Enterprise Resource Planning Blogs by Members
Gain new perspectives and knowledge about enterprise resource planning in blog posts from community members. Share your own comments and ERP insights today!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
former_member330246
Active Contributor
Mais um ano, mais um ciclo de Customer Influence com melhorias de SD encerrado, mais um blog sobre o tema -- inclusive com o mesmo título do ano passado -- e um monte de notas e novas funcionalidades "já pagas" para utilizarmos. Pessoalmente acho que neste ciclo, comparado com as melhorias que saíram em 2017 (vejam as melhorias publicadas ano passado aqui), temos iniciativas de menor impacto mas igualmente relevantes.

Em tempo, para quem não sabe nada sobre o Customer Influence, vale conhecer o programa. É uma boa oportunidade para estar próximo da área de desenvolvimento da SAP sugerindo evoluções e votando em sugestões existentes. Obviamente que nem todas as solicitações são aceitas, mas sempre tem um pacote de coisas boas para ser exploradas.

Vamos lá, abaixo um apanhado do que achei mais interessante. Aqui não tem tudo que foi liberado, apenas uma parte; para consultar todas as funcionalidades tem que olhar no site do Customer Influence.

E reforçando, para saber quais versões são possíveis de se utilizar as melhorias, só entrando na nota e conferindo.

 

1-) Inclusão do grupo de contas na transação VCUST

A transação VCUST basicamente é uma lista de clientes bem detalhada, inclusive, com as estruturas de área de vendas. Acontece que agora o campo de Grupo de Contas está disponível para chave de seleção na tela inicial.

Quantas vezes procurei grupo de contas na tela de seleção...

Disponível desde a 6.06 até o S/4CORE

Nota SAP: 2626347 VCUST - Adding Account Group to Selection Criteria

 

2-) Documentação de parâmetros de usuário possíveis em SD

Esta nota é muito bacana, e mostra o esforço da SAP em melhorar documentação e referências de pesquisa,

Não existia uma nota ou documentação que detalhava os parâmetros de usuário possíveis de serem utilizados; era necessário ficar revirando as notas e buscando outras fontes de referência para isso. Em tempo, para quem não sabe o que são parâmetros de usuário, dê uma olhada neste link.

Agora a SAP publicou nesta nota, que será de atualização constante, todos os parâmetros de usuário, notas de suporte e informações relevantes para utilização.

Disponível: depende do parâmetro é disponível para uma versão; tem que pesquisar a demanda específica que deseja.

Nota SAP: 2661441 - Overview of All Available User Parameters in SD (Sales and Distribution)

 

3-) Preview de impressão no momento do billing.

Esta melhoria também é simples mas muito bacana pois permite que se veja o preview de mensagem de impressão no momento em que o billing está sendo gerado. Por meio de um parâmetro, se ativa um botão de preview no documento de fatura.

Nota SAP: 2633052 - Improvement Note: Output Preview in VF01/02/03

 

4-) Criação de um status de condição obsoleta na V/06

Foi criada a possibilidade de se apontar que uma condição é obsoleta, de modo que a administração (cadastro de valores) para a condição apresente um warning, ou restrinja a atualização.

Nota SAP:  2632475 - Obsolete flag for price condition types in sales

 

5-) Informação sobre data e hora de criação de documento no fluxo de documentos

Esta nota é bem interessante e recebeu muitos votos no processo de seleção. Consiste em listar no fluxo de documentos não apenas a data da criação do documento (como já havia) mas também a hora da criação. Isto é especialmente relevante para cenários eletrônicos em que os processos acontecem por meio de EDI ou outros fluxos sem interação de operadores, e que a hora em que os gatilhos ocorreram são relevantes.

Nota SAP: 2591143 - Show creation time on sales document flow

 

6-) Abertura do documento por double click do fluxo de documentos

Por meio de parâmetros, permite ao usuário abrir os documentos constantes no fluxo de documentos com duplo click, sem precisar navegar... selecionar..., e clicar em exibir.

Nota SAP: 2631700 - Document flow navigation via double click

 

7-) Seleção de múltiplas organizações de venda na VFX3

Simples assim, permite trazer documentos de múltiplas organizações de vendas.

Nota SAP: 2663048 - Transaction VFX3: Multiple selection using sales organization selection attribute (Improvement Reque...

 

8- 8-) Melhorias de tela para split de fatura.

Convenhamos que a solução existente, de ajustar a formula de controle de cópia com base no ZUKRI funcionava bem, mas para adivinhar como foi processada a quebra de fatura só mesmo fazendo o debug e verificando passo a passo como acontecia o split, porque o tamanho do campo da tela era menor que a possibilidade de agrupamento da fórmula.

Parece difícil de entender, mas basicamente isto está mais para uma falha corrigida do que para uma melhoria. Se o campo tem 40 posições, agora na tela aparecem as 40 posições. Em resumo... é o mínimo que se esperava.

Nota SAP: 2623868 - Screen improvements to Invoice Split criteria functionality

 

9-) Condição de expedição por documento de vendas.

Agora pode-se definir se a condição de expedição à ser utilizada deverá ser do Sold to ou do Ship to, com base na configuração do cabeçalho do documento de vendas. A nota, de implementação manual, cria o campo VBVWE na TVAK, e determina dois valores fixos:

  • OU Atribuir condições de envio do registro mestre do recebedor da mercadoria;

  • OU Se a condição de expedição do recebedor da remessa estiver vazia, atribua condição de expedição para o sold to;


Nota SAP: 2611643 - Customer Connection Improvement Request D201523: Determination of Shipping Conditions Duri...

 

10-) Busca de referência por número serial na devolução.

Esta nota é bem específica, e em tese atenderia apenas os processos que tem número serial de peças ativo. Não vi funcionando, mas lendo a nota ela abre um campo para busca de número serial do material na referência, e desta forma facilita as referências na devolução. Para descomplicar, permite a busca de documentos referenciados pelo número de série do material... acho que fica mais fácil assim.

Nota SAP: 2636432 - Using serial numbers to determine the reference document

 

11-) Novas Funcionalidades para Cross Selling

Existem duas notas, e para quem se interessa muito pelo "Sales" do "SD" podem ser relevantes. Para mim é outro caso que parece mais correção de bug do que melhoria em sí.

Nota SAP: 2614318 - Sorting at Cross-selling items list 

Nota SAP: 2596848 - Missing fcode functionality in Cross-selling pop up 

 

E encerrando, o Customer Influence de SD para 2019 já começou e está moendo, com uma lista enorme de boas sugestões e melhorias para serem avaliadas. Abaixo o cronograma que foi publicado, e até agora já são 56 sugestões de melhorias.


fonte: https://influence.sap.com

Perspectiva de mais coisas boas para 2019.

Innovation for thought!
FM
4 Comments
Labels in this area