Skip to Content

Olá,

Na última nota 2653679, o report EFD-Reinf (/TMF/REINF) sofreu alterações em algumas funcionalidades e ganhou algumas outras.

Continue lendo este blog post para ver mais detalhes sobre as novidades incluídas no report EFD-Reinf e como utilizá-las corretamente.

  • Linha base para novos eventos

Veja o exemplo abaixo:

Temos dois eventos do tipo R-2010 – Retenção Contribuição Previdenciária – Serviços Tomados previamente gerados, ou seja, com dois Prestadores de Serviços para essa mesma filial.

Anteriormente, caso um novo prestador de serviço fosse adicionado nesse período, não era possível gerá-lo.

Entretanto, com o novo comportamento do report EFD-Reinf (/TMF/REINF), ele mantém uma entrada com status não enviado para cada tipo de evento. Para essa entrada, dá-se o nome de linha base para geração de novos eventos.

No nosso exemplo, um novo prestador de serviço foi adicionado, então como podemos gerar o evento correspondente?

Para gerar o evento para esse prestador de serviço, selecione a linha base para o tipo de evento que deseja enviar e clique em “Generate and Send to MF” ou “Re-Generate and Send to MF”. Um terceiro evento foi gerado para o terceiro Prestador de Serviços existente nesse período.

Vale atentar-se que caso você clique novamente na entrada modelo e tente gerar os mesmos eventos, todos os critérios de validação serão feitos e os eventos só poderão ser gerados novamente, quando os eventos estiverem cancelados ou haver evento com erro.

  • Geração de Eventos em Background

Devido ao grande volume de eventos que podem ser gerados em cada período, principalmente quando se trata dos eventos R-2010 – Retenção Contribuição Previdenciária – Serviços Tomados e R-2020 – Retenção Contribuição Previdenciária – Serviços Prestados, todos os eventos gerados a partir do report EFD-Reinf (/TMF/REINF), são gerados em background agora.

Para visualizar os eventos gerados, foi adicionado um novo botão chamado Job Overview.

Toda vez que você selecionar um evento e clicar em “Generate and Send to MF”, “Re-Generate Send to MF”, “Rectify and Send to MF” ou “Generate Exclusion Event” a seguinte mensagem irá aparecer:

Dependendo do evento escolhido, o mesmo pode demorar um determinado tempo para ser gerado, devido à quantidade de dados existentes. Para saber o que aconteceu na execução do evento, clique no botão Job Overview . Essa ação irá executar a transação SM37 – Simple Job Selection e o sistema irá sugerir o nome do JOB criado. Então, clique em Execute .

Por meio dessa tela, pode-se acompanhar o status do Job gerado a partir do report EFD-Reinf. Quando o mesmo estiver com o status terminado, dê um duplo-clique em Spool list , conforme imagem abaixo.

Na próxima tela, clique em Abap List .

Todos os eventos gerados serão exibidos em formato de lista.

Mesmo que um evento não seja criado, será necessário visualizar a mensagem de erro retornada pelo sistema utilizando esse novo botão.

Selecionando o evento R-2030 – Recursos Recebidos por Associação Desportiva com status enviando e clicando em “Generate and Send to MF” será exibida novamente a mensagem “You have started a process. Check long text for details”.

Clique em Job Overview . Após em Execute  na tela Simple Job Selection.

Podemos observar que o Job que foi criado por essa execução possui o status cancelado.

Para visualizar o motivo do cancelamento, selecione o Job com status cancelado e clique em Display Job Log .

O cancelamento dessa execução ocorreu porque já existe um evento anteriormente criado para o evento R-2030 – Recursos Recebidos por Associação Desportiva.

  • Botão Messaging Framework

Esse botão também foi incluído no report EFD-Reinf e tem como funcionalidade abrir o Messaging Framework .

Anteriormente, toda vez que um evento era gerado pelo report, surgia um pop-up perguntando se o usuário gostaria de abrir o Messaging Framework. Agora, esse comportamento não ocorre mais, e o usuário abre o programa quando ele desejar.

Para abrir o Messaging Framework, clique no botão Open Messaging Framework .

Gostaríamos muito de saber o seu feedback. Deixe seu comentário abaixo caso tenha alguma dúvida ou sugestão para um próximo post. E não esqueça de seguir a tag SAP Tax Declaration Framework for Brazil aqui na SAP Community para ficar ligado nas últimas notícias sobre o Tax Declaration Framework (TDF).

 

Até a próxima!

 

Rodolfo Felipe Celante

Time de desenvolvimento do TDF

To report this post you need to login first.

Be the first to leave a comment

You must be Logged on to comment or reply to a post.

Leave a Reply