Technology Blogs by Members
Explore a vibrant mix of technical expertise, industry insights, and tech buzz in member blogs covering SAP products, technology, and events. Get in the mix!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
DouglasCezar
Contributor

Click here to see the English version of this page




 


 





Personas Day Mobile Edition


Ribeirão Preto


Junte-se a nós para um dia de inovação e venha aprender como usar uma das melhores ferramentas oferecidas pelas SAP para melhorar radicalmente a experiência dos usuários (UX) com o S/4HANA ou o ECC.

Em Dezembro de 2017 a SAP anunciou o suporte a dispositivos móveis através do SAP Screen Personas! Isso quer dizer que, usando o Screen Personas, agora você pode executar qualquer(*) transação em tablets ou smartphones.

 




 Sexta-feira, dia 23/03 - Inscrições ABERTAS !!!


 

O Personas Day é um evento gratuito e com lugares limitados, por isso faça sua pré inscrição apenas se você tiver certeza de que irá comparecer.



*** Clique aqui para fazer a sua inscrição ***


Não se esqueça de que o Personas Day vai acontecer um dia antes do primeiro


SAP Inside Track Ribeirão Preto.


 




 Inovação: Então agora o Screen Personas executa as transações do ERP em tablets e smartphones?


Sim!

Eu trabalho com Screen Personas desde 2013 e com SAPUI5 (Fiori) desde 2015. Nos últimos anos eu fiz apresentações sobre como o Screen Personas e o SAPUI5 se complementam em alguns eventos SAP Forum e SAP Inside Track, no Brasil e na Europa.

Em todos estes eventos, e também nas empresas por onde passei, a pergunta que todos fazem sempre é a mesma: o Screen Personas roda em smartphones e tablets?

Até o final de 2017 a resposta era que não. Mas, em Dezembro de 2017, com o lançamento do Screen Personas 3.0 SP06, a SAP finalmente anuncionou uma nova tecnologia chamada Slipstream  Engine.

Com o Slipstream Engine, o Screen Personas ganhou a capacidade de fazer as telas do SAP S/4HANA ou ECC se tornarem “responsivas”, ou seja, ganharem a capacidade de serem exibidas e se tornarem utilizáveis através do toque em tablet e smartphones.



 

Veja o roadmap previsto para o SAP Screen Personas.



 

Veja mais informações sobre os planos futuros para o Screen Personas neste post do Peter Spielvogel ou nas páginas 91 a 93 do roadmap do SAP Fiori.

 




 O que mais o SAP Screen Personas faz?


Consultores funcionais e key-users que não tenham conhecimentos de programação podem simplificar qualquer tela do S/4HANA ou ECC, fazendo com que os usuários vejam apenas o que é essencial. Podem também juntar diferentes abas em uma só ou criar áreas informativas com orientações para os usuários.

Os desenvolvedores Javascript podem criar scripts que tragam dados de uma transação para dentro da outra ou que executem automaticamente transações a partir de um clique em um botão, de forma que o usuário nem perceba que o SAP Screen Personas realizou para eles um trabalho que antes precisavam fazer manualmente.

 




 E quais são os resultados?


Os usuários passam a ser mais produtivos e conseguem realizar suas tarefas em menos tempo, com muito mais facilidade, velocidade e sem a confusão que telas complexas geralmente trazem.

Tarefas manuais passam a ser executadas pelos scripts do SAP Screen Personas, tornando mais rápida a execução de tarefas que são repetidas muitas vezes por dia nas empresas.

O treinamento de novos usuários se torna muito mais rápido e fácil, porque as telas ficam muito mais intuitivas. Eu conheço cenários em que novos funcionários não precisaram mais ser treinados, ou que o tempo de treinamento foi muito reduzido, porque as telas passaram a ser simples e auto-explicativas.

 




 Evento ASUG – Going Mobile with SAP Screen Personas


No dia 14 de Março a ASUG dos Estados Unidos promoveu, junto com a equipe do Screen Personas do SAP Labs de Palo Alto, um evento online em que foram mostradas as novas possibilidades do SAP Screen Personas 3.0 SP06, com foco no novo Slipstream Engine para dispositivos móveis.

Se você já quiser começar a conhecer mais sobre a tecnologia, não deixe de assistir!

Veja aqui o replay do evento:

https://www.asug.com/events/ux-going-mobile-with-sap-screen-personas-new-slipstream-engine-renders-o...

 




 O que vamos lhe ensinar no Personas Day


O Personas Day não é um treinamento, mas é como se fosse. Se você já esteve em um evento SAP CodeJam, você vai encontrar algo muito parecido.Veja em mais detalhes o que é um SAP CodeJam.

No Personas Day você terá acesso a um ambiente S/4HANA atualizado com a versão mais recente do SAP Screen Personas para conhecer, experimentar e aprender.

Teremos no evento dois especialistas em SAP Screen Personas disponíveis para te apoiar: eu (Douglas Cezar) e o Cristiano Hansen, do SAP Labs Latin America. Nós vamos lhe mostrar tudo que você precisa saber para poder voltar para a sua empresa e começar a usar o SAP Screen Personas.

 

Nós iremos mostrar:

  • Como instalar o SAP Screen Personas 3.0 SP06 no ECC ou S/4HANA. Teremos um demo da instalação, mostrando como ela é rápida e fácil.


 

  • A interface de administração do Screen Personas 3.0 SP06.


 

  • Alguns dos recursos que um consultor funcional ou key-user que não conhecem programação podem usar para simplificar a experiência dos usuários que usam  o SAP ERP no dia-a-dia.


 

  • Para os que sabem programar, mostraremos um exemplo do uso de scripts do SAP Screen Personas, com JavaScript. Você verá como construir cenários avançados e poderosos para automatizar tarefas que os usuários hoje fazem manualmente.


 

  • A criação de telas que se adaptam automaticamente a diferentes dispositivos como notebooks, tablet ou smartphones.


 

  • Utilização do novo Slipstream Engine para executar transações em dispositivos móveis.


 

  • Demonstração de um cenário sendo executado no SAP GUI para Windows.


 

Traga seu notebook, além do seu tablet ou smartphone e venha aprender com a comunidade SAP!

 

(*) Com a mais recente versão do SAP Screen Personas, qualquer transação poder ser executada em dispositivos móveis, entretanto a SAP está validando e formalizando gradualmente o suporte oficial às transações. Por favor, veja mais detalhes na SAP Note 2557076.

 




 Motivação: O SAP Screen Personas está sendo utilizado cada dia por mais empresas ao redor do mundo inteiro


Você já ouviu falar no SAP Screen Personas?

Ele foi lançado em 2013 pela SAP e hoje há uma equipe no SAP Labs USA, em Palo Alto na Califórnia, que está trabalhando exclusivamente em melhorar o produto e adicionar novos recursos.

Para você ter uma ideia da velocidade e comprometimento da SAP com a sua evolução, o mais recente service pack foi lançado em dezembro de 2017 e já existem dois novos service packs previstos para 2018.

Se você conheceu o Screen Personas antes do lançamento da versão 3.0 e por algum motivo não gostou, esqueça! Apesar de as primeiras versões do Screen Personas já fazerem muitas das coisas incríveis que ele faz hoje, aquelas versões eram baseadas em tecnologias mais antigas e que apresentavam algumas restrições.

Hoje, na versão 3.0, ele é um produto totalmente novo, baseado em tecnologias web atuais da mesma forma que o SAPUI5 (Fiori). Ele funciona, inclusive, com o SAP GUI desktop para Windows e para Java.

Veja alguns números atualizados sobre a utilização do SAP Screen Personas no mundo. Estes números foram divulgados pela equipe do SAP Labs em Fevereiro de 2018:

 



 




 Sorteio de e-books


A SAP Press irá presentear 3 participantes, escolhidos por sorteio entre os que estiverem presentes no dia do evento, com uma cópia digital do livro Using SAP Screen Personas.

Todos os demais participantes que estiverem presentes no dia do evento irão ganhar um cupom exclusivo para comprar o livro com 10% de desconto no site da SAP Press.

 



 




 Quando


O Personas Day acontecerá dia 23 de Março de 2018, das 9 às 17 horas.


O evento acontecerá um dia antes do SAP Inside Track Ribeirão Preto 2018.Não deixe de participar!



 Onde


Centro Universitário Barão de Mauá - GAS Innovation Lab


https://www.facebook.com/gasinnovationlab/


Av. Itatiaia, 1176 - Jardim Sumare


Ribeirão Preto


 



Para saber mais sobre outros eventos passados sobre SAP Screen Personas, veja aqui:


Personas Day 2017 – UKISUG


UK Personas Training Day 2016


Se você tiver alguma dúvida, nos escreva no sapitrp@gmail.com


 




 Organizadores e Instrutores






















Douglas Cezar


Consultor e desenvolvedor SAP desde 2004, especialista em UI5, Screen Personas, ABAP, Gateway e Workflow.


Com o SAP Screen Personas já desenvolveu projetos de sucesso para equipes comerciais e de logística que usam o S/4HANA ou o ECC, além de ter realizado a construção de POCs e demonstrações para empresas que estão avaliando iniciar a utilização do SAP Screen Personas.


Palestrante no SAP Screen Personas Practitioners’ Forum, um evento internacional organizado pela equipe do SAP Screen Personas no SAP Labs Palo Alto, Califórnia, e pela equipe de UX (User Experience) da SAP em Walldorf, na Alemanha.


Desde 2015 faz palestras sobre as sinergias que existem entre Screen Personas e SAPUI5 (Fiori). Já apresentou em eventos como SAP Forum e SAP Inside Track em São Paulo, Campinas, Joinville, São Leopoldo e Barcelona.


Atualmente trabalha como especialista em desenvolvimento UI5 para web e dispositovos móveis, SAP Screen Personas e ABAP.









 

Cristiano Hansen


Expert Support Engineer - SAP Labs Latin America


Cristiano (Cris) Hansen foi administrador de redes (1999-2004) e professor universitário (2004-2007), quando descobriu o mundo SAP e tornou-se consultor de suporte no Global Support Center Brazil da SAP, em São Leopoldo, hoje parte do SAP Labs Latin America.


Desde 2007 auxilia em questões sobre ITS/WEBGUI (SAPGUI for HTML), IGS, Segurança no Netweaver Application Server ABAP, além Web Dynpro ABAP e outros tópicos.


Quando o SAP Screen Personas 3.0 foi lançado, Cris foi um dos primeiros membros do SAP Product Support a trabalhar com o produto. Atua em incidentes, chats (Expert Chat), visitas onsite (em clientes SAP brasileiros), sessões remotas (Schedule an Expert) e contribui na SAP Community.


Mantém conversas regulares com o time de desenvolvimento do produto, procurando manter-se atualizado e sugerindo melhorias ao mesmo.









 Patrocinadores



Nossos agradecimentos à incrível equipe do SAP Screen Personas no SAP Labs por apoiar este evento, em especial ao Peter Spielvogel e ao Tamas Hoznek.


 



 


www.adopti.com.br


 


 GAS Innovation Lab


 



 
Labels in this area