Skip to Content

A SAP acaba de liberar uma sapnote que altera as regras de determinação standard do COD_CTA no sistema ERP.

Com essa nota o que muda?

Caso o cliente possua uma regra de determinação do COD_CTA na J_1BNFLIN; a regra implementada pelo cliente será respeitada; ou seja nesse caso nada muda para o cliente.

E nos cenários em que o cliente não colocou uma regra na J_1BNF_ADD_DATA e é um cenário de MM?

  1. Agora quando a entrada de mercadoria do pedido de compras por MM é de uma compra para estoque, será usada a conta BSX associada com a classe de avaliação. O sistema irá verificar para a área de avaliação (na tabela T001K) qual o Valuation Grpg Code associado com a classe de avaliação. Com isso depois irá verificar para o material na T030 para o plano de contas associado com a empresa vs Transaction (KTOSL) = BSX versus Valuation Grpg Code (BWMOD) para a área de avaliação associada com o material qual a conta associada (KONTS). Com isso irá usar essa conta para preencher na J_1BNFLIN o campo COD_CTA.
  2. Para o cenário de compra para objeto de custo, o sistema sempre irá verificar para o item, o sistema irá verificar na tabela RBCO associada com o documento, qual a conta associada com a linha e irá utilizar essa conta independentemente do tipo de objeto de custo.
  3. Para cenários de classificação contábil múltipla será usada a primeira conta encontrada dentre as linhas da tabela RBCO associada com o documento e utilizar essa primeira linha. Isso, porque o SPED espera apenas um único COD_CTA associado com o documento.
  4. Nos cenários de operação por SD nada muda: a regra antiga continua válida
  5. Nos cenários de nota fiscal writer (J1B1N) o preenchimento não foi alterado também.
  6. Para cenários de entrega futura ou cenários de entrada de pedido sem entrada de mercadoria será a mesma regra que foi explicada para cenário de compra para estoque ou cenário de compra para objeto de custo que foi descrito anteriormente.

Cuidados especiais:

  1. No cenário de entrada de CT-e, em que na solução do cliente se crie mais de uma linha associada com o CT-e; é fortemente recomendado que use a J_1BNF_ADD_DATA para tratar a determinação do COD_CTA, por que o Governo não espera ter mais de um COD_CTA associado com o documento de CT-e (no Governo o COD_CTA do bloco D é reportado no D100 que é a nível de cabeçalho)
  2. Sempre será usado o dado associado com a conta na T030 para compra para estoque: sendo assim qualquer alteração que aconteça na configuração irá afetar os documentos criados.

Esperamos ter ajudado a entender essa sapnote

 

Grato

Kyono

 

 

To report this post you need to login first.

Be the first to leave a comment

You must be Logged on to comment or reply to a post.

Leave a Reply