HCM Brazil eSocial: retroactive calculation using inflow principle on S-1200 and S-1210
Olá pessoal,
Nossas equipes de desenvolvimento, suporte e produto perceberam que há execuções de pagamentos de empregados por meio do princípio de caixa. Se sua empresa se enquadra neste cenário, não perca: desenvolvemos as funcionalidades que permitem o uso do princípio de caixa para cálculos retroativos nos eventos S-1200 Remuneração de trabalhador vinculado ao Regime Geral de Previd. Social e S-1210 Pagamentos de rendimentos do trabalho.
Destacamos que, segundo a legislação brasileira, o princípio de origem deve ser usado para o cálculo de FGTS e INSS, e o princípio de caixa deve ser usado só para o cálculo do IRRF. Além disso, a legislação indica que todos os pagamentos realizados fora da competência estão sujeitos a penalidades; portanto, o princípio de origem deve ser usado. Tendo isso em mente, recomendamos muita atenção na decisão de usar o princípio de caixa para todas as contribuições de sua empresa!
Se quiser ler mais detalhes das funcionalidades, acesse as SAP Notes 2673685 e 2678217.
Gostou desse post? Dê um Like e compartilhe o conteúdo com seus colegas.
Fique à vontade para deixar um feedback, comentário ou pergunta no espaço abaixo. E não esqueça de seguir a tag HCM Payroll Brazil na SAP Community para ficar ligado nas últimas notícias sobre o eSocial.
Um abraço,
Alice
—-
Hi everyone,
Our development, support, and product teams have realized that there are employee payments calculated via the inflow principle. If this is the scenario on your company, check this out: we have developed a functionality that allows you to use the inflow principle for retroactive accounting in events S-1200 Employee remuneration from Social Security General Regime and S-1210 Labor income payments.
We highlight that, according to Brazilian law the principle of origin should be used for the calculation of FGTS and INSS, and the inflow principle should be used for IRRF calculation only. In addition, the law indicates that all payments made outside the competence are subject to penalties; therefore, the principle of origin must be used. Having this in mind, we recommend that you make a careful decision on whether or not to use the inflow principle for all your company’s contribution!
If you want to read more information about the functionality, access SAP Notes 2673685 and 2678217.
Did you enjoy this post? Choose “Like” and share the content with your colleagues.
Feel free to leave your feedback, comment or question in the space provided below. And don’t forget to follow the tag HCM Payroll Brazil in SAP Community to stay tuned on eSocial latest news.
All the best,
Alice
Olá Alice,
obrigado por manter a comunidade SAP HCM atualizada. Essas duas notas ajudam, mas, ainda não resolvem a questão como um todo. Observamos que as rubricas retrocalculadas estão vindo em demonstrativos diferentes dentro do período de apuração. O ideal seria que as rubricas retrocalculadas fossem somadas às rubricas do mês, informando apenas um demonstrativo da folha mensal. Outras folhas continuariam a vir em demonstrativos separados dentro do movimento.
Desde já agradecemos a sua atenção
Sílvio
Oi Sílvio,
Desculpe a demora na resposta. A solução funciona desta maneira porque, em nossas discussões durante o desenvolvimento, identificamos que este seria o comportamento correto. Por favor, se você tiver uma justificativa para juntar as rubricas em um mesmo demonstrativo, entre em contato conosco.
Um abraço,
Alice
Oi Alice, tudo bom?
Estou com uma dificuldade que gerou chamado na SAP e no governo e não resolveu, queria compartilhar no blog pois parece algo simples de se resolver.
Foi realizado um retrocalculo e foi identificado que um funcionário realizou uma troca de folga e não informaram no sistema, o que acabou gerando hora extra no mês e depois do retrocalculo no mês seguinte gerou um estorno da hora extra que ele recebeu.
Porém no extrator do esocial esses valores apareceram no mês de origem a hora extra, mas como o extrator "quebra" os pagamentos dentro do mês, esse pedacinho do estorno ficou como "negativo" e o governo não aceita folhas negativas.
Não posso usar a tabela Dissidio, pois não cabe nesse cenário.
A equipe SAP orientou meu cliente a falar com o governo e o governo orientou a remapear as rubricas, mas acredito que exista outra alternativa mais simples.
Podem me ajudar?
Att
Bom dia Marcelo.
Acredito que seu problema esteja relacionado com a customização das rubricas /552 e /553. Acho que o KBA 2695958 - eSocial: Error in S-1200 - deductions minus earnings do not balance pode ser útil para te auxiliar.
Atenciosamente