Skip to Content

Click here to see the English version of this page

(Crédito da imagem acima ao Luis Felipe Lanz e ao Mark Finnern)

 

Um dos grandes desafios que os empreendedores enfrentam é escolher qual plataforma tecnológica utilizar para criar seus produtos, aplicativos, plataformas e empresas.

Hoje muitos empreendedores ainda não sabem que a SAP, a maior empresa provedora de software empresarial do mundo, também é criadora de uma série de novas tecnologias e plataformas que podem ser utilizadas por empreendedores e startups para criarem seus novos projetos.

Muitas das tecnologias hoje oferecidas pela SAP possuem versões grátis, ou que apresentam baixíssimo custo operacional, que podem ser utilizadas por startups em “early stage”, seja para construir protótipos ou MVPs para a validação de suas ideias.

Depois que as ideias forem validadas e tomarem forma, ou seja, quando começarem a ter maior demanda de tecnologia, os empreendedores podem optar por se tornarem parceiros ou clientes SAP e utilizar versões mais robustas destas tecnologias.

Para começar, você conhecerá o UI5 (OpenUI5 e SAPUI5), tecnologia da SAP para construção de aplicativos que é baseada em padrões abertos (HTML5, JavaScript, etc) e que oferece uma série de componentes prontos e um ambiente de desenvolvimento em nuvem preparado para tornar rápida e fácil a construção dos seus produtos.

Você verá também como usar o SAP Build para criar protótipos para fazer validação das suas premissas. O SAP Build lhe ajuda a fazer testes com seus possíveis usuários ou clientes e, ao final, gera automaticamente uma parte do código fonte em UI5 para acelerar o desenvolvimento da versão final oficial da sua aplicação.

Iremos também falar sobre o SAP HANA Express Edition, uma versão reduzida mas com quase todos os recursos da versão completa do banco de dados SAP HANA. Você verá como pode usar este banco de dados in-memory, inclusive hospedado na nuvem (Google, Amazon ou Microsoft) para viabilizar sua aplicação. A versão Express Edition, com limite para utilização de até 32GB de memória RAM, é gratuita e pode ser usada em conjunto com as outras tecnologias que serão abordadas no evento.

 

Você verá as ofertas de educação online e gratuitas que a SAP disponibiliza, como o portal OpenSAP e a iniciativa SAP HANA Academy. Ambas as ofertas podem acelerar muito o entendimento sobre o escopo e funcionamento das tecnologias que você irá conhecer.

 

   

 

Iremos também falar um pouco sobre como a SAP hoje tem iniciativas de incentivo e suporte ao empreendedorismo com parcerias locais e globais. No Brasil há a presença do programa SAP Startup Focus, além de parcerias globais envolvendo a iniciativa SAP.iO e uma parceria com o Founder Institute.

 

 


 Agenda

 


 Quem

Este evento é focado em empreendedores ou desenvolvedores que trabalhem em startups e que queiram saber como usar tecnologias SAP para construir seus produtos. Não é necessário ter nenhum conhecimento prévio em tecnologias SAP.

 


 Quando

Dia 26 de Abril, das 19:00 até as 21:30.

O evento acontecerá junto com o Dev Day 2018.

 


 Onde

Supera Parque – Ribeirão Preto

Endereço: Av. Dra. Nadir Aguiar, 1805 – Ribeirão Preto

 


 Inscrições

O evento acontecerá junto com o Dev Day 2018.

Mesmo que você participe de apenas uma parte do evento, faça sua inscrição aqui.

 

Se você tiver alguma dúvida, por favor entre em contato conosco no e-mail sapitrp@gmail.com

 

 


 Palestrantes

 

Douglas Cezar

Leonardo Cruz

Desenvolvedor SAP desde 2004, se especializou nas novas tecnologias SAP que podem ser utilizadas para construir novos aplicativos e plataformas digitais on-line.

Desde 2015 acompanha o desenvolvimento da tecnologia de desenvolvimento UI5 e da ferramenta para prototipação SAP Build.

Mais recentemente vem trabalhando desenvolvendo aplicativos on-line e para dispositivos móveis que são utilizados por empresas que usam tecnologias da SAP.

Apaixonado por empreendedorismo estuda o assunto há muitos anos e hoje busca entender como empreendedores e startups utilizam tecnologia para construir seus negócios. Fez parte da turma do Founder Institute de Ribeirão Preto em 2016,

 

Analista de sistemas e desenvolvedor soluções SAP para as áreas agrícola, indústria, financeiro, comercial e administrativo.

Conhece as novas tecnologias da SAP como UI5, HANA Express e como elas se integram com Node.JS e outras tecnologias open source.

Tendo atuado em projetos que utilizam tecnologias focadas no desenvolvimentos de APIs RestFull e Microservices promovendo a integração dessas APIs com tecnologias SAP que possuem padrões Open Source, versões grátis, ou que apresentam baixíssimo custo operacional, hoje disponibilizadas pela SAP.

Atuou na região como desenvolvedor SAP, desenvolvendo também soluções que se conectam a outras que foram desenvolvidas com MS. NET, MS Visual Basic e MS SQL Server.

 

 


 Apoio

 

 

To report this post you need to login first.

Be the first to leave a comment

You must be Logged on to comment or reply to a post.

Leave a Reply