Skip to Content

English page

 

Olá,

Você sabia que agora é possível retificar um evento do relatório EFD-Reinf? Continue lendo para encontrar mais detalhes sobre o processo de retificação.

O que preciso saber antes de retificar um evento?

  • No leiaute 1.3.01 do relatório EFD-Reinf, o campo responsável por indicar que o evento é um arquivo original ou uma retificação é o indRetif. Veja abaixo a definição que o guia prático traz sobre esse campo:
  • Outro campo importante que deve ser contextualizado é o campo nrRecibo, que deve ser preenchido somente quando o evento é uma retificação. Veja abaixo a definição que o guia prático traz sobre esse campo:
  • O relatório EFD-Reinf e o governo não mantêm versões dos eventos relatório EFD-Reinf. A partir do momento que um evento é retificado, somente o último evento é mantido pelo governo. Quando uma retificação é feita, o relatório EFD-Reinf lê os dados atuais existentes no sistema e os envia novamente para o Messaging Framework, ou seja, mesmo que você não tenha feito nenhuma alteração, um evento de retificação será enviado ao Messaging Framework.
  • Caso o período esteja fechado, você terá que reabrir o período para retificar o evento.

Como retifico um evento?

Após executar o relatório EFD-Reinf (veja o Blog Post TDF-EFD-Reinf: funcionalidades da solução 1/2 https://blogs.sap.com/2017/10/09/tdf-efd-reinf-funcionalidades-da-solucao-12/ para mais detalhes), siga os passos abaixo:

  1. Selecione a linha do evento que você deseja retificar.É importante ressaltar que, para retificar um evento, esse evento deve estar com status Success e deve ter o recibo de retorno que valida o evento (conforme imagem abaixo):
  2. Selecione o novo botão Retificar e enviar para o MF para gerar um evento de retificação e enviar uma nova versão desse evento ao Messaging Framework (conforme imagem abaixo).

Como sei que o evento que selecionei foi retificado?

Você pode verificar, nos detalhes () de cada evento, os seguintes campos (conforme imagem abaixo):

  • Indicador de retificação: O evento que você selecionou para retificar (evento retificado) ficará com valor 1 (arquivo original) e o evento de retificação (evento retificador) ficará com valor 2 (arquivo de retificação).
  • Número de recibo do evento: O evento que você selecionou para retificar conterá o recibo de retorno do governo, enquanto o evento de retificação estará vazio, aguardando o retorno do governo.
  • Número do recibo retificado: O evento que você selecionou para retificar estará vazio. enquanto o evento de retificação conterá o recibo de retorno do governo.
  • ID do evento de retificação: O evento que você selecionou para retificar terá esse campo preenchido com o ID do evento retificador, enquanto o evento de retificação estará vazio.

 

Evento retificado:

Evento retificador:

Para mais informações, veja https://help.sap.com/tdf_br_10 -> Ajuda da aplicação -> Relatórios -> EFD-Reinf – Informações de Background.

Gostaríamos muito de saber o seu feedback. Deixe seu comentário abaixo caso tenha alguma dúvida ou sugestão para um próximo post. E não esqueça de seguir a tag SAP Tax Declaration Framework for Brazil, aqui na SAP Community, para ficar ligado nas últimas notícias sobre o Tax Declaration Framework (TDF).

Quais são os pré requisitos para utilizar essa funcionalidade?

Você precisa ter o Support Package 11 do TDF já instalado no sistema e aplicar as seguintes SAP Notes:

2632951 – [TDF SP11] Note 025: DDIC and HANA View Objects for SAP Note 2632779

2632779 – [TDF SP11] Note 026: MF – Reinf – Support to Rectification Events

 

Atenciosamente,

Rodolfo Felipe Celante

Time de Desenvolvimento do TDF

 

To report this post you need to login first.

6 Comments

You must be Logged on to comment or reply to a post.

  1. Lindolfo Martins dos Santos

    Olá Eduardo,

     

    Obrigado pelas informações.

    Eu estou tentando retificar os eventos R-2010 que já foram enviados e validados no governo.

    Após o envio do evento foram lançadas mais notas para o mesmo fornecedor, no mesmo estabelecimento e mesmo período do evento R-2010 que já havia sido enviado. Portanto precisamos retificá-lo.

    Além disso também foram lançadas novas notas no mesmo estabelecimento/período para outros fornecedores que não haviam sido enviados para o governo.

    Para tratar essas novas notas precisamos executar primeiro a transação de pré-processamento /TMF/REINF_PRE_PROC para determinar o campo Tipo de Serviço.

    Ao executar esta transação recebemos a mensagem de erro:

    Você já enviou R-2010 evento ao governo.

    Com isso não estamos conseguindo retificar o evento já validado e nem gerar novos eventos neste estabelecimento/período.

    Só conseguimos executar o pré-processamento e posteriormente a geração do evento na /TMF/REINF para filiais que ainda não tiveram nenhum evento enviado.

    Como devemos proceder neste caso ?

     

    Att.

    Lindolfo

    (2) 
    1. Rodolfo Celante Post author

      Lindolfo boa tarde,

      simulamos o cenário comentado acima e identificamos a necessidade da alteração da funcionalidade, já estamos trabalhando em um solução.

      (0) 
  2. Vinicius Pelegrino

     

    Olá Rodolfo,

    Aplicamos as notas 2632951-[TDF SP11] Note 025 e 2632779-[TDF SP11] Note 026 porém o botão “Rectify and Send to MF” não apareceu na /TMF/REINF. Você sabe o que pode ter acontecido?

    Grato,

    Vinicius.

     

    (1) 

Leave a Reply