Skip to Content

Olá pessoal!

Gostaria de compartilhar com vocês algumas possibilidades de alterações na interface de usuário do TM. Esse post tem o objetivo de demonstrar um pouco das diferenças entre a interface SAP GUI e o NWBC (isso deve ser útil para consultores que vieram do ERP assim como eu); e também plantar uma curiosidade para que sejam exploradas novas possiblidades de alteração nos layouts de tela do TM.

O TM usa o SAP GUI para a maioria das transações técnicas e de consultores funcionais; para as telas de usuário o TM usa o SAP Netweaver Business Client (NWBC). Abaixo veremos alguns fundamentos básicos dessa tecnologia web.

 

Cadas “transação” no NWBC (não existem mais códigos de transação no NWBC) é uma aplicação FPM (Foorplan Manager). O FPM é a arquitetura que suporta o a interface de usuário do TM, dessa forma os consultores ABAP utilizam o editor de configuração FPM (FLUID) para criar e editar telas, vale mencionar que as classes feeder são a conexão entre o que você vê na tela e os dados no sistema (BOPF).

É possível alterar as telas no TM através de:

  • Personalização de usuário
  • Customização FPM
  • Criação de nova UI

Antes de mais nada, uma informação super importante.

Você lembra que no SAP GUI quando queríamos saber o nome técnico de um campo utilizávamos o F1? Ok, esqueça isso, agora no NWBC clicamos com o botão direito para ter acesso a um menu bem diferente porém que tem mais ou menos as mesmas funções.

Esse menu oferece novas possibilidades como demonstrado abaixo e algumas já conhecidas,  é possível por esse caminho saber qual é o programa que deve ser debugado quando executamos determinada ação (falaremos sobre isso em outro post).

Personalização de usuário

Essas mudanças podem ser feitas pelo próprio usuário mas são específicas para o próprio usuário e não podem ser transportadas, além de ter uma flexibilidade mais limitada.

Exemplo:

Arrastar e soltar

Abaixo clicamos com o botão direito na aba Business Partner

Quando você cria uma personalização, ela aparece na tela do “Technical Help”

Se você clicar no link destacado acima é possível gerenciar as alterações por exemplo, deletando personalização de todos os usuários

Deletando a personalização ela não estará mais disponível

 

Customização FPM

Essas mudanças podem ser transportadas e válidas para todos os usuários, porém as possiblidades de alteração são limitadas.

Examplo:

  1. NWBC

Acesse o NWBC através do menu SAP GUI, acesse a aplicação NWBC que você deseja alterar e em seguida clique com o botão direito e vá em “Technical Help”

.

  1. Acessando “Technical Settings” clique no link de configuração do componente.
  2. Altere e url de “configure” para “customize” para acessar o FPM editor

 

  1. Crie um novo componente ABAP usando o nome do componente e da configuração obtido da tela anterior

Clique no botão “Novo” e dê um nome a sua configuração. Aqui aparece uma funcionalidade bem interessante, você pode criar sua configuração local ou transportável.

  1. Na aba overview page schema você pode por exemplo esconder algum campo.

 

 

  1. Em seguida você também pode deletar a sua customização (na tela lista de personalização)

 

Criação de nova UI

 

Os consultores podem criar uma nova aplicação Web Dynpro que pode ser atribuída na transação PCFG ou ao tipo de configuração do documento, por exemplo ao tipo de ordem de expedição de frete.

 

To report this post you need to login first.

Be the first to leave a comment

You must be Logged on to comment or reply to a post.

Leave a Reply