar a ferramenta nas empresas Arcelor fora do Brasil.

        Grande abraço !

        Leonardo Santos

          • Juliano bom dia !  O intuito é entender melhor a ferramenta (O que ela já entrega em outros países) para que eu possa fazer uma abordagem certeira e já com persuasões de implementação, por isso que gostaríamos de um encontro/call para detalharmos o assunto.

            Pode ser ?

            Mande o contato por favor no tdf@arcelormittal.com.br.

             

            Leonardo Santos

             

  • Olá Juliano, boa tarde!

    Obrigado pelas informações compartilhadas. Se possível, gostaria de mais uma informação:

    Nossa empresa possui o SAP ECC 6.0, onde realizamos a entrega de algumas obrigações legais (SPED ICMS/IPI, SPED CONTRIBUIÇÕES e SPED-ECD) e também o SAP TDF on HANA, onde realizamos a entrega de outras obrigações, tais como, SPED-REINF, ECF e e-Social.

    Estamos planejando iniciar a migração/implantação do S/4 HANA em 2020. Desta forma, gostaria de esclarecer a seguinte dúvida:

    As obrigações que hoje são entregues através do SAP ECC poderão a ser entregues através do S/4 Hana (S/4HANA ACR Brazil Option) ou deverão ser entregues a partir do SAP TDF (solução “side car” ao ERP), junto com as demais já entregues atualmente a partir desta solução?

    Obrigado, André Anderson.

    • Oi André,

       

      Você poderá gerar o arquivo pelo S/4HANA ACR Brazil Option sim.

      Porém é importante registrar que apenas os SPEDs EFD ICMS IPI, EFD Contribuições, ECF e ECD estão disponíveis no ACR hoje.

      O SPED-REINF já estamos avaliando o suporte, porém o e-Social não é suportado pelo ACR.

       

      Att,

      Juliano Bellini

  • Bom dia Juliano

    Só para esclarecer, o ACR assim como o TDF é um módulo separado do ECC? Quando você cita que roda dentro do ERP não teríamos mais o ambiente Hana Studio por exemplo, interação completa?

    Hoje já trabalhamos com o TDF, quando migrarmos para o S/4 Hana devo migrar para o ACR? Ou quando você cita “convergência natural” significa que não terei como cliente nenhuma modificação a ser feita ou adquirida?

    Att

    Pauline

    • OI Pauline,

       

      Acho importante deixar claro os conceitos nesta abordagem.

      O ACR em si é a ferramenta de reporting que se encontra dentro do S/4HANA apenas, tanto On Premise, quanto Cloud. Ou seja, não é um modulo separado do S/4HANA. No entanto para o ECC (as releases de ERP que não são S/4HANA), o ACR não está disponível.

      O ACR Brazil Option é a versão do TDF que já conhecemos e, apesar de não contar com o programa frontend do ACR, leva este nome pois o nome “ACR” se dá a toda ferramenta de report da SAP daqui pra frente. Esta versão não é a que está dentro do S/4HANA, nem do ECC. Ela funciona como um módulo separado do ERP, o que chamamos de Add On.

      O S/4HANA ACR Brazil Option é a versão do ACR que roda junto com o TDF dentro do S/4HANA e , logo, não está disponível no ECC.

       

      Quanto esta “convergência natural” é mais no sentido de que hoje, no S/4HANA, não temos tudo que está disponível na versão Add On e estamos trabalhando para cada vez uma solução ficar o mais próximo da outra. Até então não temos nenhuma previsão de deixar de dar suporte na versão Add On. Portanto todos clientes, se desejarem, podem continuar com a versão Add On.

       

      Do lado do Add On há algumas modificações que foram necessárias devido à esta convergência para o S/4HANA, peço que dê uma olhada no blog https://blogs.sap.com/2018/12/20/acr-brazil-option-tdf-e-hana-db-2.0/ e nos pre requisitos da RIN do SP13 do TDF 2735415. Também pedimos que fique ligada nos próximos blog posts, onde vamos postar mais detalhes sobre a versão do S/4HANA ACR Brazil Option e também sobre algumas alterações que serão necessárias por parte do parceiro e cliente na versão Add On.

       

      Espero ter sido claro na comunicação. Caso alguma coisa não ficou claro, fique a vontade para perguntar.

       

      Att,

      Juliano Bellini

  • Olá Juliano.

     

    Como o S/4HANA ACR Brazil Option é a versão do ACR que roda junto com o TDF, a Nota 2248350 continua sendo parâmetro para sabermos quais registros são cobertos, mesmo no S4?

     

    Abraço.

    Juliano Cacheta

    • Oi Juliano,

       

      Sim, de forma geral continua sendo a mesma nota.

      Para o futuro, a tendência é que o S/4HANA tenha uma cobertura maior que o ERP e portando seja necessário uma segunda nota exclusiva para o S/4.

      Por enquanto continua a mesma.

       

      Att,

      Juliano Bellini

      • Bom dia, Juliano. Muito obrigado.

         

        Só mais um dúvida.

        Como está a questão do REINF no S/4HANA On Premise?

        Precisamos aguardar a integração com o ACR, ou é possível configurar dentro do S/4 como era feito no TDF Side Car?

         

        Atenciosamente.

        Juliano Cacheta.

        • Oi Juliano,

          a EFD-Reinf pode ser utilizada como side car como existe hoje no add on do ACR Brazil Option e uma nova versão da EFD-Reinf está sendo desenvolvida na versão S/4HANA ACR Brazil Option utilizando o ACR framework.

          Att.

          Alexandre Moura

  • Olá Bellini, tudo bem?

    A útlima atualização do S4 ACR Brazil Option foi dia 10 de abril, através da Nota 2777087 – [S/4 ACR BR Option] Note 001: 2019 CW 14 Corrections.

    O TDF Side Car teve várias Notas de correção depois de abril.

    É possível que a versão S4 ACR esteja muito desatualizada pois não é corrigida com a mesma frequência que o TDF? Está prevista alguma Nota com pacote de atualizações para o S4 ACR?

     

    Mais uma vez, muito obrigado pelas explicações.

    Atenciosamente.

    Juliano Cacheta.

    • Oi Juliano,

       

      Tudo certo e por aí?

      Sim, sabemos que está muito desatualizada, mas já estamos fazendo uma nota para suprir este problema.

      Ainda não está claro qual vai ser a periodicidade de Notas no S/4HANA, iremos adaptando com o tempo, mas o que já conversamos internamente é tentar largar pelo menos uma por mês contendo todas as modificações do ACR Brazil Option + Correções especificas do ACR.

       

      Att,

      Juliano Bellini