Skip to Content

Olá pessoal,

Vocês conhecem os procedimentos de instalação do TDF? Recebemos dúvidas sobre esse tópico e, por isso, preparamos essa postagem para ajudá-los a compreender melhor alguns pontos importantes da instalação da solução.

Lembrem-se que vocês podem consultar todos os passos de instalação no guia de instalação Além disso, vocês podem acessar todos os conteúdos relacionados ao TDF em nossa página.

Veja abaixo algumas perguntas frequentes sobre a instalação do TDF e suas respectivas respostas:

  • Qual informação devo considerar antes de instalar o TDF?
    • Você pode instalar a solução do TDF com ou sem integração ao sistema ERP.
    • Os dados do SAP ERP são integrados ao TDF via System Landscape Transformation (SLT), que faz a replicação dos dados do ERP para dentro do TDF. Quando você estiver rodando o TDF com S/4HANA, e ambas as soluções compartilharem o mesmo banco de dados, não é necessário fazer a replicação de dados utilizando o SLT.
    • Não há integração entre TDF e ERP nos casos em que for TDF Standalone, em que os dados são carregados via tabelas shadow e staging. Não há a necessidade de replicação, mas é preciso criar algumas tabelas de acordo com a Nota 2258590 para a instalação funcionar corretamente.
  • Tenho integração com o ERP (de acordo com as situações citadas acima). Como faço para proceder com a instalação do TDF?
    1. Veja a Nota 1923804 para descobrir quais desenvolvimentos do TDF estão disponíveis para as versões SAP_APPL 605, 606, 607, 616, 617 e 618.
    2. Implemente todas as notas listadas na seção 3.2 do guia de instalação.
    3. Ative a Business Function LOG_TMF_INT_1 acessando a transação SFW5. Para saber mais detalhes de quais switches são ativados por esse business function, veja a tabela 6 do guia de instalação. Você ainda pode ativar o business function LOG_TMF_INT_1_1 através da transação SFW5 para integrar os atributos com a solução TDF, caso você não utilize os atributos do TDF ERP.
    4. Leia a nota 1878417 antes de carregar as aplicações BRF+. Para carregar as aplicações BRF+, veja a subseção Loading BRF+ Applications no guia de instalação.
    5. Caso você não esteja instalando o TDF no mesmo banco de dados em que você utiliza o S/4HANA, instale e configure o System Landscape Transformation (SLT) 2.0 conforme a seção 3.3 do guia de instalação.
  • Quero instalar o TDF Add-on em um sistema novo, do SP00 até a última versão. Quais passos devo seguir para instalar o TDF do SP00 até o SP10 com sucesso?
    • Siga passo a passo os procedimentos detalhados no capítulo 4 do guia de instalação.
      Observação: a recomendação do TDF é que você siga todos os passos do capítulo 4 na ordem estipulada no guia. Caso você tente instalar cada versão do TDF individualmente, do SP00 ao SP atual, ou não seguir a ordem estipulada no guia, podem ocorrer erros durante a instalação.
  • Já tenho o TDF Add-on instalado, mas quero atualizar o TDF Add-on para a última versão entregue (SP10). Quais passos devo seguir para atualizar o TDF?
    • No capítulo 5 do guia de instalação, busque pela versão (Support Package) para a qual você gostaria de atualizar o TDF. Exemplo: Você tem o SP09 do TDF instalado, mas, como em setembro de 2017 foi entregue o SP10, você gostaria de atualizar a sua versão para o SP10. Para isso ser possível, acesse o capítulo 5 do guia de instalação do TDF, busque por Install SP10 e siga os passos ali descritos.

Esperamos que essa postagem tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas que surgem durante a instalação do TDF Add-on.

Caso você tenha alguma dúvida ou feedback, deixe o seu comentário abaixo. E não esqueça de seguir a tag SAP Tax Declaration Framework for Brazil no SAP Community para ficar ligado nas últimas notícias sobre o produto TDF.

 

Até a próxima!

 

Atenciosamente,

Ailane Kuhn

Time de desenvolvimento do TDF

To report this post you need to login first.

2 Comments

You must be Logged on to comment or reply to a post.

  1. Fernando Galdino

    Olá ! Excelente publicação, mas fiquei com algumas dúvidas que gostaria de esclarecer se possível:

     

    1.) Você cita que “quando você estiver rodando o TDF com S/4HANA, e ambas as soluções compartilharem o mesmo banco de dados, não é necessário fazer a replicação de dados utilizando o SLT.”. Isso é válido apenas para S4/HANA, ou seja, se eu tenho um ECC e vou implementar o TDF, poderia também compartilhar o mesmo banco de dados sem necessidade de replicação via SLT ?

    2.) No caso de integração do TDF com o ECC (não S4/HANA) você cita “uma instalação Standalone, em que os dados são carregados via tabelas shadow e staging”. Você poderia por gentileza esclarecer como se daria isso, digo, do ponto de vista de instalação ? Nesse caso teríamos um banco único, compartilhado entre ECC e TDF com alguma integração específica ?

    Obrigado.

    (2) 
    1. Ailane Kuhn Post author

       

      Oi Fernando,

      Obrigada pelo seu comentário!

      Respondendo a sua primeira pergunta, a recomendação é que você tenha um NetWeaver para o ECC e outro Netweaver para o TDF, assim como ter banco de dados separados para o ECC e para o TDF.

      Quanto à sua segunda pergunta, em uma instalação Standalone, não há ECC – há apenas TDF. O TDF roda no HANA e possui um único banco de dados.

      Espero ter esclarecido a sua dúvida.

      Atenciosamente,

      Ailane Kuhn.

      (1) 

Leave a Reply