Skip to Content

Hoje mais uma vez que escutei a frase de que o S/4HANA não mudou quase nada, afinal tem SPRO, VA01, as FBL* e ME21N.

Cada comentário desses que escuto, mais perto eu fico de fazer um cateterismo. Respiro fundo, equilibro a pressão, conto até dez e começo a fazer a lista de perguntas.

a. Você está usando Activate? Tem SOLMAN, carregou RDS…

       Se a resposta for não, está errado!

Não existe S/4HANA com ASAP, e não se faz mais BBP para detalhar processos, que já estão prontos.

O S/4HANA não apenas traz novas funcionalidades e ferramentas, mas também está suportado por um novo processo de trabalho, ágil, que objetiva dar as empresas a velocidade e flexibilidade que até então era um desafio quase impossível. E aqui a ideia é simples: trabalhar com pacotes autônomos de melhorias rápida e constantes, sem abrir mão da governança, trabalhando a metodologia e o método técnico junto.

E falando em Activate, no SAP JAM tem um grupo aberto para interessados no Activate, que atualmente tem mais de 20 mil pessoas. Grupo agitado viu!

b. Consultou o Simplification List? Entendeu as melhorias e novos processos possíveis?

     Se a resposta for não, está errado!

A análise de crédito foi substituída pela análise de credito do FSCM, rebates viraram contrato de condições de compra e venda, super flexível, SAP Revenue Accounting and Reporting para atendimento ao IFRS… só para esquentar, parece pouco? O documento tem mais de 500 páginas de melhorias, (e não tem figuras nas 500 páginas).

Não comece um projeto sem ler o Simplification List (no caso, da versão 1709).

c. Se preocupou em encapsular os desenvolvimentos e melhorias fora do core da aplicação? 

     Se a resposta for não, está errado!

O compromisso S/4HANA é ser uma plataforma com evolução rápida e que efetivamente traz diferencial competitivo para os clientes. Mas desconsidere tudo isso se ainda estiver fazendo enhancements no meio do código standard, daquela forma dantesca como foi feito nas instalações antigas e que hoje impossibilitam o upgrade.

S/4HANA pode e deve ser ampliado quando necessário, mas por favor, procure utilizar o motor de regras BRF+ quando possível, incluir rotinas e lógicas na SAP Cloud Platform, consumir APIs, racionalizar os desenvolvimentos e principalmente coloca-los nos lugares certos … deixando o S/4CORE o mais íntegro possível. Só assim será possível no médio prazo colher os benefícios da plataforma.

d. Está utilizando FIORI, e apresentou para o usuário as ferramentas analíticas embedded?

       Se a resposta for não, está errado!

Uma das maiores melhorias do S/4HANA foi a interface, e antes que postem no comentário que o FIORI estava disponível já no 6.07, venho informar que os novos APPS analíticos e que realmente enchem o olho dependem do S/4HANA.

E mais, nem tudo que roda no FIORI tem similar no SAP GUI (AATP é um bom exemplo). Isso posto, invista tempo no Fiori e nos APPS.

e. Utilizou as novas ferramentas como Advanced ATP, TM, EWM, LIVE MRP… e outras que estão pagas e trazem uma enorme melhoria?

     Se a resposta for não, está errado!

Um punhado de novas ferramentas, que antes necessitavam licenciamento adicional agora estão embedded; BW com cubos e relatórios prontos, TM no lugar do LES, EWM no lugar do WM, SAP GTS (só deste último mais de 200, sim DUZENTAS transações foram substituídas). Fora os novos processos possíveis.

O compromisso S/4HANA vai muito, mas muito além do SPRO; passa por governança, metodologia, arquitetura de aplicação, análise de processos. Implantar S/4HANA como se fazia com ECC pode até funcionar, mas a captura de valor e o ganho da agilidade e inovação, seguramente, ficará em um plano bem distante do ideal.

Innovation for thought!

FM

To report this post you need to login first.

4 Comments

You must be Logged on to comment or reply to a post.

  1. Marcelo Boccia

    Olá Fausto

    Obrigado por compartilhar esse rico conteúdo sobre o S/4HANA.

    Ótimas informações que com certeza nos ajudam a crescer e evoluir sempre.

    Grande abraço

    Marcelo Boccia
    (1) 
    1. Fausto Motter Post author

      Fala Boccia.

      Agora com o S/4HANA temos muita documentação disponível, que devemos andar com ela embaixo do braço. A mudança é grande, quando a intenção for realmente obter ganhos com a nova plataforma.

      Abraços, FM

      (0) 

Leave a Reply