Skip to Content

Olá,

Você sabe quais são os registros do Bloco K do relatório EFD ICMS IPI que o TDF suporta? Ano passado, disponibilizamos um blog post para introduzir, de forma geral, essa mudança legal. Veja o blog post TDF – EFD ICMS IPI:  Bloco K.

Desde então, adicionamos e modificamos alguns registros, como é o caso dos registros K290, K291, K292, K300, K301 e K302, nos quais você pode conferir mais detalhes no blog post a seguir: TDF – EFD ICMS IPI: Block K – Registros de Produção Conjunta.

Nesse post, você encontrará informações sobre alguns registros do bloco K que não foram comentados em nenhum dos dois posts citados anteriormente. Continue lendo para encontrar mais detalhes.

Registro K200

Por meio do registro K200, você pode reportar todas as movimentações de estoque que ocorreram no mês reportado (estoque escriturado).

Hoje, o TDF utiliza as movimentações do inventário como base para reportar este registro, apenas filtrando pela data correta. Outra forma que você pode reportar dados neste registro é por meio da utilização da tabela shadow /TMF/D_INVENT.

Se você precisar corrigir alguma informação neste registro após o mês de escrituração, esta correção deverá ser reportada por meio do registro K280. Consulte o blog post TDF – EFD ICMS IPI:  Bloco K para mais detalhes.

Registro K210 e K215

A possibilidade de reportar a desmontagem de mercadorias ocorre em dois registros dentro do SPED: K210 e K215. Por meio do registro K210, é possível identificar qual é o item e quantas unidades do estoque estão sendo desmontadas. Já por meio do registro K215, é possível reportar o item e a quantidade que está sendo movimentada para o estoque no momento da desmontagem do item (reportado no registro K210).

Atualmente, o ERP não suporta esse tipo de atividade. Portanto, esses dois registros são suportados dentro do TDF por meio da utilização da tabela shadow /TMF/D_DESM_MERC.

Registro K220

Por meio do registro K220, você pode reportar todas as movimentações internas dos itens, como é o caso da reclassificação dos itens. Nesse registro, é necessário reportar qual é o código do item original e qual o código do item de destino, assim como suas quantidades. A tabela shadow para esse registro é a /TMF/D_ESTOQ_MOV.

A SAP Note 2583361 foi lançada com as últimas modificações desse registro, contendo o novo campo de quantidade destino e o ajuste para o campo quantidade origem.

Registro K270

Este registro continua com as mesmas definições anteriores, porém, agora, eles também suportam correções aos registros K291, K292, K301 e K302. Para o registro K275, não houve nenhuma modificação.

Para mais informações sobre Bloco K, veja a página do TDF em https://help.sap.com/tdf_br > Application Help > Reporting > EFD ICMS IPI – Background Information > Production and Stock Control.

Gostaríamos muito de saber o seu feedback. Deixe seu comentário abaixo caso tenha alguma dúvida ou sugestão para um próximo post. E não esqueça de seguir a tag SAP Tax Declaration Framework for Brazil aqui na SAP Community para ficar ligado nas últimas notícias sobre o Tax Declaration Framework (TDF).

 

Até a próxima!

Ailane Kuhn

Time de desenvolvimento do TDF

To report this post you need to login first.

1 Comment

You must be Logged on to comment or reply to a post.

Leave a Reply