Skip to Content

Este é meu primeiro blog do ano, então desejo um muito feliz 2018 para toda a comunidade SAP!

 

Com o Screen Personas 3.0 SP6, transações Z ou standard SAP agora rodam no tablet e celular!

O ano está começando com uma notícia sensacional e muito esperada por muitos clientes SAP: ao apagar das luzes de 2017 a SAP anunciou o novo service pack do Screeen Personas, que finalmente suporta a utlização em dispositivos móveis! Sem sombra de dúvidas, esta foi a funcionalidade mais solicitada e desejada por todos que me perguntaram sobre as possibilidades do Screen Personas nestes últimos anos.

 

A novidade, chamada de “Slipstream Engine”, faz com que transações standard ou customizadas rodem como se fossem aplicações SAPUI5, ou seja, elas se tornam automaticamente adaptáveis para dispositivos móveis com interface touch (celulares e tablets). É possível rodar as transações em sua forma completa ou utilizando todas as incríveis possibilidades que o Screen Personas já trazia para torna-las mais simples e automatizadas.

 

É possível ainda rodar as transações a partir do Fiori Launchpad nos dispositivos móveis, e com isto as transações passam a ter acesso a funções nativas deste dispositivos, como câmera, GPS, etc.

 

A equipe interna do Screen Personas, na SAP, está validando e liberando aos poucos as transações standard para utilização através do Slipstream, mas mesmo as transações que ainda não estão homologadas podem ser executadas nos dispositivos móveis.

 

 

Uma revolução nas possibilidades de uso e de desenvolvimento

Na minha opinião essa é uma transformação radical, para melhor, nas possibilidades que o Screen Personas representa para qualquer empresa que use o SAP ECC ou S/4.

Como desenvolvedor ABAP e SAPUI5, vejo o Screen Personas como uma ferramenta para aplicar aqui e agora o conceito de low-code para desenvolvimentos que tem como ponto de partida alguma transação já existente no ECC ou S4.

Com o uso de ABAP e SAPUI5 (Javascript especialmente) combinados ao Screen Personas é possível criar soluções que usem todas estas tecnologias de forma totalmente transparente para os usuários, aumentando muito as possibilidades para os desenvolvedores e a produtividade para os usuários.

Se juntarmos os novos recursos em cloud, como consumo de APIs, hoje existe um mundo totalmente novo de possibilidades para criarmos soluções e produtos para as empresas.

 

 

Comprometimento com o suporte de longo prazo

Para reforçar a segurança que as empresas sentem ter ao adotar o Screen Personas, a SAP agora garante o mesmo tempo de manutenção e suporte que é garantido para o S/4 HANA, ou seja cinco anos a partir da data do lançamento do último service pack.

Como o Screen Personas 3.0 SP6 foi lançado em Dezembro de 2017, ele tem suporte e manutenção já garantidas até 31/12/2022. Pelo que vi no último encontro com a equipe interna do Screen Personas, já há planos para o SP7 e até SP8, então provavelmente este prazo será ainda maior.

 

Como dar o primeiro passo

Em primeiro lugar, encontre um “patrocinador” interessado em conhecer ou usar o Screen Personas. O ideal é que seja alguém da liderança de tecnologia ou, ainda melhor, de alguma área de negócio com influência e interesse em soluções melhores e mais rápidas para seus problemas. Essa pessoa deve se interessar por apresentar dentro da empresa o que o Screen Personas é capaz de fazer, ou seja, levar o ERP para dispositivos móveis além de ser a forma mais rápida para deixar transações existentes mais simples e automatizadas.

Ajude este patrocinador inicial a encontrar um caso de uso que atraia a atenção dos usuários, sejam gerentes ou pessoas da equipe operacional. Cenários comuns são encontrados nas áreas comercial, de logística e de produção pois há muito trabalho manual envolvido, muitas vezes acessando mais de uma transação. Estes cenários são ótimos para o Screen Personas pois podem ser simplicados e automatizados. Em breve vou publicar um outro artigo com mais detalhes sobre como identificar um cenário inicial.

Para experimentar em seu ambiente o que tudo isto representa é muito simples: se você tiver os requisitos mínimos de kernel, basta solicitar à sua equipe de infra-estrutura (basis) que instale o add-on do Screen Personas, em um ambiente onde existam dados de teste disponíveis, mesmo que seja um ambiente do tipo sandbox.

Com isso, é possível em poucos dias construir um cenário para prova de conceito (POC) e demonstração interna para líderes e demais stakeholders que possam apoiar e viabilizar iniciativas mais ambiciosas.

Conclusão

Eu acredito que toda empresa que usa o ECC ou S4 deve avaliar o Screen Personas, porque hoje nenhuma outra ferramenta da SAP apresenta tanto poder e potencial como o conjunto Screen Personas + ABAP + SAPUI5.

Além disso, o custo-benefício de se adaptar transações já existentes certamente será muito mais vantajoso usando o Screen Personas do que com a antiga abordagem baseada apenas em programação ABAP, ou apenas SAPUI5.

To report this post you need to login first.

6 Comments

You must be Logged on to comment or reply to a post.

    1. Douglas Amaral Cezar Post author

      Bacana mesmo, não é!?

      É um ótimo momento para instalar um ambiente de testes e mostrar para as pessoas o SAP ECC ou S/4 rodando no celular com dados da sua empresa! =)

       

      Abraços,

      Douglas

      (0) 
  1. Cristiano Hansen

    Oi Douglas,

     

    Parabéns pelo blog. Ressalta muito bem a principal novidade do SP06 do Personas.

    Gostaria de adicionar que, caso alguma transação não funcione a contento, o suporte da SAP pode ser contatado via Expert Chat ou incidente/chamado. Nesse caso a equipe de desenvolvimento será envolvida imediatamente.

     

    Abraço,

    Cris

     

    (1) 
    1. Douglas Amaral Cezar Post author

      Olá Cris, muito obrigado pelo complemento!

      Eu espero e acredito que agora os clientes SAP no Brasil vão se interessar ainda mais pelo Screen Personas.

       

      Um abraço,

      Douglas

      (0) 

Leave a Reply