Enterprise Resource Planning Blogs by SAP
Get insights and updates about cloud ERP and RISE with SAP, SAP S/4HANA and SAP S/4HANA Cloud, and more enterprise management capabilities with SAP blog posts.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Renan_Correa
Active Contributor

Sim, é possível rodar os relatórios antigos mesmo no S/4HANA !


 

Todo mundo provavelmente já ouviu falar que aqueles que estão migrando ou já migraram para o S/4HANA não terãos os livros modelo e os SPEDs do ECC disponíveis no S/4HANA  e que a única solução de relatórios discais para o S/4HANA é o TDF.

Isso está informado pela própria SAP na Nota "2195701 - Obsolete transaction codes and programs in Brazil country version".

O texto da nota diz o seguinte: "With the installation of SAP S/4HANA, from edition 1511, certains country-specific transaction codes and programs in the package J1BA have been removed".

 

FATO!


Essa declaração está 100% correta! Porém, mas, contudo, entretanto, todavia o que não está escrito é que os programas removidos do pacote J1BA foram passados para o pacote J1BA_DEPRECATED e continuam existindo no sistema.

 

Perai? Então quer dizer que está tudo lá escondido e eu posso rodar os programas mesmo assim? Mais ou menos, quase isso.

 

Vamos testar. Acessei a SE38 e chamei o programa J_1BLB2 ( Livro Modelo 2 😞



 

BANG!


Não dá, existe uma verificação que diz que o programa está obsoleto. =/

Mas, então se existe uma verificação,deve existir um jeito de desverificar. Certo? Sim!

Precisa de dois truquezinhos pra habilitar um programa desativado e vou mostrar eles abaixo:

 

1. Ativar o referido programa/transação na view FINS_DEPR_OBJECT:




No meu exemplo sigo usando o Livro Modelo 2 ( essa view funciona com todos os programas da lista da nota 2195701 )



 

2. É preciso habilitar o uso de programas obsoletos usando o programa FINS_SET_DEPR_STATUS:




Basta selecionar activate e executar:



Agora sim, executando o programa vai se criar uma entrada em tabela de sistema que habilita o uso de programas obsoletos.

 

3. Agora tento executar o programa J_1BLB02 novamente e voilà: Livro Modelo 2 habilitado de volta no Sistema S/4HANA



 

P.S.


Tem uma outra opção para ativar ess programa, mas ela é mais invasiva e trabalhosa. Bastaria também modificar o programa no ponto abaixo. Este ponto traz a classe que verifica se o programa está obsoleto ou não:



Extras:


Existe também o programa FINS_FILL_DEPR_OBJEC que ativa de volta várias velharias ( transações e programas obsoletos no S/4HANA):



Por exemplo as transações/programas abaixo:



 

Conclusão:


Mas então tá de boas rodar os relatórios/programas antigos no S/4?


NÃAAAAAOOOO, os programas obsoletos não tem mais manutenção oficial da SAP® então qualquer atualização precisará ser feita pela própria empresa ou pelo parceiro de consultoria. Além disso a SAP não se responsabiliza por nenhum erro, DUMP, inconsistência ou qualquer problema que a empresa venha a ter em decorrência.

 

Eu criei este blog post só para mostrar que é possível fazê-lo, não estou recomendado nem incentivando o uso destes programas antigos.

 

att.

Renan Correa

 

 
15 Comments