Enterprise Resource Planning Blogs by SAP
Get insights and updates about cloud ERP and RISE with SAP, SAP S/4HANA and SAP S/4HANA Cloud, and more enterprise management capabilities with SAP blog posts.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
julyrizzo
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert
0 Kudos
Quem já ouviu: "Data is the new oil" ? Algumas vezes, não é?

E geralmente, a frase "Dado é novo petróleo" vem com a explicação: você precisa encontrá-lo, extraí-lo, refiná-lo, distribuí-lo e monetizá-lo.

Mas uma vez eu ouvi que "Data is the new soil", e isso me fez mais sentido.

Como seria se pensássemos que dados são o novo solo? Eles ajudam você a crescer e transformar seu negócio, não é mesmo?

Frequentemente utilizei a associação de Ciclo de Vida da Informação com o Ciclo de Vida Humano ou dos Animais: dentro de uma empresa, o dado nasce, cresce, se reproduz e morre. E você precisa pensar em como fazer nascer um dado com qualidade, como gerenciar a vida dele durante seu "crescimento" e "reprodução" com governança, regras, políticas, acessos corretos, etc. e depois planejar o seu afastamento da vida produtiva (sua aposentadoria), seu archiving e por fim, sua morte (ou deleção).

Mas e se pensarmos não no ciclo de vida animal, mas no ciclo vegetal? O dado nasce, cresce, algumas folhas caem, folhas novas nascem, dão frutos, passa por todo este ciclo novamente e quiçá um dia, morre. É cíclico! Lembra-me um símbolo de infinito...

E aqui novamente, é preciso planejar o nascimento do dado com qualidade (um solo de qualidade, uma semente de qualidade, com agricultores qualificados), é preciso gerenciar o ciclo de vida do dado em todas suas estações, com sol, chuva, folhas caindo ou frutos nascendo recorrentemente, com governança, regras, políticas, acessos corretos, etc. e depois planejar o seu bloqueio para que ele não mais forneça frutos à sociedade e por fim, possa morrer em paz.

É uma outra maneira de ver a vida, não acham?

Menos linear (nasce, cresce, se reproduz, morre) e mais cíclica, com fases, épocas, períodos e recorrências. O que não podemos deixar de lado, no entanto, é que este dado tenha uma vida de qualidade, que siga as políticas e regras do seu meio e cumpra seu papel com sabedoria!
"Enquanto houver vida (na sua empresa), haverá dados. Cuidem bem deles!"

 

No link abaixo, deixo como referência uma apresentação que fiz falando de Governança de Dados no SAP Fórum de 2017 e iniciei falando justamente deste tema: Data is the the soil.

https://www.slideshare.net/JulyAMRizzo/sap-forum-brasil-2017-apresentao-mdg 

 

Agro é pop, agro é tech 🙂