Technology Blogs by Members
Explore a vibrant mix of technical expertise, industry insights, and tech buzz in member blogs covering SAP products, technology, and events. Get in the mix!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
RodrigoSilva
Explorer
0 Kudos
Olá Pessoal,

Nesse post gostaria de compartilhar com vocês algumas funcionalidades disponíveis no TM para transportadoras e operadores logísticos, principalmente nas operações de importação e exportação, nas quais são utilizados contêineres.

Vamos lá, primeiramente na ordem de expedição de frete, quando indicamos que um item é do tipo contêiner, muitos outras opções de campos são disponibilizadas.





Existem algumas funcionalidades como a validação do número de contêiner (ISO_6346 https://en.wikipedia.org/wiki/ISO_6346), porém nesse post vamos focar na funcionalidade de retirada e entrega de contêiner vazio.

No processo de transporte, nos campos do conhecimento geralmente temos o local da origem da prestação do servico, destino da prestação do serviço, o remetente e  o destinatário (esses dois últimos coincidem com os parceiros da NF embarcada).

Porém quando tratamos de operações de "porto" temos outra variável, a coleta do contêiner para estufamento (exportação) ou entrega do contêiner vazio (importação).

Para esses casos se faz útil a funcionalidade de disponibilização de contêiner vazio e retorno de contêiner vazio disponível na ordem de expedição de frete.

Esses campos trazem a opção de informar ao sistema que é preciso criar uma etapa de transporte adicional para retirar ou retornar o contêiner vazio, o termo de negócio dessa operação é "operação redonda".

Vamos ao exemplo abaixo de um processo de importação:



Nesse caso temos o conhecimento emitido com origem da prestação de serviço Santos e destino São Carlos, porém a negociação com o cliente abrange a devolução do contêiner vazio em um terminal de Santos.

Para que isso seja possível, o campo retorno do contêiner vazio precisa estar marcado como "Desejado".

Dessa maneira além de ser possível fazer a programação do transporte e contratação de acordo com o cenário de negócio também é possível fazer a cobrança do transporte de acordo com a operação.

Para essa situação precisamos nos atentar a algumas características do esquema de cálculo:



As principais características são, a base de resolução de cálculo (que deve ser container caso queiramos considerar o contêiner como a nossa fonte de informação para cálculo) e os campos de Disponibilização de contêiner vazio ou retorno de contêiner vazio. Nesse caso esse cadastro depende da situação que estamos considerando, se a nossa linha de custo deve calcular o frete baseado nas informações da retirada do contêiner vazio, então devemos considerar marcar o campo "Disponib. container vazio" como "Desejado"; caso nossa linha de custo deva calcular baseada na etapa de devolução do vazio, devemos fazer o mesmo para o campo "Ret. contain. vazio".

Aplicando essa utilização a nosso exemplo, caso o retorno do contêiner vazio estaria marcado como desejado, dessa maneira para fins de cálculo, a linha do item 20 consideraria como origem a cidade de São Carlos e o destino a cidade de Santos, pois essa é a etapa de retorno de vazio.

Espero ter ajudado de alguma maneira 🙂

 
Labels in this area